Home » Artigos » Dicas » Instagram para fotógrafos

Instagram para fotógrafos 4.5/5 (2)

São 500 milhões de usuários e 95 milhões de posts diários.

Ei, fotógrafo! Você está explorando todo o potencial do Instagram para seu negócio?

dicas-instagram-para-fotografos-dani-bertolucci-01

Essa semana, foi lançado um plugin que permite exportar fotos diretamente do Lightroom para o Instagram, então, resolvi lançar uma série com dicas para ajudar seu Instagram a bombar!

O Instagram é um nome que se tornou sinônimo de fotografia móvel. Mas o aplicativo que começou como uma rede social para amigos compartilharem imagens capturadas com seus smartphones amadureceu e se tornou uma plataforma indispensável para fotógrafos. E, como o objetivo do Instagram é atrair cada vez mais marcas e empresas através de fotografias esteticamente agradáveis, a ideia de fazer upload de imagens apenas do celular  ficou ultrapassada. É aí que entra o novo plugin LR / Instagram.

Soluções independentes já existem há algum tempo, permitindo aos usuários fazer upload de fotos para o Instagram de seus computadores, mas o plugin LR / Instagram vai um passo além: ele permite que os usuários compartilhem fotos diretamente do Adobe Lightroom, sem precisar exportar os arquivos primeiro.

O plugin é bastante simples. Ele pode ser baixado gratuitamente no site www.lrinstagram.com e instalado como qualquer outro plugin do Lightroom através do Gerenciador de Plugin. Depois disso, o LR / Instagram vai aparecer como uma nova opção de publicação. Clique em “set up”, insira seu login e senha e, em seguida, basta arrastar as fotos para compartilhar na sua conta do Instagram. Legendas e hashtags podem ser adicionadas, e os usuários têm a opção de manter a proporção original da foto, adicionando automaticamente bordas brancas.

Recomendo que você invista num curso completo sobre divulgação no Instagram (testado e comprovado por mim) para ir ainda mais longe! Por enquanto, aqui vão minhas dicas. Aqui fica o link: http://bit.ly/mktdigitalcursocompleto

dicas-instagram-para-fotografos-dani-bertolucci-01

Aqui vão mais algumas dicas pra você bombar no insta!

[tie_list type=”starlist”]

  • Use um nome fácil de ser lembrado. Se você precisar soletrar, significa que será altamente esquecível!
  • Sua conta deve ser aberta. Se isto for um problema pra você, crie outra conta e mantenha os posts profissionais separados dos pessoais. No entanto, se você acha que seus posts pessoais serão relevantes para seu público-alvo, mantenha tudo na mesma conta. O importante é lembrar que não existe divulgação se você não estiver sendo visto!
  • Descreva no seu perfil quem você é e onde você está. Sua localização é um fator decisivo na hora da contratação. Desta forma, quem visualizar seu material saberá se são da sua região. Não esqueça de informar seu site ou blog. O Instagram não permite links nos posts e o único link ativo que você pode ter é o do seu perfil.
  • Sincronize sua conta do Instagram com sua conta do Facebook. As duas plataformas pertencem à mesma empresa, então, é de interesse dela motivar você a usá-las. Isto significa mais visualizações em fotos postadas simultaneamente nas duas plataformas.
  • Poste para seu público alvo e não para seus concorrentes. Quem é seu cliente? Onde ele mora? Que idade ele tem? O que ele consome? O que ele gosta de fazer? Poste conteúdo relevante para ele. Fotos bonitas não são o suficiente para que alguém siga sua conta. #danisincera
  • Compartilhe os posts do seu blog no Instagram.
  • Poste vídeos dos bastidores. Eles podem durar até 1min, mas tome cuidado para não ficar cansativo. Clientes sempre ficam impressionados com o que acontece por trás das câmeras. As pessoas são curiosas e ver você em ação contribui para a valorização do seu trabalho.
  • Use aplicativos para criar slideshows. Você não precisa mostrar só uma foto de cada vez. Um aplicativo legal que uso para criar slideshows no Android é o WeVideo. Vale o investimento! O Highlight Reel também funciona bem e é grátis, mas é mais limitado.
  • Use hashtags de forma inteligente. Hashtags são um meio de encontrar conteúdo relevante. Se coloque no lugar do cliente e pense no que ele busca no Instagram. Que hashtags ele usaria?
  • Poste montagens de duas fotos. Por algum motivo, estatisticamente, as fotos postadas em dupla têm mais visualizações.

[/tie_list]

Tem um ebook bem bacana da Ana Tex com mais cinco dicas de marketing digital que vale a pena baixar aqui.

Se você tiver mais uma estratégia para acrescentar à lista, deixe aqui nos comentários! :-)

Ajude-nos, avalie este artigo:

Daniela Bertolucci

Sou Dani Bertolucci. Carioca, mãe, casada, apaixonada, inspirada, companheira, desapegada, sincera, humana. Sou fotógrafa desde 2009, professora desde 2001 e feliz em poder unir estas duas paixões em cursos e workshops de Fotografia de Família e Retrato Contemporâneo. Sou proprietária da loja Dani Bertolucci Props and Drops, socio-fundadora do Newborn Carioca e me especializei em divulgação por meio de redes sociais.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar