Home » Artigos » História da Fotografia » Fotografia na actualidade – Parte 5

Fotografia na actualidade – Parte 5

Desde o início deste século, a história da fotografia passou a caracterizar-se mais pelo refinamento e aperfeiçoamento do que por inovações e invenções. Prova disso é que, apesar do advento de modernas tecnologias que levam máquinas a velocidades extraordinárias de disparo, há máquinas que jamais se tornam obsoletas, fixando imagens com rara precisão.

2000 – As câmaras digitais também começam a ocupar espaço, em especial no fotojornalismo, onde a rapidez de circulação e edição de imagens justificam a pequena perda na qualidade de impressão. Contudo, nada, absolutamente nada substitui o olhar artístico e atento do fotógrafo.

2005 – As câmaras digitais ganham força em todo o mundo, resoluções e pixéis avançados fazem da fotografia digital o diferencial para fotoreportagens. As máquinas digitais amadoras viraram “febre” entre os adolescentes e os apaixonados por fotografia. Em todo lugar que se aglomeram pessoas, registam-se a presença de inúmeras câmaras digitais de diversas resoluções, megas e modelos… registando tudo o que acontece ao redor, produzindo fotografias descontraídas e irreverentes muitas com o intuito apenas de serem descarregadas num computador para a divulgação na internet e divertimento.

O digital também chega a fotografia social, inúmeros eventos são hoje fotografados com câmaras digitais com alta tecnologia, produzindo belíssimos álbuns  e books de festas de 15 anos, casamentos e outros, com muito realismo, retratando realmente os fatos acontecidos no evento.

“As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante deseparecimento, e, uma vez desparecidas, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las retornar. Não podemos revelar e copiar uma lembrança.”   Henri Cartier-Bresson

Fonte: Foto Real

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar