Home » Artigos » Dicas » O poder das lentes manuais

O poder das lentes manuais 4.75/5 (4)

Hoje quero falar de uma coisa tão legal para a fotografia, mas que poucos sabem ou pouco é explorado: as lentes manuais antigas.

Se você gosta de fazer foco manual, gosta de lentes de grandes aberturas e a grana está meio curta para investir, então aqui vai uma dica muito legal.

Para usar em sua câmera dslr ou mirrorless (Nikon, Canon, Sony, Fuji) é preciso um adaptador  adequado para cada modelo de câmera. O adaptador varia muito de preço, pois depende do modelo da câmera. Normalmente o valor é entre 50 a 200 reais (somente o adaptador).

Existem inúmeras lentes manuais, com diversas milimetragens e aberturas.

Optei por comprar a 50 mm, pois é mais o meu foco: retratos!

Comprei uma minolta 50 mm 1.7 (que paguei 300,00 na época já com adaptador para Sony) e depois de alguns meses usando-a, optei por comprar uma Pentax 50 mm 1.4, que paguei 450,00 + 200 do adaptador para Sony, pois queria testar o 1.4.

As duas lentes são incríveis! A Minolta Rokkor 50 mm 1.7 possui 6 elementos e a SMC Pentax-M 50 mm 1.4 possui 7 elementos.

A qualidade da imagem não deixa nada a desejar se compararmos com uma lente automática de mais de R$ 1.000,00. O unico porém é que precisa focar manualmente, você precisa girar o anel para focar (o que muita gente já gosta de fazer mesmo em lentes com motor de foco).

FOTO FEITA COM UMA SONY A6000 E A LENTE MINOLTA ROKKOR 50 MM 1.7 COM ADAPTADOR
FOTO FEITA COM UMA SONY A6000 E A LENTE MINOLTA ROKKOR 50 MM 1.7  COM ADAPTADOR
FOTO FEITA COM UMA SONY A6000 E A LENTE MINOLTA ROKKOR 50 MM 1.7  COM ADAPTADOR

Como uso uma mirrorless da Sony, ela vem com uma função que se chama focus peaking, no qual o objeto a ser focado fica contornado por uma cor mais forte, e ai você tem a certeza que está focado onde você quer. Essa função facilita muito o foco manual, mas não garante 100% de foco. É preciso fazer mais fotos para ir testando até que o foco esteja correto.

Você encontra essas lentes para vender em diversos sites, fóruns e grupos de facebook. Lembre-se de quando comprar, precisa comprar também o adaptador para a sua câmera (nikon, canon, sony).

FOTO FEITA COM UMA SONY A6000 E A LENTE PENTAX 50 MM 1.4 COM ADAPTADOR
FOTO FEITA COM UMA SONY A6000 E A LENTE PENTAX 50 MM 1.4 COM ADAPTADOR
FOTO FEITA COM UMA SONY A6000 E A LENTE PENTAX 50 MM 1.4 COM ADAPTADOR

Atente-se à limpeza da lente. Ela precisa estar limpinha (o famoso “mint”), pois como são antigas, pode ter fungos. Estando “mint” é quase zero de fungos.

No começo você vai “apanhar” um pouco até achar o foco correto, vai sim perder algumas fotos, mas o importante é sempre treinar muito.

Se você realmente gosta de foco manual e a grana não está boa para lentes claras caras, então pode ser uma boa tentar. Focar no manual é treinar nossa técnica e nosso olhar!

Mas se você já tem a certeza que não gosta de foco manual e prefere as lentes automáticas, então é melhor não tentar.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Claudia Tavares

Claudia Tavares, formada em Artes Visuais e Fotografia, dedica-se à fotografia de animais, viagens e famílias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar