Nunca se “viveu” tanto a fotografia como hoje. Creio que a fotografia vem deixando de ser somente uma arte ou profissão para se tornar um bem comum ao comportamento humano. O ato de fotografar vem incorporado no dia-a-dia de cada, vide exemplo os nossos aparelhos celulares (móbiles) que instigam “revelar” o mundo a qualquer momento, diante de uma imensidão de fatos que vivenciamos diariamente.
Muitas pessoas, após o experimento da fotografia, estão se apaixonando e encontrando novos caminhos, inclusive profissionais. E esse “boom” fotográfico já reflete claramente no mercado: são novos amadores, novos profissionais, novas escolas, nova comunicação, novas linguagens, novos equipamentos. Diante de tantas informações e novidades, muitos ainda se perguntam em como se aprofundar, que caminho seguir e como seguir.
Os caminhos podem ser variados de acordo com os objetivos e a necessidade de cada um, porém existe uma “velha receita” que é sempre vencedora quando somada a outras opções para se adquirir conhecimento: Ler. “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo” – Joseph Addison. Com base nas diversas opções de leitura atuais, e que surgem cada vez mais em português, resolvi apostar em indicar referências de leitura no meu segundo artigo para a Fotografia DG.
Precisava optar por um segmento e, não por mero acaso, escolhi a Fotografia de Eventos Sociais, no qual também atuo e que cresce aceleradamente em terras brasileiras e hoje já conta com um bom número de profissionais reconhecidos e premiados por esse mundo afora, principalmente na área de casamentos. Uma turma que vem se destacando por uma nova postura profissional e ousando em sua linguagem fotográfica. Também não deixei de fora a fotografia infantil que em muitos casos é o primeiro passo, ou porta de entrada para os profissionais desse segmento.
Já contamos com uma boa quantidade de livros escritos e traduzidos para o português (Figura 1), que abordam desde a produção fotográfica em si, até as questões de mercado, marketing profissional, pós-produção e por ai vai. Indiquei também literatura de assuntos próximos e que hoje também se tornam imprescindíveis para quem quer percorrer os caminhos da Fotografia Social (Figura 2): pós-produção, guias de iluminação, estúdio, direção de modelos, retratos etc. Achei válido também disponibilizar as vídeo aulas (Figuras 2 e 3).
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Compre estes e outros produtos na Loja Fotografia-DG
Muito show, parabéns… obrigado pelo artigo
Olá Filipa,
obrigada pelo comentário sobre o artigo. Olha, estou deixando abaixo os links de algumas editoras dos livros citados na matéria com telefones e e-mails, acredito que tem como conseguir receber os livros por ai.
http://www.editoraphotos.com.br/
http://altairhoppe.lojatemporaria.com/
http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id…
Um grande abraço,
Bruna Prado.
Olá Bruna, paz!
Já fiz uma pesquisa de várias horas nas grandes e pequenas livrarias da web e, também, em sebos (estantevirtual.com.br), mas não consegui encontrar o título que mais me interessou: O controle da COR – Gerenciamento de cores para fotógrafos, Alex Villegas, Editora Alta Books, se tiver uma recomendação desde já sou grato.
Um abraço, tudo de bom.
Jorge Lemos
Parabéns, o artigo está muito interessante para aqueles que se querem iniciar na área da fotografia. Não há dúvida de que ao ler se aprende muito. É pena que esses livros que indicou não estejam disponíveis em Portugal, pelo menos é a ideia que tenho.
Filipa Serralha