fbpx

O BOTÃO DE DISPARO

Neste nosso primeiro contato neste canal – Fotografia DG, irei abordar um item do qual quase ninguém fala, e que pelas suas características é muito importante: O botão de disparo.

O nosso amigo, também conhecido como disparador, já deve ter deixado você na mão em algum momento. Alguma coisa saiu errada e você nem percebeu que a culpa foi dele. Vamos explicar.

O Botão disparador possui 3 funções, isso mesmo, 3 funções importantíssimas num só botão. Com ele você:

1. Mede a exposição,
2. Foca e
3. Libera o obturador para fazer a foto.

Em algum momento, uma destas coisas vai falhar. É muita função para apenas um botão. Sorte sua se ainda não aconteceu com você.

Aí você vai me perguntar: E como faço pra não sobrecarregar o disparador com tantas funções?

A resposta é simples. Sua câmera possui outros botões que podem fazer algumas funções que estão no botão de disparo, tais como FOCO e MEDIÇÃO de LUZ. Basta colocar uma das funções (FOCO) ou (TRAVA da EXPOSIÇÃO) ou as duas, em outro botão. OBS. Falaremos do botão de Trava  de Exposição (AEL) em outra oportunidade.

O que é Botão de foco traseiro?

APRESENTO O BOTÃO DE FOCO TRASEIRO
(BACK BUTTON FOCUS)

(AF ON) (veja o manual da sua câmera)

Você está se perguntando se não fica mais complicado ter dois botões para fazer o que fazíamos com um só.

Só se você achar fácil pressionar só até a metade pra fazer foco, medir a luz e depois apertar até o fim.

Não conheço profissional que use o botão de disparo para fazer as três coisas. A grande maioria das pessoas que usam esta técnica, jamais voltam ao modo de apertar até o meio para focar.

Imagine você, que gosta de compor suas imagens fora do centro. Ou esperar que o assunto chegue em determinado ponto, ou ainda focar algo em movimento. Apertar até a metade o botão de disparo não é a melhor opção. Você que gosta de panorâmicas, focar apertando até a metade é um horror, muitas vezes foca em outro local mais próximo quando você gira para fazer a próxima foto, e lá se foi a panorâmica…

Como usar o botão de foco traseiro

(back button focus)

No manual da sua câmera você vai ver como fazer, pois câmeras de marca e modelos diferentes possuem nomes e botões diferentes.

e.g. Minha T6 o botão de foco traseiro é ajustado no MENU, pois como é uma câmera mais barata, não tem recursos avançados, mas temos como trocar para o botão que tem o * (asterisco) que na Canon é o botão de Trava de Exposição (AFL – auto focus lock).

Canon

Dito isto. Você já deve ter lido o manual da câmera ou visto no MENU ou em FUNÇÕES (fn) onde e como mudar o foco para o Botão de Foco Traseiro (BACK BUTTON FOCUS).

Nikon

OBS: estas são as marcas mais usadas no Brasil entre às DSLRs.

Por quê usar?

Começando A Usar o Botão De Foco  Traseiro

Mostrar a localização é fácil. Mudar também. Mas você pode não ter ficado convencido. Vamos então mostrar quando usar e como usar e realmente começar a ver as coisas fluirem muito mais facilmente quando você fotografar.

Por que usar o botão de foco traseiro? (back button focus)

 

  1. O seu foco ficará fixo (mesmo se você soltar o botão do obturador). Chega de mudar para foco manual quando quiser manter o foco fixo.
  2. Foque e recomponha com mais facilidade.
  3. Trabalhando junto com modo de foco contínuo faremos um foco muito mais rápido em todas as situações.

Quando usar?

Segue abaixo, quando usar o modo de foco no botão traseiro (eu uso o tempo todo).

Objetos em Movimento (Esportes ou Desfile de Moda).
Trabalhando junto com o modo de foco contínuo, enquanto você estiver apertando o botão traseiro de foco, sua câmera estará colocando o objeto em foco, mesmo que você pare de disparar fotos.

Objetos em movimento num ponto específico.
Seu assunto vai ser fotografado quando passar por um ponto determinado(esporte, desfile e ensaio foto). Você foca neste ponto e pronto. (foco na bola)

Focar e Reenquadrar
Com o botão traseiro, fica mais fácil focar e reenquadrar o seu assunto. Evitando problemas comuns que ocorrem quando pressionamos o disparador até o meio e mudamos de posição. Muitas vezes refocalizamos em outra coisa.

Resumo

Vimos onde se localiza o botão de foco traseiro. Aprendemos como mudar para ele a função de FOCO. E aprendemos quando e como usar este avançado método de focalização.

Um Grande abraço e até a próxima.

Agora com as nossas Dicas Rápidas e Truques Inéditos pode ser conhecedor do Ligthroom sem ter de perder muito tempo e de forma simples. Clique AQUI para entrar no Grupo Whatsapp para Receber 100 Dicas de Lightroom

Ricardo Galvão

Sou fotógrafo há mais de 40 anos. Formado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica em Fotografia Aérea. Hoje, trabalho com: Boudoir, Moda, Fotografia de Rua. Também faço consultoria e sou instrutor de Fotografia Básica e Avançada, Estúdio, Edição de imagem. Há dois anos sou CEO da IRG - uma revista de fotografia criada por mim.