O que é Saturação? Como aplicar na edição de fotos
As redes sociais hoje, são um excelente laboratório para fotógrafos estudarem as mais variadas categorias de saturação em fotografias.
Logo, o estimado leitor e amada leitora pode refletir: o que vem causando esse número crescente de imagens saturadas?
Não é difícil encontrar a resposta, uma delas, inclusive, se encontra na palma de suas mãos.
Com smartphones poderosos, acompanhados de lentes singulares, é compreensível que um rio de filtros pesados encante os olhos desses usuários.
Sem esquecer (também), das centenas de milhares de predefinições existentes no mercado.
Logo, para (você) não cair nessa armadilha, se faz necessário o entendimento correto do que é saturação e como aplicar esse modelo na sua edição de fotos.
- O que é saturação?
- Como a saturação funciona na iluminação
- Como a saturação atua nos tons médios
- Como a saturação opera no balanço de branco
- Qual recurso usar: saturação ou vibração?
- Saturação e contraste têm a mesma função?
O que é Saturação?
Em definição, saturação é a elegância de uma cor.
Logo, seu papel na edição, passa a ser tão valioso quanto ao uso do contraste.
Entretanto, surge a pergunta: por que a saturação recebe este mérito?
Veja bem…
Nossos olhos são atraídos por tons vibrantes, assim sendo, interpretar como cada cor em particular pode envolver esse expectador, passa pelo uso minucioso do controle saturação.
Para assimilar melhor essa ideia, é importante que o leitor recorde que cada cor que vemos é traduzida em um valor integral de 0 a 255, correspondendo às três cores primárias aditivas: vermelho, verde e azul (também conhecido como RGB).
Diante disso, para cada uma dessas cores serem pura, seu valor digital seria:
- Vermelho: (255, 0, 0)
- Verde: (0, 255, 0)
- Azul: (0, 0, 255)
Note…
Estes são exemplos onde estas cores (descritas acima) não se misturam – têm o valor RGB máximo representado -, assim sendo, se encontram na saturação máxima.
Para entender melhor como a saturação atua, visualize (com atenção) a imagem abaixo:
Perceba, existe uma quebra do vermelho puro no exemplo.
E tudo isso (só) acontece, com a manipulação das cores verde e azul.
Essa imagem, se examinarmos em valor RGB, seria:
- RGB da parte esquerda (255, 0, 0)
- RGB do meio (255, 128, 128)
- RGB da parte direita (255, 255, 255)
Repare, foi necessário “misturar” as cores verde e azul para o vermelho ficar menos saturado, até manter-se, completamente branco.
Com isso, podemos concluir que o nível de saturação depende apenas de dois dos três valores RGB.
Como a saturação funciona na iluminação
Tons médios, muitas vezes descartado no estudo minucioso de uma edição, tem missão fundamental na saturação de uma iluminação.
Isto acontece porque os meios-tons concentram maior capacidade de saturação, comparado aos pontos de realces e sombras.
E tudo isso (só) ocorre quando existe um desequilíbrio entre R, G e B.
Logo, as cores também têm um potencial maior de saturação, isso, porque os valores RGB que estão mais próximos uns dos outros são cada vez mais cinza.
Como a saturação atua nos tons médios
Conforme adicionamos cinza em uma cor, essa imagem começa a ficar insaturada.
Logo, concluímos que os tons que estão próximos do cinza (ou com mais cinza) serão menos saturados do que os tons mais próximos das cores integrais.
Com isso em mente, pegue em seu banco de imagens, uma fotografia que ofereça algumas cores absolutas, misturados com tons cinza.
Depois, pegue o controle saturação e coloque com +100.
Você vai perceber que as outras cores (absolutas) ficam saturadas, logo, os tons de cinza, permanecem quase o mesmo.
Com isto, concordamos que não é possível saturar o cinza.
Como a saturação opera no balanço de branco
É recomendável ter uma atenção especial quando o assunto é balanço de branco.
P.S. Você pode ler depois sobre o assunto balanço de branco tocando aqui.
Isto porque o equilíbrio de branco afeta um pouco a saturação em algumas situações, uma vez que torna as cores sensivelmente puras do que antes.
Esta análise, permite meditarmos que, aumentando a temperatura da cor de uma imagem, ou, reduzindo essa temperatura da cor, podemos notar dois pontos muito interessantes.
Quando aquecemos os objetos, é possível notar os vermelhos movendo-se para a direita no histograma.
Logo, quando a fotografia fica mais fria, os vermelhos se movem para a esquerda e os azuis passam a se deslocar para os pontos de destaque.
Observe como todas essas informações começam a se encaixar…
A saturação máxima é quando o valor RGB está em zero e outro em 255, logo, essa alteração do equilíbrio de branco move os azuis e vermelhos para perto ou mais longe.
Qual recurso usar: saturação ou vibração?
Agora que você sabe o que é saturação e os fatores que afetam as cores, é hora de entender como tudo isso funciona no pós-processamento.
Em 10 anos ensinando edição de fotos para centenas de fotógrafos, raramente observo um aluno usando o controle deslizante Saturação.
E tudo isso tem uma razão: medo.
Isso acontece porque a saturação aplica uniformemente a mesma intensidade em toda a fotografia.
Logo, uma barreira surge.
Afinal, usando o controle Saturação, os tons puros ficam muito saturados, enquanto os tons suaves (que precisam ser ajustados) não são afetados.
O que fazer?
Seria a pergunta de um milhão de reais?
Veja bem…
Tanto o Lightroom quanto o Adobe Camera Raw ofertam um interessante recurso para essa situação.
Me refiro ao controle Vibração.
Esse controle é fascinante, justamente por tocar as áreas pouco saturadas da fotografia.
Permitindo assim, preservar os tons puros.
Formidável, não é mesmo?
Entretanto, nem tudo são flores.
Quando estiver com uma fotografia saturada, não use este controle.
Uma vez que sua imagem esteja uniformemente saturada, aplicar o controle vibração só vai aumentar a saturação de tudo, infelizmente, estragando seu trabalho.
Saturação e contraste têm a mesma função?
Uma grande parte da nossa concentração na edição de fotos é melhorar o contraste e, em seguida, construir cores ricas com uma saturação harmoniosa.
Entretanto, toda essa construção precisa ser bem interpretada.
Veja bem…
Quando ajustamos o contraste de uma fotografia no Lightroom ou Photoshop, devemos lembrar que essa ação pode alterar várias cores.
Talvez você reflita: usando o modo de mesclagem Luminosidade, não corrige essa falha?
Não.
Indo por este caminho, você vai deixar partes da fotografia com tons mais claros e mais escuros, alterando assim, a saturação.
Portanto, quando trabalhar com o painel Níveis ou painel Curvas para aumentar o contraste, sempre observe os níveis de saturação.
Logo, você vai precisar ajustar os controles deslizantes de vibração e saturação para corrigir as alterações feitas ao mudar esse contraste.
Note, uma boa edição passa por detalhes, e tudo isso precisa ser assimilado por você, quando estiver editando.
Toda essa rica informação que você leu até o momento, é conversado com (meus) alunos que estudam o curso Do Zero ao Primeiro Tratamento de Fotos no Lightroom.
Em especial, na unidade 4 deste curso, você vai aprender:
- Entenda como funciona (nos mínimos detalhes) os controles de vibração e saturação
- De mais vida na cor das suas fotografias com controles de vibração, saturação e contraste
- Como criar um fluxo de edição eficiente usando controles de vibração e saturação
- Estimule seu lado criativo com o uso preciso dos controles de cor
- Fuja do básico: Descubra como adicionar tons (realmente) quentes em suas fotos
- Entenda de uma vez por todas como funciona o controle claridade na edição
- Usando controle de claridade com auxílio dos controles, vibração e saturação
Convido você a fazer parte deste seleto grupo, que, através dos ensinamentos, tem entendido, aprendido e fixado como uma edição de fotos pode encantar o coração dos clientes. Toque aqui para se envolver mais com este conteúdo.