Por que o horizonte é deslocado da horizontal? 5/5 (1)

Geometria. Simples assim.

Falar sobre as linhas da fotografia é um assunto muito extenso, não vou entrar nesse assunto agora. Vou tratar daquilo que é elementar: Por que, muitas vezes, o horizonte é deslocado da horizontal?

Alguém, por acaso, inclina a cabeça para visualizar uma pessoa ou uma paisagem? Acredito que não.

Agora, quantas vezes você precisou fazer isso para ver a fotografia de alguém? Acredito que algumas vezes… Eu, pelo menos, tenho feito isso para poder ver a fotografia de alguns fotógrafos na internet.

Deslocado horizonte da horizontal

Sabe por que isso acontece? É bastante simples… Isso acontece quando alguma linha da foto que deveria estar no horizonte é enquadrada na diagonal.

Linha horizonte direita

Isso se aplica a paisagens, fotos de retrato e até mesmo decoração. Existe um horizonte que acompanha a disposição dos nossos olhos e esse deslocamento do horizonte pode estragar completamente uma foto. A luz pode estar linda, tudo pode estar perfeito, mas se o horizonte não estiver na horizontal, a pessoa (ou o objeto) fotografada aparentará estar caindo, ainda, a composição da fotografia ficará uma bagunça.

DG-3

Basta observar novelas, seriados e os grandes destaques do cinema: Um objeto somente aparecerá na diagonal se ele realmente estiver na diagonal em relação ao horizonte.

Nunca parou pra pensar? Pois pare e verá.

Antes de fotografar, preste atenção nas linhas da composição, elas também falam e direcionam os olhos!

DG-4

É normal, às vezes, não conseguir uma composição bacana em determinadas fotos durante eventos, a correria das cenas acontecendo a todo tempo muitas vezes nos surpreendem, mas cometer esse erro em fotos posadas é um caso a se pensar.

Minhas fotos não são perfeitas e não acredito estar perto disso.

Há quem ache artístico ou não vê problema nenhum em fazer fotos desse tipo, então, colegas de profissão, me desculpem!

Talvez eu tenha toc, talvez até labirintite, seja como for, sabe aquela palavrinha “geometria”?

Então… Use-a!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Graziela Medeiros

Nasci em Osasco – SP em agosto de 1986 e cresci em São Paulo – SP, mas fui morar, ainda na infância, na cidade de Itamogi – MG e hoje posso dizer que sou mineira de coração. Me formei em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, mas , apaixonada por arte e fotografia, decidi não seguir carreira como publicitária. Sorrisos, Emoções e Momentos. Dedico meu tempo e a minha vida à fotografia: ofício de aprendizado constante e paixão de longa data.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar