LONGA EXPOSIÇÃO – 7 dicas para você fazer Fotos Incríveis

Neste artigo vou comentar sobre alguns aprendizados que tive durante alguns anos fotografando com longa exposição e dar algumas dicas que vão te ajudar muito nesse campo da fotografia.

longa exposição
Foto: Nascer do sol na Barra do Sahy – São Sebastião– Ale Rodrigues

A fotografia de longa exposição é um dos meus gêneros favoritos que gosto de utilizar em meu trabalho. Seja pelo efeito surreal, seja por ser parte de uma filosofia pessoal de vida, à qual busco introduzir o elemento tempo nas imagens.

Eu considero como a fotografia da paciência, pois é preciso tempo e paciência para poder planejar e executar bem esse tipo de fotografia. Normalmente é utilizada em fotografias de paisagens, autorais, mas seu uso também pode ser em ambientes urbanos, de dia ou a noite ou onde a sua imaginação quiser.

Normalmente quando fotografamos com longa exposição durante a luz do dia se faz necessário diminuir a quantidade de luz entrando no sensor. Para isso existem os filtros de densidade neutra, ou filtros ND, que conseguem reduzir em até 10 pontos a entrada de luz. Hoje temos filtros com redução de até 15 pontos. Porém ao utilizarmos tais filtros, podem surgir alguns problemas, que vou mostrar com as dicas a seguir como contorna-los:

1 – Utilize um filtro de densidade neutra para fazer fotos de longa exposição

filtro-de-densidade-neutraSim, já falamos sobre os filtros de densidade neutra, mas aqui vou reforçar o que ele precisa ser: neutro! O ideal é que ele seja o mais neutro possível afim de evitar distorções de cores na sua imagem. Essas distorções de cores costumam aparecer em filtros a partir de 10 pontos de luz (ND1024) dependendo do fabricante do filtro. Cada ponto de luz de um filtro ND reduz a quantidade de luz entrando na câmera por um fator de 2, ou seja:

  • 1 ponto de luz = 21 = 2 = ND2
  • 2 pontos de luz = 22 = 2 x 2 = 4 = ND4
  • 3 pontos de luz = 23 = 2 x 2 x 2 = 8 = ND8
  • 4 pontos de luz = 24 = 2 x 2 x 2 x 2 = 16 = ND16
  • 10 pontos de luz = 210 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 1024 = ND1024

Como podemos observar um filtro ND4 reduz a quantidade de luz que atinge o sensor por um fator de 4. Um filtro de 3 pontos reduz por um fator de 8 e assim em diante, um filtro de 10 pontos a luz é reduzida quase 1000 vezes, o que significa que o obturador de sua câmera tem que ficar aberto 1000 vezes mais tempo do que sem o filtro.

Exemplo: Vamos supor que a fotometria sem o filtro ND colocado resultou em 1/30 s como velocidade do obturador. Utilizando um filtro ND1024, teremos 10 pontos de luz, ou seja 1/30 > 1/15 > 1/8 > ¼ > ½> 1> 2> 4> 8> 15> 30. De 1/30 teremos 30 segundos de exposição quando colocarmos o filtro.

É por esta razão que você consegue pronunciar o movimento dos objetos nas fotografias em longa exposição. Seja uma nuvem passando no céu, ou o movimento das águas de um rio ou cachoeira ou o mar e deixar as superfícies da água parecendo uma seda ou névoa.

2 – Use um bom tripé em fotos de longa exposição

tripe

O uso do tripé é necessário tendo em vista que você não quer que suas imagens saiam tremidas ou sem nitidez nenhuma. Imagine fotografar uma longa exposição com um filtro de 10 pontos de luz sem tripé. As exposições podem ir de alguns segundos até 5 minutos, ou até mais, dependendo do efeito que você desejar para sua foto. Assegure que o seu tripé seja bem estável, garantindo que as pernas estejam bem fixadas no chão, a coluna central esteja retraída e nada que fique balançando, como por exemplo um cabo disparador, devido à ação do vento. Algumas pessoas usam a própria mochila pendurada no meio do tripé por baixo para garantir uma melhor estabilidade.

3 – Componha sua foto antes de colocar o filtro de densidade neutra

Devido a alta densidade dos filtros, muitas vezes a luz que chega ao sensor não será suficiente para que o autofoco de sua câmera funcione. Por este motivo é recomendável que você faça a sua composição da cena e o foco sem o filtro. Em seguida mude para o modo de foco manual e coloque cuidadosamente o filtro. Desta maneira a lente não vai ficar procurando pelo foco quando você pressionar o obturador.

4 – Tampe o visor da sua câmera

tape-o-visor-da-sua-camera

É importante tampar o visor da sua câmera, seja com a própria tampa que vem na alça da maioria das câmeras, ou usando uma fita adesiva preta (fita isolante), por exemplo para assegurar que a leitura do fotômetro da sua câmera esteja lendo corretamente. As vezes surgem composições em que o sol está atrás