Home » Artigos » Dicas » O Fotógrafo de Esportes e seus equipamentos

O Fotógrafo de Esportes e seus equipamentos 4.83/5 (6)

Como primeira coluna no Fotografia DG, vou fazer uma introdução sobre a Fotografia de Esportes e equipamentos a serem usados.

O esporte é fascinante, a Copa do Mundo e Olimpíadas estão entre os eventos mais vistos, nos intervalos do jogo final do Futebol Americano o minuto de propaganda é o mais caro do mundo.

São modalidades em que não há distinção de raça, cor, idade, se é pobre ou rico. É aonde a raça pode superar a técnica, e a vontade o preparo. É onde pessoas viram atletas e saem da pobreza como forma de conquistarem um trabalho digno e dar a sua família uma vida melhor, e alguns acabam conquistando não apenas fãs, mas o mundo.

As fotografias de esportes têm como principais características: ação, velocidade e dinamismo. Quando um ato acontece, o fotógrafo precisa estar atento, pois em sua maioria o lance é singular e não volta mais.

O esporte faz com que o homem dê tudo de si. É o ser humano cada vez mais tentando superar os limites de seu corpo. Partindo desta premissa, cabe aos fotógrafos de esporte capturar as expressões faciais decorrentes do esforço do atleta.

A dor de uma contusão, o esforço em busca de um recorde, o sofrimento da fadiga, a alegria por uma conquista e a decepção de uma derrota, são algumas das caras e caretas que o atleta deixa transparecer em uma competição.

Esta ação descrita anteriormente, na maioria das vezes se passa longe de onde o fotógrafo está (seja por segurança do próprio fotógrafo, ou para não interferir na ação dos atletas).

Uma câmera com um sensor menor ajuda na aproximação dos objetos. Temos o fator de corte (“crop”) de 1,5x da Nikon, sendo que algumas Full Frame da marca simulam o sensor com “crop”; e de 1,6x e 1,3x da Canon.

De corpo para corpo há uma diferença na velocidade do auto-foto e também na quantidade de disparos de fotos por segundo (fps).

Com relação às objetivas, a distância focal recomendada a um fotógrafo de esportes é de no mínimo 200mm. Há outros fatores nas objetivas que ajudam na captação de uma boa fotografia como motores de auto-foco mais rápidos e estabilizadores de imagem.

Lembrando que quanto maior a abertura do diafragma (menor número f) maior a velocidade do obturador. Assim a diferença entre uma objetiva f/4 e uma f/2.8 pode fazer a diferença em uma foto que necessite de velocidade.

Não podemos deixar de lado uma grande angular para as cenas em que possamos chegar mais perto, como a comemoração de um gol em que o jogador saia do campo para comemorar com a torcida, ou para fazer uma foto aberta de um estádio/ginásio que esteja lotado de torcedores.

A grande angular e/ou olho de peixe também é usada em uma segunda ou terceira câmera disparada por controle remoto atrás do gol, na linha de chegada de uma corrida, no anel superior de um ginásio, por exemplo.

O uso de uma segunda ou terceira câmera costuma ser usada por alguns fotógrafos em certas competições (futebol é uma) em que o profissional têm como sua câmera principal com uma tele-objetiva 300mm ou 400mm, e um segundo corpo com uma 70-200mm.

Os “extenders/tele-converters”, tubos extensores ou ainda chamados de duplicadores são acessórios que aumentam a “potência” da lentes. O mais comum é o 2x, que dobra a distância focal, porém perde-se dois pontos na abertura.

Para encerrar este meu primeiro artigo dou a dica sobre uma lente em que acho que seja a com melhor custo benefício no mercado: 70-200mm, f/2.8. Esta lente é muito versátil, você pode fazer desde ensaios e books até shows, casamentos e esportes. A abertura dela possibilita fotografar com baixas condições de luz, e também a alta velocidade para “congelar” os momentos exatos no esporte.

Duvidas e sugestões, estarei a disposição. Até a próxima !

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Cristiano Andujar

Cristiano Andujar, (Florianópolis, 1979), criou gosto pela fotografia em 1995. Formado em Jornalismo (2001), especialista em Gestão e Marketing Esportivo (2007). Atuou como assessor de imprensa no Figueirense FC (2001-2008). Também têm experiência em redação, é correspondente de agências de notícias, e seus trabalhos já foram publicados em revistas e periódicos de várias países. Os eventos esportivos mais importantes foram a final de NBA, US Open de Tênis, e Finais do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de Futebol. Também já cobriu Vôlei, Automobilismo, Natação e Hipismo.

71 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Boa tarde:
    Antes de mais nada, parabéns pelos posts pois esclarece a dúvida de muitos por aqui. Sou fotógrafo profissional e amo a área de esportes “MESMO NÃO SENDO A ÁREA QUE EU LUCRO”, estou com um projeto aqui em Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Mariana e Ouro Preto que terá o nome de “Da várzea ao profissional”, sempre quando sobra um tempo nos finais de semana eu vou aos campos da região tentar pegar uma imagem diferenciada. O meu problema hoje maior é lente, trabalho com uma 70-200 f4 e com uma 28-300 f3.5-5,6 Canon. Por se tratar geralmente de jogos de dia não fico tão refém da luminosidade mas quando é jogos a noite aí complica. Gostaria de saber, se o estabilizador de imagem faz muita diferença em se tratando de registro fotográfico de esportes pois se trata de imagem em grande escala de movimento. Att:

    Fábio Júlio

    • Bom dia Fábio,
      Primeiramente obrigado pelos elogios, que bom que o pessoal tem gostado dos posts.
      Sobre o Estabilizador de Imagens ele não trará muita diferença quando você estiver utilizando uma grande velocidade, e geralmente na fotografia de esportes para congelarmos os movimentos usamos uma velocidade alta. Com o IS você ganha usando velocidades baixas, geralmente para paisagens (para não tremer a foto) ou ainda no caso de esportes ele ajudará na hora do “panning”. As lentes mais avançadas contam com uma configuração no IS, dependendo do sentido do movimento em que você quer que o IS “trabalhe”. Se você esta segurando a câmera na mão a opção é X (movimentos verticais), mas se você está fazendo um panning a opção é Y (movimentos horizontais).
      Espero que tenha conseguido explicar, qualquer dúvida ou sugestões de posts, estou a disposição.
      Abraços, Cristiano Andujar

  • Primeiro quero parabenizar pelo post e pela atenção com que tem resposndido todas as perguntas.
    |Mas, ainda estou com uma pulguinha atrás da orelha que não quer calar.
    Tenho um câmera de entrada nikon D3100, ainda com a lente do Kit, 18-55. Estou iniciando no esporte, a princípio no nado sincronizado e maratona. Preciso urgente de uma lente que me dê maior alcance pois no nado nem sempre tenho condições de estar próximo da piscina. Estou avaliando lentes como a 18-105, 55-300 e 70-200, pois são as com a faixa de preço que atualmente posso investir para começar a trabalhar, sonho de consumo com certeza uma 70-200-2.8, mas, para daqui uns anos. A 18-105 tem a vantagem de ter maior abertura, entretanto, em distancia focal não sei se me daria o alcance adequado. Tenho dúvidas também quanto a velocidade de ambas. Se puder me indicar agradeço e novamente parabéns pela atitude de nos proporcionar sempre mais conhecimento.

  • Oi, Cristiano!

    Obrigada pela resposta. Eu trabalho para um site de notícias esportivas canadense. "Subscrição editorial" significa que a empresa paga uma mensalidade para o Getty Images e tem acesso a todas as fotos que fazem parte do pacote. Essas fotos podem ser usadas apenas para fins editoriais. Não podem ser usadas para publicidade, por exemplo. Não é barato. Mas, quando se precisa de 40 fotos por dia, sobre esportes diversos de todo o mundo, acaba valendo a pena. O problema é que a cobertura brasileira deixa a desejar. Quase nunca encontro o que estou procurando.

    Você saberia me informar como faço para ter acesso às fotos dos clubes da Série A? São justamente essas que me interessam. Eu precisaria ter algum tipo de registro como jornalista no Brasil? Lembrando que eu sou do Canadá, então tudo acaba ficando mais complicado. O ideal seria um site semelhante aos que já usamos, mas não encontrei. Então estou vendo se teríamos outras opções.

    Abração!

  • Oi Karen,
    O que exatamente significa "subscrições editoriais"? São fotos modelos, amostras que são distribuídas sem custo?
    Se for este o caso, os grandes times, acho que todos da Séria A, tem fotógrafos, e eles disponibilizam imagens de divulgação. Mas cada clube tem a sua plataforma. Eu sei que uma época a Getty que cobria a MLS, acho que os times que os contratavam, assim o fotógrafo de cada time não precisava viajar quando o jogo fosse fora, assim o time tinha fotos de fotos os jogos.
    Não acredito que no Brasil tenha algum site/agência que distribua essas fotos de divulgação.
    Qual é a sua atenção, você trabalha para algum veículo de comunicação?

    Se precisar de mais esclarecimentos estou a disposição.
    obrigado
    Cristiano Andujar
    cristiano@andujarpress.com.br

  • Oi, Cristiano.

    Não sou fotógrafa. Pelo contrário, sou o tipo de cliente que utiliza o pacote de subscrições editoriais de sites como Getty Images e Ap Images. Acontece que estes sites só funcionam 100% quando o assunto é esporte internacional. Se ontem teve uma partida de Futebol Americano nos EUA, hoje mesmo eu já consigo as fotos. O mesmo não acontece no futebol brasileiro, nunca encontro o que preciso. Você teria alguma indicação de site como estes, com a opção de subscrição editorial, que conte com mais fotógrafos brasileiros?

    Obrigada!

  • Bom dia, boa tarde, boa noite meu nome è Calvino Julai, jovem que realmente ama tirrar fotògrafia ultimamente estou usando uma canon 700D e uma lente 90-300 mas ainda ñ me sinto profissional ou seja precizo de ler mais coisa q è dificel ter algumas obras sobre fotografias para iniciantes na internet, se tiver algumas agradeceria q me fornecesse ou mesmu se sobesse ondem tem um curso de fotografia a um custo rasuavel agradeceria que me ajudasse. Meu email é calvinojulai@gmail.com para troca de algumas experiencias se possivel mas eu precizo de aprender.

    • Bom dia, boa tarde, boa noite Calvino.
      Também comecei com uma câmera dessa linha, mas na minha época ainda era de filme.
      Ultimamente há cursos on-line, que você pode fazer de qualquer lugar. Há um tempo atrás existiam em escolas profissionalizantes como o Senac. Nos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro existem escolas de fotografia, com vários cursos. A dica é fazer um curso, ler bastante, ver bastante fotografia e ir praticando, tentando fazer igual, e na sequência ir superando a fotografia que você se espelhou para fazer a primeira.
      Grande Abraço

  • Boa noite Cristiano
    Primeiramente parabéns pelo site.
    Minha filha é atleta de ginástica rítmica e suas apresentações são sempre em ginásios e todas as fotos que tiro não podem ter o flash para não atrapalhar o desempenho das atletas. Outras pessoas tem pedido que fotografe as outras meninas mas minha câmera é muito limitada, apesar de gostar muito. Preciso comprar um equipamento que me permita pegar movimentos rápidos e sem flash. e que tire boas fotos distantes sem perder o foco. Sou iniciante e amo fotografar, então gostaria de saber qual a máquina que vc indica? Não precisa ser a top de liha mas uma câmera com um bom custo benefício. Obrigada.

    • Bom dia Graça,
      Você não pode pensar só na câmera. A fotografia é um conjunto entre corpo e lente. Não adianta ter uma excelente lente com um corpo mais simples, e vice-versa – ainda mais que é um esporte bem específico e que é em local fechado como o ginásio. A minha dica seria procurar por uma lente com uma boa abertura, e uma câmera que tivesse um ISO elevado. Sugestão de lente seria uma 70-200mm f/2.8 ou f/4. Câmeras com crop seriam melhor pois ajudaria a dar uma aproximação maior, mas a maioria das câmeras cropadas tem uma qualidade de ISO inferior as full-frame. Acho que uma câmera intermediária para você seria da linha Canon 80D (que tem as 70D e 60D como antecessoras), o nível acima delas seriam as Canon 7D e 7D mark II, e do outro lado tem as câmeras de entradas, que são as mais simples, denominadas Rebal. Falo em Canon meramente como exemplos, pois são as que conheço mais os modelos, mas a Nikon também tem as suas equivalências. Mas pesquise sobre as configurações, acredito que uma câmera que chegue bem ao ISO 2000 ou 3200 lhe trará bons resultados.
      Fico a disposição

  • bom dia cristiano araujo meu nome e rodrigo gosto de fotografar skate …gostaria de saber sobre esse curso ele e em dvd ou e pela net …obrigado ..

  • Olá, boa tarde! Não sei se ainda responde aqui, mas li com atenção todo o post e os comentários, e me surgiram certas dúvidas…
    Pretendo ingressar na área esportiva, fotografando e filmando jogos de futebol amador, em campo mesmo, e em sua maioria, diurnos.
    Tenho de momento o considerado 'padrão': Nikon D3200 com a 18/55 mm, e preciso investir em equipamentos.

    No caso, você indica a 70 – 200 mm por ser mais clara e entre outras questões, mas ao utilizá-la, eu não perco o foco dos objetos que se aproximarem demais?
    Em algumas experiências com a 18-55, fiquei a beira do gramado, e tenho a necessidade tanto de captar jogadores ao longe, como aqueles que disputam uma jogada bem à minha frente. Nisso, penso que talvez com uma 18-200 mm ou 18 – 300 mm eu obtenha este equilíbrio.

    O pensamento é este mesmo tanto pra fotos e vídeos? E no caso, qual a mais adequada entre estas duas ultimas lentes que eu citei?

    • Boa tarde Lucas, legal que você gostou do post,
      Primeiro ponto é que não sou o mais indicado para opinar em vídeo. Falarei sobre fotografia, mas como a distância focal é a mesma, pode servir para vídeo também.
      A grande maioria dos fotógrafos usa a 400mm fica com um corpo full frame como câmera principal. A sua câmera tem crop, certo? Então se você usar uma 200mm equivaleria a uma 300mm. É questão de costume usar uma lente fixa. É uma 70mm em uma full frame abre bem, quando estamos falando de futebol. A explicação de uma lente clara, ou como alguns faltam, uma lente rápida, é pra você poder congelar a ação. Geralmente lentes zoom são mais escuras
      Usei a 18-200 da Canon com uma câmera cropada, ela é bem versátil, mas lenta. Não só escura, mas há a questão da velocidade de foco, que nas lentes mais claras, são mais apurados, uma vez que você terá pouca profundidade de foco, por estar com uma abertura maior, esse foco tem que ser mais preciso. O ideal seria você testar as lentes e ver qual que você se identifica mais. Mas 200mm é uma bela distância focal para esportes. Mas veja bem a sua necessidade e veja sobre as características destas lentes, como motor de foco, se tem estabilizador de imagem ou não… Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco suas dúvidas, caso tenha mais alguma, pode perguntar. Grande abraço
      Cristiano Andujar

      • Que rapidez! rs …Obrigado pela atenção.
        Realmente, mesmo não lidando tanto com vídeo, você explicou bastante coisa.

        Digamos que o meu temor, em resumo mesmo, é qual lente comprar para que eu consiga boas imagens (E não só filmagens) com o assunto bem próximo de mim, e também distante. Tenho medo de investir numa 70 – 200 mm por exemplo, e não conseguir captar assuntos próximos a mim com bom foco, por estar muito próximo dos jogadores (E isso realmente acontecerá.). Então estou pesquisando muito a respeito antes de comprar.

        • Legal,
          Tendo mais alguma dúvida que eu possa sanar é só perguntar… lembrando que nos lances perto, uma alternativa é fazer detalhe, como uma disputa de lance de cabeça após um lateral, quando pega apenas dois jogadores em meio corpo. Outro ponto a ser considerado é que uma lente fixa é mais ágil (foco), mais nítida e mais clara (por ter menos elementos). Assim como na fotografia, acredito que para filmagens também exista blogs e fóruns discutindo equipamentos, o que vale é pesquisar bastante e testar em campo. Treino e conhecimento do equipamento é fundamental também para tirar o máximo proveito. Grande abraço

  • Olá, meu nome é Maria Luiza e quero começar a fotografar, e realmente quero levar a profissao a serio, tenho interesse em investir em equipamento, entre tanto não sei qual o melhor equipamento para investir, no caso gostria de fotografar esportes radicais, tipo skate, talvez surf, bike, moto…Qual a melhor camera para iniciar? Até uns 3000 eu acho algo util?

    • Bom dia Maria Luíza. Como em todo mercado você pode começar por baixo. Comece com uma câmera de entrada, tipo Canon Rebel. Uma lente grande angular (no caso do skate você pode chegar perto) e uma tele de entrada tipo uma 70-300mm (Surf, bike, Moto você terá de ficar longe). Com o conhecomento do equipamento e experiência com os esportes que você estará fotografando você irá realmente saber sobre a necessidade de aquisição de outros equipamentos. Sinta o mercado, veja se realmente você está gostando do que está fazendo e se é um ramo que está lhe dando retorno. Com 3.000 acho que você consegue um bom equipamento. Mesmo que não seja o lançamento, o mercado de usados é bastante abrangente. Espero que tenha ajudado. Estou às ordens. Obrigado pela leitura

  • Boa tarde Sergio.
    Isso mesmo, as SLR o zoom é manual. Porém existem muitas lentes fixas. Acredito que uns 50% dos fotógrafos de futebol usam uma 300 ou 400mm fixa. Olimpíadas e jogos de seleções esse número deve chegar a 80, 90%. É uma questão de costume. se o quadro estiver um pouco de longe, posteriormente você da um pequeno crop. se estiverem muito perto use a criatividade para fazer um detalhe de expressão, uma foto vertical, por aí vai. No meu caso eu comecei com uma lente 70-200mm passei para a 300mm e depois 400mm. a lente 250mm com a Canon 750D (fator de corte de 1,6x) equivale a uma lente 400mm em uma full frame. Não sei até que ponto o motor do zoom juntamente com o alto-foco é rápido o suficiente para o esporte. mas se optar por uma que não seja SLR pesquise, hoje se encontra bons reviews na internet. eu possuo algumas point&shoot da canon, são boas. mas não como uma SRL.
    Obrigado pelos elogios.
    Fico a disposição
    Grande Abraço

  • Parabéns, excelentes aulas temos aqui.

    Eu tenho um filho de 12 anos a praticar futebol, costumo gravar em vídeo e edita-los para oferta ao clube, quero fazer um trabalho de final de época com vídeo e fotos. Tenho o problema de só poder usar uma mão, derivado a um AVC que me paralisou o lado esquerdo. Por essa razão comprei uma camara compacta sony HX50, pensei que com o seu zoom óptico de 30x conseguisse umas fotos interessantes, mas foi uma desilusão, disseram-me que é possível utilizar uma SLR em modo de zoom automático, para poder utiliza-la só com a mão direita, sabendo que não conseguirei a foto mais perfeita, estava disposto a arriscar numa canon 750D e numa lente SIGMA 18-250 mm f/3,5-6,3 Macro DC OS HSM, o fator €€€ é importante, por isto ser um dos muitos hobis, não é para uso pro. Agradecia muito a opinião que me possam dar, desde já o meu agradecimento e elogio a todos. Este post está TOP.

    • Boa tarde a todos,

      No se

      Andei a pesquisar entretanto e infelizmente o meu caso não tem solução fácil, SLR está fora de questão por todas sem exceção terem zoom manual na objetiva, pelo que só me resta optar por uma compacta com bom fps, zoom e velocidade de obturador, de todas vistas estou inclinado para a Canon PowerShot SX60 480,00€ ou a Panasonic Lumix DMC-FZ72 298,00€, muito equivalentes, exceto no preço. Se poderem ajudar na escolha agradeço.

  • Olá boa tarde, antes de mais nada Parabéns pelo ´profissionalismo em nos ajudar com suas orientações.
    Minha dúvida é com a lente 70×200 com estabilizador e sem, faz muita diferença durante o uso da lente sem o estabilizador? E normalmente qual é a velocidade mais usada durante os jogos para congelar os jogadores e os lances.
    Obrigado.

    • Obrigado pelas palavras Müller.
      Com questão a 70-200 eu tenho o modelo que não possui estabilizador. Com velocidades altas não influencia tanto o estabilizador ligado ou não.
      Cada esporte tem uma velocidade diferente… futebol com 1/800 há movimentos de pernas em que não ficam congelados. eu já tento colocar no mínimo 1/1000, pois não gosto que a bola fique borrada. No tênis há movimentos que mesmo usando 1/2000 a raquete e a bolinha ficam borrados. também irá variar se você esta fotografando um campeonato amador/várzea/juvenil/veteranos (movimentos mais lentos) de um profissional…
      Espero que tenha ajudado.
      Grande abraço

  • Boa Tarde Cristiano. Estou iniciando e pretendo focar em corridas ( kart,motos, automóveis ) e esportes aquáticos ( surf, natação e demais ). Me matriculei no curso de formação básica em fotografia no Senac e como tinha que comprar uma camera, optei por uma Nikon D5200 com lente que vem no kit 18 55 VR. Poderia me orientar se é um bom campo, pois minha ídéia e agregado um trabalho paralelo ao meu e ao mesmo tempo, esta em contato com os esportes que eu gosto. Agradeço qualquer orientação que possa me dar e parabéns pelo seu trabalho aqui, sendo tão atencioso com todos!!!

    • Boa tarde Joel,

      Primeiro obrigado pelos elogios.
      Para qualquer ramo da fotografia você tem que gastar muito "filme". A prática influencia muito, ainda mais no esporte, e cada modalidade tem um "time", você tem um feeling diferente para cada um. Mas só prática não basta, começou bem com os estudos para saber da teoria também. Sem uma tele-objetiva (que é muito importante para esportes) foque na criatividade, dê um olhar diferente, dê a sua leitura ao seu trabalho.
      Se é um bom campo é meio relativo… você pensa financeiramente? não é dos melhores, se exige mais equipamentos caros (longas tele), o mercado é concorrido e o retorno financeiro não é dos melhores. Agora por outro lado me da muita satisfação, pra mim é o melhor campo que existe.

      Grande Abraço

      • Então,penso em não viver da fotografia,mas agregar ao meu trabalho atual para melhorar a renda.Como voce tem anos luz de esperiencia no ramo se comparando comigo, voce acha que devo começar em outro segmento para agregar mais conhecimento e depois partir para o esporte? E quanto a camera que comprei, pra começar está bom? Desculpe a falta de acentos em certas palavras, pois estou com problemas no teclado.

        Poxa, fiquei maior animado que me respondeu.

        Valeu.

        Abraço.

        • Em qualquer ramo você vai agregando experiência. Tem que haver uma harmonia entre você e a câmera, saber sobre como ela funciona, onde estão os botões para uma troca de configuração rápida. Mas o feeling do esporte você só vai pegar fazendo esporte. Gastar o dedo é importante, pois em qualquer ramo você tem que saber regular sua câmera, seja ela qual for, praticar o olhar, dar uma cara ao seu trabalho é importante.

          Espero que tenha ajudado
          Grande abraço

          • Valeu!! Vou me esforçar. Conforme for tendo avanços vou lhe comunicando e lhe perturbando com mais perguntas.

            Abraço!!!

  • Boa tarde Cristinano
    Muito legal esse espaço pra gente compartilhar, perguntar… Parabéns pelo trabalho que vc tem realizado, e pela ajuda que tem dado aos colegas.

    Tenho uma 7D, gosto mto de fazer esporte, mas no momento pela necessidade precisei interromper e estou me dedicando mais aos meu eventos.
    Mas sempre que penso em trocar minha câmera, penso que ela precisa me atender quando eu voltar a fazer o futebol.
    Li em uma das suas respostas que vc nesse momento tem usado a 5D MIII. O que vc tem achado dela em campo?
    Questão de velocidade? Por ser Full Frame, como é essa relação com as lentes… Vc ja teve alguma corpo crop?? Sentiu mta diferença??

    Espero suas respostas.
    Obrigado, abraço!!

    • Obrigado Marlon, que bom que gostou.

      Primeiramente o fator crop nos esportes ajuda a aumentar a distância focal das lentes, uma 7D com uma 200mm vira 320mm (fator de crop é de 1,6x). Antes de trocar a sua 7D por uma full frame você tem que repensar em suas lentes, no futebol é importante ter uma distância focal grande.
      Sobre a 5DmkIII eu acho muito boa, ainda estou usando ela, tem o mesmo sistema de foco da 1Dx (que só esta tem um processador exclusivo para o foco), questão do foco é muito rápida, só deixa um pouco a desejar na questão dos FPS, que é de 5, mas que também com a prática não faz grandes diferenças não.
      Até a 1D mark IV, a linha 1D (com exceção das 1Ds – que eram full) elas eram com crop de 1,3x, usei bastante a 1D mark III, é uma bela câmera, e a 7D, mas entre as duas ainda sou mais a 1D, por questão de velocidade de foco e construção do corpo. Hoje uso uma full frame com uma 400mm, é questão de se acostumar, cada uma tem a sua vantagem. Mas volto a frisar que é bom reparar na linha de lentes que você tem, pois com uma 400mm, a distância focal na 7D passa para 640mm, e fica muito fechado, ainda mais para uma lente fixa, aí o importante seria ter um segundo conjunto com uma lente mais aberta para os lances mais próximos.

      Espero que tenha ajudado,
      Grande abraço

      • Respondeu sim Cristiano!!!
        Muito obrigado pela atenção…
        Na realidade eu tenho que pensar se vale mais o investimento, nesse momento, numa nova câmera, ou numa 300 ou 400, já que as lentes são investimento a longo prazo.

        Vou pensar…
        Trocar essa ideia já ajudou mto… gostei de ver a 5DIII agindo no esporte e tbm de receber mais um elogio sobre o foco dela.

        Mais uma vez muito obrigado.

        Grande abraço,

        Marlon

  • Amei o post e tb sua disposição em responder cada pergunta, agradeço desde já, Estou na dúvida pra comprar a lente. A câmera é a 60D e não sei se compro a Sigma 70-200 f2.8 ou a Canon 70-200f4? Vou fotografar esportes em geral, provavelmente muitos jogos de futebol. O que eu faço, qual seria a melhor opção Canon ou Sigma?

    • Obrigado pelas palavras, conhecimento nunca é demais e se podermos compartilhar, porque não?
      Thaíse, se fossem duas lentes com a mesma abertura eu em particular iria de Canon (mania minha). Mas são duas lentes de aberturas diferentes, um ponto na abertura faz diferença para se ganhar mais velocidade do obturador – o que é importante para esporte; e no caso de eventos noturnos faz diferença este ponto mais aberto. Agora se fala muito bem das lentes 70-200 f/4 da Canon, dizem até que são mais nítidas que as f2.8, o que seria bom para eventos durante o dia.
      Bem, eu não gosto de indicar um ou outra, apenas apresento as características que tenho conhecimento de cada uma, e cabe a você decidir. Eu gosto muito de pesquisar em Blogs, ver imagens feitas com a lente, e por aí vai. Para ter idéia um fotógrafo acabou fazendo um livro apenas comentando uma lente (acho que é a primeira publicação específica de uma lente), no caso a 200-400mm f/4 da Canon.
      Grande Abraço

  • boa noite!!!
    matéria interessante, e muito objetiva.
    adoro fotografia mas só neste ano q/ conseguir da inicio a um projeto e desejo antigo ( fotografar )
    tenho uma Nikon D 7000 com uma 18-200
    já fiz fotos de batizado, niver , 15 anos , 70 e 80 anos nada profissional.
    mas to c/ projeto de fotografar esporte amador em minha cidade e publicar num jornal local.
    duvida: da p/ começar c/ este equipamento ???
    há tenho um amigo profissional q/ me da muitas dicas e empresta lentes vou fazer um teste c/ uma 55-200 .
    desde já obrigado !!
    muito importante sua opinião ,,,

    • Claro que consegue sim. Na fotografia não existe receita e sim o olhar do fotógrafo. Existem muitas fotos bonitas de esportes mesmo com grande angular. A lente 18-200 tem um range grande, é mutuo versátil. Com a 18 você pode fazer foto do jogador batendo escanteio e com os outros jogadores na área, no futebol amador localizando o campo, geralmente acanhado e com outras paisagens ao redor.
      Agora já no 200 dá para fazer fotos mais fechadas, fundo desfocado.
      Sempre tentar sair do comum, fazer coisas diferentes, ângulos diversos.
      Grande Abraço

  • Bom dia Cristiano!
    Moro no Japao e e comecei a fotografar pouco mais de 1 ano….e descobri que gosto mesmo de fotografar esportes!!!
    E muito dificil ingressar nesse ramo??? E possível arrumar um estagio com alguém experiente???
    muito obrigado e aguardo

    • Bom dia Danilo,
      Ingressar no ramo é um pouco difícil, você tem que ter experiência e ter feito coberturas, mesmo que de esportes amadores, que e mais fácil para fotografar. Você tem que ter o "tempo" para cada esporte, e isso só vai conseguir com as coberturas e treinamentos.
      Sobre os estágios eu não saberia te dizer, acontece muito com fotógrafos de moda e de campanhas publicitárias, que tem seus ajudantes, nas no fotojornalismo é tudo muito independente, uma única pessoa fotografa, edita, envia o material.
      Mas entre em contato com fotógrafos da sua cidade, pode ser que apareça. Até mesmo para acompanhar algum evento esportivo de menor expressão em que não seja exigido a credencial.
      Vá praticando, vá a jogos de crianças nos finais de semana, em escolas, bairros e monte seu portfólio, poderá ser mais fácil conseguir um estágio quando você demonstra interesse, vontade e que já está lutando para isso.
      Grande abraço.

  • Bom dia Mariah,
    O melhor equipamento é aquele que você domina, não adianta ter um equipamento "caro" se você não sabe aproveitar os benefícios que ele te traz. É muito importante estudar e praticar. Não só fotografia, mas os equipamentos também, é muito importante perder um tempo com o manual, características e funcionalidades da câmera.
    Sendo Canon ou Nikon são muito boas, só não adianta comparar a top da Nikon com a de entrada da Canon, e vice-versa. Assim com mesmo sendo de uma mesma marca, elas tem diferenças, cada uma tem o seu "time", assim como cada esporte (falo sobre isso no artigo Shutter Lag).
    Questão de quem tem as melhores lentes para esporte também é relativo, eu particularmente prefiro usar as lentes da mesma marca da camera (pois existem as Sigma, Tamron, etc…). E entre elas são muito parecidas, mesmos modelos de distâncias focais, abertura, redução de vibração/estabilizador de imagem…
    Se quiser saber sobre alguma camera em particular pode me mandar msg no Face.
    Espero que tenha ajudado.

    Obrigado pela leitura do artigo
    Cristiano

  • Cristiano, tudo bem? Estou começando com a fotografia agora, estou procurando qual o melhor equipamento pra começar. Futuramente, pretendo seguir para a fotografia esportiva. No caso da fotografia esportiva, você indica Canon ou Nikon? Qual tem as melhores lentes para esporte? Obrigada

  • Olá boa noite Cristiano, parabéns pelas suas postagens que incentivam as pessoas….gostaria de te perguntar referente a lentes: Eu tenho uma Canon 7D..com lente 55-200mm ultrasonic, mas ainda não me sobrou dinheiro para investir em outras lentes. A próxima lente que eu pretendia comprar seria a 50mm 1.8…e minha dúvida é… será que eu conseguiria boas fotos de Mountain Bike, por exemplo no Downhill com estas duas lentes em mãos? Neste caso eu já andei analizando..e talvez consiga fotografar de perto do Piloto em ação!…muito obrigado aguardo e até breve…

    • Olá Cláudio,
      Obrigado pelas palavras.
      O grande problema das lentes com grande abertura é que se você usa-las muito abertas terá muito pouca profundidade de foco, ainda mais com os objetos em movimentos. Mas o importante é sua criatividade, em contra partida você pode usar baixa velocidade para fazer panning (aí a profundidade de foco também já será maior com a abertura menor).
      Fotografia não tem receita, use a criatividade, teste vários ângulos e enquadramentos. Sua câmera é muito boa, e a lente 200 da uma boa aproximação também.

      Grande abraço
      Cristiano

    • Giel,

      Tem sim. É um campo em que todos querem fazer, mas se você tiver dedicação e um bom trabalho conseguirá sim. A maioria dos fotógrafos de futebol trabalha para agências. Mas há quem faça para patrocinadores, clubes de futebol e jogadores.

      Espero que tenha ajudado, mais dúvidas pode entrar em contato.

      Grande abraço
      Cristiano Andujar

    • Boa tarde Mariana,

      Tens algum ponto de partida sobre o teu questionamento? Equipamento, posição, regulagens da câmera?
      A principal dica para todos os tipos de fotografia é sair muito a campo, fazer muitas fotos, muita prática.
      Equipamento: linha mediana pelo pelos para o foco ser mais apurado, lentes claras – uma 70-200mm f/2.8 é muito boa (serve para esportes em ginásios também), e em dias ensolarados pode-se usar um exterder/duplicador.
      Velocidade do obturador alta – para não borrar, abertura grande – para desfocar o fundo.

      Espero que tenho ajudado.
      Mais dúvidas estou à disposição

  • olá Cristiano Andujar, bom dia; estou pensando em comprar uma Canon EF 800 milímetros f/5.6 L IS USM… seria bom pra jogos ou só natureza?
    grato
    Luiz Marco

    • 800mm só pra natureza.
      Tente uma 400mm 2.8 ( que mesmo com uma full frame é muito boa)
      E se realmente precisar para fazer natureza com 800mm compre um extender 2x.
      Estou com uma 400 e uma 1dmark3 e as vezes ainda sinto dificuldade pelo crop de 1,3x.
      Outro fator é a abertura, muitos estádios não tem como vc não usar 2.8 a noite. A iluminação dos estádios sao muito ruins!!

      Espero que tenha ajudado, qualquer duvida estou a disposição.

      Abs
      Cristiano Andujar
      Fotojornalista

  • Obrigada, Cristiano!!

    mas a diferença de resolução nem é tao grande, ne?? entao posso investir na 1D mark III sem me preocupar, ne?! mesmo pra esportes??
    obrigadissima :D

    Lila Rios

  • Obrigada, Cristiano!!
    olha agora voltei a varias duvidas hahahaha

    compro a 7D ou a 1Ds MKii ou a 1D III??

    Mais uma vez obrigada pela atenca de sempre!!

    Lila Rios

    • Lila:

      1D mark III. A linha 1Ds é full frame com maior resolução mas se não me engano ela só faz 4 FPS, contra 10FPS da 1D mark III. A 7D tem mais resolução, mas não é tão rápida quanto a 1D mark III.

      Obrigado
      Cristiano Andujar
      cristiano@andujarpress.com.br

  • valeu, Cristiano!!
    so mais umas duvida..
    para esportes fico na 7D mesmo ou 5D mark ii eh melhor??
    li muito sobre isso e pelo que dizem eh melhor investir na 7D e em lentes.. mas o que vc me diz??
    obrigadissima
    Lila Rios

    • dependendo do Esporte (como futebol/Rugby, esportes de campo ao ar livre) a camera com crop (no caso a 7D) ajuda muito com o ganho de aproximação (1,6x). Já a 5D mark II é full frame. Fazendo questão de uma full frame pule para a 5D mark III (3), mesmo sistema de foco da 1DX e ISO melhores.
      Atenciosamente
      Cristiano Andujar

  • Cristiano!!
    estou terminando a faculdade de fotografia e quero muito seguir em fotojornalismo esportivo!!
    estou viajando agora pro USA e irei investi em equipamentos..
    tenho em media 4 mil dolares pra investir e gostaria de umas dicas..
    tinha pensado em comprar um 7D e uma 70 – 200mm!! voce acha que posso investir uma 70-200mm sigma ou é melhor ir direto na canon?? voce acha que é melhor investir numa 60D e em lente melhor ou a 7D com a 70 – 200mm ta bom??
    obrigada
    Lila Rios

    • Lila:
      A 7D leva muito vantagem sobre a 60D, tem mais pontos de auto-foco, mais FPS (8 contra 5), é mais robusta, e por aí vai…
      Vou te dizer que eu não sou muito chegado nas lentes "genéricas". Se puder compre uma Canon mesmo.
      A 7 esta na faixa de 1700 USD (kit com a 28-135mm), e a 70-200 por volta de 1300 (f/2.8), 630 (f/4) e 2100 (f/2.8 IS II – essa geralmente é 2500). Se você comprar a f/2.8 pode arriscar um extender 2x (450 USD) pois em dias de sol e em atividades ao ar livre você terá uma lente 140-400mm f/5.6.

      Espero que tenha ajudado.
      Estou a disposição.

      Abrs
      Cristiano Andujar

  • Cristiano, sou fotojornalista a 3 anos e estou agora em busca de um equipamento para fazer esporte, em especial futebol( inclusive vi várias capas suas hoje do jogo do Figueirense e Palmeiras, tinha visto antes na Futura… parabéns!!) quero investir em um equipamento para tal. Atualmente tenho uma Canon 50d, uma 28-70 2.8, uma cinquentinha e uma 70-300 5.6… já fotografei tanto com a 300 fixa 2.8 como a 70-200 2.8… as fuas são excelentes…
    Estou na dúvida de qual comprar… sei que a 70-200 é mais completa, mas será que não é melhor investir na 300 fixa???
    Forte abraço,
    Terra Britto

    • Obrigado pelas palavras Terra Brito,

      Com certeza a 300 é melhor, mas bem mais cara. A 70/200 2.8 é muito versátil. De dia com um entender 2x ela fica 400mm 5.6, e da pra fazer jogo legal. O bom mesmo, e que a grande parte dos profissionais de jogos internacionais usa é a 400.

      Uma 300mm usada do Brasil esta na faixa de 9.000. Já uma 70-200, também usada por volta de 3.000, e um extender mais uns 1.000 reais. Com certeza a 300 dá um banho na 200, mas também pense no investimento, mas se não for o seu problema, dalhe 300!!!

      O grande problema no Brasil é a iluminação dos estádios. Então para noite 2.8 é importante. Tem muitos que usam 4 ou 5.6, com essa tecnologia de iso elevado das Cameras mais atuais, mas não é a mesma coisa ne…

      Uma questão que vc tem que prestar atenção é no crop. As Cameras atuais top da canon são full frame como a 1D X e a 5D mark 3 (que estou usando atualmente) – caso vc pense em adquirir uma num futuro próximo. Com a 300mm numa full frame é a mesma coisa que vc ter uma 50D com a 70-200mm (crop de 1,6x com uma 70-200, que fica 320mm).

      Outra questão importante é ter um corpo reserva com uma grande angular, caso o jogador chegue perto. Dai sim com uma 70-200 ou uma 24-70, ou até a sua

      Qualquer duvida estou a disposição.

      Grande abraço.
      Cristiano Andujar

  • Fabiana:

    O Ideal em jogos de quadra/ginásio é uma 70-200mm. Mas com a 18-105mm indicaria que ficasse na lateral da quadra próximo a rede, com a distância em 105mm você conseguirá captar algumas expressões e os atletas em meio corpo.

    Abraços
    Cristiano Andujar

  • Muito legal o post, parabéns !!
    Exclarecendo uma dúvido, meu amigo me perg se ele consegue fotografar jogo de volei no ginásio com a nikon d90
    18-105mm, conseguindo obter essa expressao dos jogadores ..
    Obrigada pela atenção !!

  • Ademir

    Saltos de para-quedas você vai usar a câmera no capacete né?! pode ser uma grande angular, pois você pode chegar perto do assunto, no caso o outro para-quedista né? ou se for formação você pode ficar um pouco mais alto para enquadrar toda a formação. Acredito que se fosse apostar em uma lente, seria uma grande angular.

    A relação entre distância e aproximação é relativa, mas existem as distâncias focais mais usada em cada esporte.
    Vamos lá:
    Surf: 400mm, 500mm e 600mm (como são fotos "outdoor" pode-se tentar usar um extender – duplicador) No surf acho que também depende da praia né, da distância em que as ondas quebram né?!
    Futebol: mínimo 200mm, mas a mais comum em copa e jogos de seleção é a 400mm
    Tênis: 70-200 é muito boa, se ficar ao lado da quadra é a mais indicada, da para fazer mais aberto e detalhes. ao fundo da quadra e em grandes torneios 300 e 400mm também são usadas.
    basquete: 70-200 e 300mm
    Também varia de acordo com a iluminação, pois quanto maior a distância focal e mais clara a lente, mais cara ela será.

    Grande abraço
    Cristiano Andujar
    face cristianoandujar
    tw csandujar

  • Parabéns pelo post, bastante significativo…
    Agora se der para responder qual seria uma boa lente para fotografia de surf, estando no costao, e tb qual a medida para fotografar saltos de paraquedas, ou me diga qual a conversao que tenho que usar para saber a distancia x aproximação que preciso…
    grato pela atenção
    e masi uma vez parabens pelo esclarecedor e por consequencia instigador post.

    Ademir

  • Não sei se esse é o canal correto para esse tipo de pergunta, pois bem:

    Sou iniciante e tenho a seguinte dúvida, possuo um NIKON 5100 e tenho feito algumas fotos de atividades esportivas, a maioria corrida de rua, gostaria de saber como faço para fotografar na vertical mantendo a maior resolução também na vertical, pois da forma que eu faço se mantém a maior medida da foto horizontal. Ex na horizontal 2700×1800, quando da rotação da foto essa medida se mantém.

    Desde já agradeço

    Flávio

    • Flávio:

      Acho que não entendi muito bem a sua dívida. Mas existe o "vertical grip" em que acoplamos na câmera e da uma "pegada" em que seguramos a câmera na vertical sem trocarmos a empunhadura, uma vez que o acessório tem todos os botões e funções para tal.

      Grande abraço
      Cristiano Andujar
      face cristianoandujar
      tw csandujar

  • I’ve also read about the effectiveness of this in several health blogs/articles recently. It burns calories at a faster rate.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘36268503 which is not a hashcash value.

  • Amei os post’s.
    Estudo fotografia e estou fazendo meu TCC sobre Fotografia Esportivas e estão me ajudando muito :smile:
    Obrigada continuem assim .

  • Como amante do esporte e da fotografia,gostei do post, e espero outros mais ,com muuuuuuuitas dicas, pra uma iniciante ansiosa pra aprender.Aguardando….

  • Muito bom esse tipo de materia já que a minha grande parte de fotos são de eventos esportivos.

    Parabens.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar