Home » Artigos » Dicas

Gerenciamento de projetos na fotografia de eventos

A fotografia é um processo criativo, artístico e totalmente pessoal. Possui muitas variáveis envolvidas como o talento, o estudo, a dedicação, as viagens, as leituras e a percepção de cada fotógrafo sobre a vida e o mundo.

Partindo desse pressuposto é possível fazer a interpretação de que cada fotógrafo faz e possui uma fotografia única, afinal por serem muitos fatores que a influenciam, isso a torna sempre única.

Gerenciamento de projetos via shutterstock.com
Gerenciamento de projetos via shutterstock.com

Existem muitas áreas da fotografia, como a de eventos (e suas variações: casamentos, aniversários, etc), moda, família, arquitetura, fotojornalismo, e muitas outras. Para cada uma dessas áreas existem estudos e abordagens diferentes para serem adquiridas de modo que seja possível crescer e se desenvolver na área escolhida, partindo do princípio que será levado como profissão.

Não necessariamente o que se aplica para um fotógrafo de casamento se aplica para um fotógrafo de um grande jornal.

Que a fotografia é única e totalmente pessoal acredito ser praticamente uma verdade, mas seguindo essa lógica várias perguntas podem aparecer sobre uma carreira:  Como me diferenciar dos outros fotógrafos? Como encontrar o meu nicho de mercado? Como fazer a pessoas enxergarem essa minha fotografia única? Como me diferenciar nesse mercado tão competitivo não apenas fotografando mas entregando algo a mais? Como inserir a fotografia, que é em sua natureza mais pura é unicamente artística, nessa visão de mercado? Como tornar o meu trabalho mais profissional? Essas e muitas outras perguntas permeiam a vida de um fotógrafo, principalmente os iniciantes.

Estratégia via shutterstock.com
Estratégia via shutterstock.com

Para responder essas e outras perguntas já posso lhe adiantar que não será em apenas um livro ou workshop que você vai conseguir. O caminho de estudos, pesquisas e tentativas (e com certeza erros) é longo mas com excelentes resultados.

De todas essas perguntas a minha humilde parcela de ajuda será em como tornar o trabalho mais profissional. Esse profissionalismo é um pouco subjetivo, pois bastaria por exemplo cobrar para fotografar que já posso dizer que é um trabalho profissional. Mas somos mesmo profissionais? Temos métricas e ferramentas para quantificar e qualificar esse profissionalismo? Bem provável que não e é aqui que entra nosso tema principal, enxergar a fotografia inserida em um visão mais profissional e mais especificamente na visão de projetos.

Passaremos a enxergar a fotografia similar a execução de um projeto de uma empresa (independente do porte), tanto na sua execução quanto no gerenciamento do mesmo. Ao contrário do que possa parecer, nós já fazemos isso no nosso dia a dia, porém muitas vezes sem estrutura ou uma visão mais clara do que precisamos realmente enxergar, entender, fazer e/ou melhorar.

Não é objetivo abordar esse assunto utilizando técnicos ou entrar a fundo somente na estrutura do gerenciamento de projetos e muito menos iremos tratar termos e metodologias confusas. O que será exposto é claro e extremamente simples de ser compreendido.

Para evitar falsas expectativas, a meta não é fazer alguém fotografar melhor, aliás muito longe disso. O objetivo é dar base e estrutura para quem está começando ou mesmo dar outra visão para quem já tem mais tempo de mercado. Toda empresa que começa estruturada tem muito mais chance de crescer. Quantos de nós já não vimos ou ouvimos falar de empresas pequenas e até grandes quebrarem? Muitas vezes foi apenas falta de organização. Vamos encarar isso como a preparação de um alicerce e em cima dele construirmos nosso trabalho na fotografia.

Vamos entender como isso tudo funciona e como agregar valor ao nosso trabalho tornando ele mais profissional?

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Gessandro

    O artigo na sequencia desse, acabou de sair pessoal. Espero que gostem! https://www.fotografia-dg.com/como-ver-a-fotografi

  • Gessandro

    Que bom que gostou do artigo Rodolfo, depois teremos mais. Melhor ainda que está no caminho certo.
    Abs,
    Gessandro

  • rodolfoalvarenga

    Belo artigo!
    Vejo que estou no caminho certo.

  • Gessandro

    Oi Wallace boa noite!
    Que bom que está se interessando por fotografia! Vai poder ajudar bastante sua namorada!
    São muitas perguntas, faz o seguinte, me manda seu e-mail que eu te dou umas dicas de onde começar. Se quiser pode me adicionar no skype: gessandro, ou mesmo me escrever: [email protected]
    Abs,

  • Wallace Ildefonso

    Olá, Gessandro Carvalho.
    Muito interessante o tópico.
    Não sou fotógrafo, não tenho o dom da fotografia, porém minha namorada é. Ela fotografou um casamento, mas não teve tempo para editar as fotos já que trabalha e cursa pedagogia á noite. Vendo isso, me ofereci para editar as fotos e assim o fiz. Gostei do trabalho feito por ela e por mim. Não sou um expert em edição de fotos mas me interesso muito na área. Estou estudando para melhorar meus conhecimentos. Mas minha duvida é: Para executar uma boa edição devo primeiro conhecer a fotografia de um modo geral? Como posso me qualificar, ou melhorar, meus conhecimentos sobre edição de fotos? Á quem devo "me espelhar"? Quais revistas, sites, blogs, seriam uma boa sugestão de leitura para aperfeiçoar-me ?

  • Satiro

    Já fui da área de TI e hoje estou em infraestrutura de uma empresa. A análise do processo antes de sua execução e primordial para o sucesso ou fracasso. Sempre gostei da fotografia e enfim tomei coragem e adquiri o equipamento que queria e já tenho em mente onde quero chegar. Muito ansioso pelos próximos artigos.

    • Gessandro

      Oi Satiro boa tarde,
      É assim mesmo que se começa, tendo a coragem de empreender e planejando todas as ações.
      No que puder ajudar estou a disposição.
      Abs,

  • Marcos

    Olá Gessandro!
    Primeiramente a matéria acabou nesse paragrafo: Vamos entender como isso tudo funciona e como agregar valor ao nosso trabalho tornando ele mais profissional?
    Estou começando a me empenhar para o lado profissional e de divulgação de meu trabalho independente.
    Gosto de fotografia como uma paixão focada em trabalhos urbanos e com integração da arquitetura e pessoas em minhas fotos.
    Estou começando a desenvolver minha home page, e com isso focar em alguns projetos de divulgação e abordagem da fotografia no cotidiano das pessoas através de folhetins mensais.
    Estou sempre aqui acompanhando as dicas e buscando motivação…espero que seu Tema tenha mais abordagem para aproveitarmos.
    Abraços

    • Gessandro

      Oi Marcos boa tarde,
      Sim o artigo termina com uma pergunta mesmo. Teremos mais artigos em breve, fique tranquilo.
      Que bom que já está com seu trabalho em andamento. Espero que esteja indo bem e que as sugestões que virão, possam lhe auxiliar nesse início, que em geral é difícil para todos.
      Abs,

  • uilianriver

    Show de bola gostei da matéria. Vou acompanhar as matérias seguintes pois estou nessa fase de dar um início profissional. :) Parabéns pelo excelente texto.

    • Gessandro

      Oi Uilanriver boa tarde,
      Muito obrigado pelo elogio!
      Fico feliz que tenha gostado e espero de coração que possa ajudar.
      A fase que está agora, ao contrário do que parece, é a mais crítica e importante. As suas decisões nesse momento e principalmente o seu planejamento, é que darão base para ter um caminho mais ou menos difícil daqui para frente.
      Precisar de algo estamos a disposição.
      Meu e-mail pessoal é [email protected] e meu skype: gessandro

  • Filipe Picanço

    Como amante de fotografia, não sendo um profissional, achei muito interessaste a sua abordagem ao tema, neste artigo.
    Embora não esteja no meu horizonte tornar-e fotografo profissional, estou sempre atento a estes artigos. Há sempre algo para guardar na memória.
    Bem haja.

    • Gessandro

      Oi Filipe boa tarde,
      Que bom ter despertado o interesse.
      Se precisar de algo e puder ajudar é só falar!
      Abs,

  • Joao Carlos Martins

    Eu concordo em tudo que falou, estou também montando um projeto fotográfico e seguindo algumas fases, não quero pular etapas e acabar como muitos frustados com o resultado. Eu acho muito importante termos processos claros e documentados, na correria pode passar algo e se o processo descrito for seguido este erro não acontece. Aguardo próximos artigos.

    • Gessandro

      Oi João bom dia!
      Que bom que a minha visão está tendo boa aceitação. É essa mesmo a essência do trabalho. Planejamento sempre antes da execução. A inserção de trabalhar como um projeto e entender que no fundo tudo temos é que controlar nossos processos, trás uma visão mais clara e objetiva do que temos que fazer e também do que não temos que fazer. Decisões estratégicas, se tornam mas claras e mais fáceis de serem tomadas.
      Não existe fórmula mágica, mas se grandes empresas conseguem fazer projetos gigantes, com dezenas ou centanas de pessoas envolvidas terem sucesso, porque nós fotógrafos não podemos fazer o mesmo?

  • Paulo Júnior

    Gessandro, muito interessante esse tópico abordado por você.
    Vivo exatamente essa expectativa, sou analista de TI de uma multinacional e também gosto muito de fotografia, onde pretendo atuar profissionalmente.
    Recentemente fiz um curso de Introdução à Fotografia Digital no SENAC, onde pude adquirir boas noções e técnicas fotográficas, porém ainda não me sinto preparado para trabalhar profissionalmente e muito menos ainda consegui definir em qual nicho do mercado fotográfico atuar.

    • Gessandro

      Oi Paulo bom dia!
      Fico muito feliz que tenha gostado do tema.
      Por você ser da área de TI, entendo perfeitamente ser bem assimilável o conteúdo do artigo. Teremos mais em breve.
      O início de qualquer carreira como fotógrafo é sempre difícil (aliás qualquer carreira). São muitas decisões para serem tomadas e decisões essas que impactam e muito os rumos da empresa. Um dos objetivos desses artigos, é passar uma espinha dorsal para iniciar o trabalho. Planejamento tudo desde o início. Isso fará a carreira fluir melhor e principalmente minimizará muito as falhas e potencializará os acertos.
      Se eu puder ajudar em alguma coisa fique a vontade. Meu e-mail pessoal é [email protected] e meu skype: gessandro
      Abs e sucesso nas suas áreas de atuação (a atual e em breve na fotografia)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar