Home » Artigos » Dicas » Fotografar casamentos diferenciados

Fotografar casamentos diferenciados

- Última Atualização a: 13/06/2014

Olá pessoal do Fotografia-DG!!!

Pois é galera!!! Estamos de volta ao Fotografia-DG, agora com força total e com muitas novidades para 2014.

A primeira delas, é que o Diogo Guerreiro me convidou, novamente, para contar a história do maior Congresso de Fotografia de Casamento da América Latina – o nosso Wedding Brasil, edição 2014.

Este ano não estarei palestrando, mas estarei circulando pelos bastidores e contando tudo que acontecerá nestes dias intensos, de imersão no mundo da fotografia de casamentos. Show de bola!

Aguardem nossas matérias “exclusivas” em breve!

Hoje, vamos falar sobre as inúmeras alternativas que existem ao se fotografar casamentos diferenciados.

Recentemente eu fui presenteado, ao ser contratado para fotografar um casamento no maior estilo gauchesco, no sul do Brasil. Para quem não é do sul, veja o que significa o termo Gaúcho.

Pois bem, foi uma sensação indescritível. Havia um mundo a ser explorado: cores, texturas, muito sol, alegria e o que mais buscamos – VIDA!!!

Esta foi, a principal característica que encontrei durante este casamento. Havia muita vida em tudo que se via. E considero, que o fotógrafo deve saber ou pelo menos se empenhar, em buscar cada vez mais, captar esta essência através de seu olhar único.

Sendo assim, queria deixar uma dica importante aos fotógrafos iniciantes, sobre criação de PORTFOLIO. O cliente escolhe o seu fotógrafo, assim como vice-versa. Eu escolho, pontualmente cada imagem que vou publicar em meu site, blog, facebook, etc… Direcionamento é super importante, em primeiro lugar, para que você capte clientes do seu perfil, e num segundo momento, para que sintamos prazer ao clicar, pois de nada adianta o dinheiro no bolso e a motivação não aumentar de acordo com a conta bancária. Embora tenhamos pessoas que pensem o contrário. Esta atenção é essencial, para que as pessoas percebam quem você é. Seu portfolio dirá: eu sou assim, fotografo assim – se quiser me contrate!

Já tive bons resultados com esta dinâmica de trabalho e exposição. Porém, corre-se o risco de deixar de captar outros perfis de clientes, que buscam algo diferente do seu estilo. Paciência! O foco é importante, justamente para que você se especialize em algo específico. Para que, quando o seu cliente navegue em seu site, ela veja que tipo de profissional está contratando. Ou não.

O fato é que, um trabalho chama o outro e as energias se atraem. Veja este casamento que eu fotografei em Florianópolis na Costa da Lagoa, ficou sensacional! Outro caso de um casal alternativo, buscando imagens diferenciadas. A noiva adorou, pois o casal é de outra cidade e queriam aproveitar as belezas naturais deste recanto, que fica em uma localidade mais isolada na ilha de Santa Catarina.

 

Já fotografei, um casamento as 06:00 da manhã em plena Praia Mole, aqui em Florianópolis. Inclusive, foram estas fotos que me permitiram chegar a finalista do Prêmio Wedding Brasil 2011.

 

Então pessoal, fica a dica!

Saia da sua zona de conforto e mostre para todos, do que você é capaz e boa sorte!

Um grande abraço e até a próxima.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Julio Trindade

O Fotógrafo gaúcho Julio Trindade, reside em São José e atua na região da Grande Florianópolis em Santa Catarina, Brasil.
Vem se destacando no cenário nacional na área da fotografia de casamentos, tendo ficado entre os top finalistas em vários concursos nacionais e com matérias em revistas especializadas do ramo.

Com uma linguagem própria, busca sempre a inovação e aprimoramento através de Palestras, Cursos e Workshops com os melhores fotógrafos do mundo, tais como: Vinicius Matos, Joseph Victor Stephanchick (JVS Pictures), Walter Firmo, Sebastião Salgado, Pedro Martinelli, Yervant, David Beckstead, entre outros.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Clichê total!

    Mesmas sacadinhas…mesmo tratamento… só muda o tipo de cerimonia. Em outras palavras, mais do mesmo.

Carrinho