Home » Artigos » Dicas » Seu cliente disse que não tem dinheiro?

Seu cliente disse que não tem dinheiro? 5/5 (3)

Como fotógrafo você já deve ter escutado muitas vezes seus clientes dizerem que não tem dinheiro. A verdade é que seu cliente está mentindo ou, vamos pegar mais leve, não quer dizer a verdade, quando diz que não tem dinheiro. Claro que alguns deles podem realmente não ter condições financeiras, mas são exceção.

A maioria das pessoas que você atrai para o seu negócio pode pagar o que você pede, principalmente se você oferecer um parcelamento. Essas pessoas, muitas vezes, compram coisas que estão fora do orçamento delas. Então, por que elas não dizem a verdade para você?

dinheiro

Simplificando, é porque elas não conseguiram perceber que o que você vai entregar a elas equivale ao que você está cobrando. Elas estão concluindo que o negócio não é vantajoso para elas.

Você precisa criar valor para o seu potencial cliente. Ele precisa perceber que o você entrega vale muito mais do que o que você cobra. Ele vai achar barato, achar que vai fazer um ótimo negócio e até te indicar para os amigos.

Você pode passar numa padaria e comprar um cafezinho por 2 reais ou pode ir na Starbucks e pagar 8 reais pelo mesmo café. Qual a diferença entre eles?

A diferença está no valor que a Starbucks oferece junto com o cafezinho: um ambiente confortável, bem decorado, empregados educados e atenciosos, etc.

Ninguém entra lá para perguntar o preço do café e depois dizer que não pode pagar. Pelo contrário, em alguns lugares até fazem fila do lado de fora.

Tudo isso foi projetado com a finalidade de construir valor para os clientes e poder cobrar um preço alto em relação ao mercado.

10 coisas que você pode fazer para não ouvir mais alguém dizer que não pode pagar

[tie_list type=”checklist”]

  • Descubra quem é o seu cliente ideal (aqueles que valorizam a sua fotografia e estão dispostos a pagar por ela).
  • Descubra o que esses clientes querem ouvir e como falar com eles.
  • Não deixe que os clientes definam o seu valor por você. Não acredite quando alguém diz que não pode pagar ou que seus produtos são caros.
  • Não baseie seu valor e seu preço em relação a outros fotógrafos da sua região. Você não sabe se eles estão tendo lucro ou prejuízo. Copiá-los pode fazer você quebrar junto com eles.
  • Foque na criação de uma experiência incrível para seus clientes. A emoção tem que ser a sua principal ferramenta de venda.
  • Não acredite que apenas fotógrafos famosos ou com muitos anos de mercado podem cobrar um valor mais alto. Você também pode e deve. Basta entregar mais valor.
  • Faça com que seu cliente te veja como especialista naquilo que ele está procurando. Você ja viu médico especialista em diversas áreas diferentes? Não significa que você tem que parar de fazer outros tipos de foto, mas o seu marketing tem que mostrar isso.
  • Tenha uma lista de preços simples e de fácil compreensão para o cliente. Quanto mais opções você tiver mais em dúvida ele ficará e pode até desistir da compra.
  • Não faça promoção baseada em descontos e preço baixo. Senão você vai atrair cada vez mais clientes que só estão em busca de promoção. Quando você parar de fazer essas promoções seus clientes somem e você não entende o por quê.
  •  Quando alguém te perguntar sobre preço nunca dê a resposta sem antes criar valor para o cliente. Mostre a ele quais são os benefícios dos seus serviços e produtos, porque eles devem contratar você e não outra pessoa, porque você é diferente e o que só você pode fazer, diga por que seus clientes te adoram.

[/tie_list]

Nesse pequeno texto eu te mostrei o que fazer para aumentar as suas vendas. Espero que você tenha gostado.

e-book-a-nova-forma-de-vender-fotografia

Mas se você quiser saber muito mais e também aprender como fazer para colocar tudo isso em prática, através de passo-a-passos e roteiros prontos, da mesma maneira que eu uso em meu negócio e que me permite gerar mais de 2.000 reais em vendas por cliente, eu te convido a conhecer o meu livro digital A Nova Forma de Vender Fotografia.

Ele está sendo lançado agora em parceria com o Fotografia DG.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alessandro Cassemiro

Servidor público federal desde 1993 e fotógrafo profissional desde 2002. Proprietário do Simplesassim Fotografia e Receita com Fotografia - Marketing e Venda para Fotógrafos.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Ótimo post!

    Acho que acima de tudo, é preciso ser honesto consigo mesmo. Se você está confiante de estar entre os melhores no seu campo de atuação, cobre o valor correspondente. Quanto melhor você for como profissional, melhores serão os clientes que vai atrair.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar