fbpx

Gerenciamento de projetos na fotografia de eventos

A fotografia é um processo criativo, artístico e totalmente pessoal. Possui muitas variáveis envolvidas como o talento, o estudo, a dedicação, as viagens, as leituras e a percepção de cada fotógrafo sobre a vida e o mundo.

Partindo desse pressuposto é possível fazer a interpretação de que cada fotógrafo faz e possui uma fotografia única, afinal por serem muitos fatores que a influenciam, isso a torna sempre única.

Gerenciamento de projetos via shutterstock.com
Gerenciamento de projetos via shutterstock.com

Existem muitas áreas da fotografia, como a de eventos (e suas variações: casamentos, aniversários, etc), moda, família, arquitetura, fotojornalismo, e muitas outras. Para cada uma dessas áreas existem estudos e abordagens diferentes para serem adquiridas de modo que seja possível crescer e se desenvolver na área escolhida, partindo do princípio que será levado como profissão.

Não necessariamente o que se aplica para um fotógrafo de casamento se aplica para um fotógrafo de um grande jornal.

Que a fotografia é única e totalmente pessoal acredito ser praticamente uma verdade, mas seguindo essa lógica várias perguntas podem aparecer sobre uma carreira:  Como me diferenciar dos outros fotógrafos? Como encontrar o meu nicho de mercado? Como fazer a pessoas enxergarem essa minha fotografia única? Como me diferenciar nesse mercado tão competitivo não apenas fotografando mas entregando algo a mais? Como inserir a fotografia, que é em sua natureza mais pura é unicamente artística, nessa visão de mercado? Como tornar o meu trabalho mais profissional? Essas e muitas outras perguntas permeiam a vida de um fotógrafo, principalmente os iniciantes.

Estratégia via shutterstock.com
Estratégia via shutterstock.com

Para responder essas e outras perguntas já posso lhe adiantar que não será em apenas um livro ou workshop que você vai conseguir. O caminho de estudos, pesquisas e tentativas (e com certeza erros) é longo mas com excelentes resultados.

De todas essas perguntas a minha humilde parcela de ajuda será em como tornar o trabalho mais profissional. Esse profissionalismo é um pouco subjetivo, pois bastaria por exemplo cobrar para fotografar que já posso dizer que é um trabalho profissional. Mas somos mesmo profissionais? Temos métricas e ferramentas para quantificar e qualificar esse profissionalismo? Bem provável que não e é aqui que entra nosso tema principal, enxergar a fotografia inserida em um visão mais profissional e mais especificamente na visão de projetos.

Passaremos a enxergar a fotografia similar a execução de um projeto de uma empresa (independente do porte), tanto na sua execução quanto no gerenciamento do mesmo. Ao contrário do que possa parecer, nós já fazemos isso no nosso dia a dia, porém muitas vezes sem estrutura ou uma visão mais clara do que precisamos realmente enxergar, entender, fazer e/ou melhorar.

Não é objetivo abordar esse assunto utilizando técnicos ou entrar a fundo somente na estrutura do gerenciamento de projetos e muito menos iremos tratar termos e metodologias confusas. O que será exposto é claro e extremamente simples de ser compreendido.

Para evitar falsas expectativas, a meta não é fazer alguém fotografar melhor, aliás muito longe disso. O objetivo é dar base e estrutura para quem está começando ou mesmo dar outra visão para quem já tem mais tempo de mercado. Toda empresa que começa estruturada tem muito mais chance de crescer. Quantos de nós já não vimos ou ouvimos falar de empresas pequenas e até grandes quebrarem? Muitas vezes foi apenas falta de organização. Vamos encarar isso como a preparação de um alicerce e em cima dele construirmos nosso trabalho na fotografia.

Vamos entender como isso tudo funciona e como agregar valor ao nosso trabalho tornando ele mais profissional?

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Gessandro Carvalho

Gessandro Carvalho é fotógrafo de casamento na empresa Collegare Fotografia e trabalha com sua esposa Luciana Ramos, fotografando casamentos principalmente no estado do Rio de Janeiro. Atua também como consultor de TI focado na área SAP, atuando em diversas empresas de vários segmentos, auxiliando nos processos de negócio das empresas.


Nós Ajudamos!