Home » Artigos » Artigos de opinião

Sua lealdade à marca é uma mentira? 5/5 (1)

Nem sempre um lançamento é algo realmente novo, e as maiores marcas também enganam. Jaron Schneider comenta.

via FStoppers (texto original) / al.maia,Blog (tradução)

Quando a Nikon lançou a D610, eu tenho certeza que muitos de vocês (eu incluído) inicialmente reagiram com alegria. “Hooray!”, dissemos. “Eles já resolveram o problema da D600! A Nikon fez as coisas direito!” Mas daí deixei que as coisas se assentassem por algumas horas e percebi: a Nikon não fez tal coisa. Eles não corrigiram coisa alguma, não mais do que a Canon T5i “consertou” da T4i quando lançou a T5i. Hooray? Não, não hooray.

Como fotógrafos, muitos de nós têm um apego prejudicial às nossas câmeras, e com razão. Tenho certeza de que há muitos de vocês que têm uma prateleira pra câmeras, um lugar para você venerar as câmeras que você pode não usar, mas parece que não pode desfazer-se delas. Eles são parte de seu passado e sua dedicação ao seu ofício. Eles são uma extensão de quem você é.

Como tal, Canon e Nikon cada um tem seus fãs insanamente raivosos, os fãs que lutam furiosamente com unhas e dentes em seções de comentários, fóruns e no Reddit para reivindicar que sua pequena caixa preta é melhor do que a outra pequena caixa preta. Para aqueles de nós que mantêm a cabeça limpa, sabemos que não há realmente uma diferença enorme. No final, tudo se resume a preferência (mas, mesmo assim, ainda gostaria de reclamar por uma razão ou outra que a nossa preferência escolhida é a mais inteligente, a melhor preferência).

Então, nós lutamos, nós brigamos, e defendemos nossa câmera e o tempo do fabricante da câmera, e de novo. Alguns de nós podem até não saber por que somos tão ferozmente leais. Mas é hora de todos nós pararmos de nos iludir e reconhecer um fato grave: essa lealdade é completamente unilateral.

shutterstock_140439625

Canon e Nikon não nos amam de volta. Eles amam o nosso dinheiro e eles amam a publicidade gratuita e o alcance viral que começa quando discutimos. Eles querem que a gente liste os produtos que utilizamos e diga aos nossos amigos o quão grande é o seu mais recente produto. Eles querem ver “filmado em uma Canon 5D Mark III” listado na primeira frase de uma descrição no Vimeo. Mas não confunda o desejo de nos ver usar o seu equipamento com o seu desejo de nos fazer felizes.

Canon e Nikon são culpados de exatamente a mesma coisa. Quando a T4i da Canon apresentou problemas com a empunhadura de borracha, ao invés de fazer recall das câmeras, corrigir cada exemplar quebrado e devolvê-los aos usuários, apenas relançou a câmera com um novo nome. Dentro de seis meses, tudo foi perdoado e esquecido. Mancada? Que mancada?

Mesmo eu, que sou um usuário de Canon, ainda me encontro respeitando a Nikon um pouco mais por prenderem-se a suas raízes. A Canon tem uma tonelada a mais de produtos através de um grande número de mercados, por isso para mim eles são a grande besta desmedida. Então, por essa razão, eu encontrei-me segurando uma Nikon no maior respeito. “A Nikon nunca faria o que a Canon fez”, peguei-me admitindo. “Eles têm muito respeito pela sua base de clientes muito menor.”

Eu estava errado. A Nikon, em vez de emitir um recall e substituir as peças defeituosas para todos aqueles orgulhosos compradores da D600, ignorou seus clientes e liberou uma câmera “nova” com a funcionalidade ligeiramente expandida. O que dizer de todas aqueles D600s que já estão lá fora?  E aqueles que juntaram dinheiro por 6 meses e, finalmente, foram capazes de compra-la justamente uma semana antes [do anúncio da D610]? Difícil. A Nikon não se importa com você. Eles se preocupam com o dinheiro. Corrigir sua câmera não gera mais dinheiro para eles.

Talvez seja a hora de um olhar duro sobre como falamos e nos sentimos em relação às duas grandes. Eu penso ou considero a possibilidade de mudar para um fabricante diferente? Não, porque o triste fato é que todos iriam agir dessa maneira. Por quê? Porque eles são empresas cujo único objetivo é ganhar dinheiro. Isso é um fato. Não é um fato triste, não é uma decepção, apenas um fato. Mas é importante para nós, hoje em dia, reconhecê-lo mentalmente, porque a nossa lealdade cega para estas marcas só está beneficiando os dólares nos traseiros deles, não a nossa experiência como consumidores.

Agradecimentos a
Lamartiny Sales, por compartilhar o texto
e a Cristiano Freitas por ajuda na tradução

Fonte da imagem: www.shutterstock.com

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Paulo Sales

    Gostei do seu texto, principalmente quando diz que o fabricante não nos ama, não mesmo. Também concordo que as politicas de reparação, vícios ocultos e retorno deixam a desejar, principalmente no brasil.
    Mas há algo que discordo. Eu sei exatamente porque não uso Sony, porque não uso Nikon e porque uso cânon.
    Normalmente compradores de DSLR compram a primeira câmera de determinada marca por diversos motivos, um deles é o 24 vezes sem entrada ou pela facilidade de acesso ou fama no grupo pesquisado, e de posse da câmera passam a defende-la. O grau de desinformação é tanto que a grande maioria não sabe porque uma câmera chama "de entrada" e a outra profissional.
    Enfim, se você perguntar para os defensores de qualquer marca o motivo de sua escolha, as respostas serão variadas mas uma parcela mínima traria algo minimamente fundamentado e, lembrando, não estou falando de qualidade para câmeras equivalentes.

    • Uma observação: o texto não é meu – trouxe-o aqui para discussão.

      Mas concordo que muitos adotam uma marca quase por acaso, e seguem nela mais por desinformação do que por escolha bem fundamentada — e até a própria escolha é muitas vezes desinformada. Recomendo escutar, inclusive, um dos últimos podcasts do Papo de Fotógrafo, que também discute um pouco isso: http://papodefotografo.com.br/2015/11/equipamento

  • Interessante as opiniões. tenho uma T1i há mais de 3 anos e funciona bem, dá pro gasto, embora pense em comprar 70D. Cada qual escolhe o melhor.

  • rodrigo
  • Erika

    Falou e disse, muito bom o post. =)

  • Daniel

    Use leica…

  • Denise

    A canon ofereceu recall, não sei se para todos os clientes:
    http://www.usa.canon.com/cusa/consumer/products/c

    E a Nikon, tratou o problema atraves da garantia dos clientes e que reclamaram… aqui um exemplo: http://photo.net/nikon-camera-forum/00brRn segundo o depoimento do Sergio Ortega , Jul 26, 2013; 02:35 p.m. – Ele enviou a camera para a Nikon eles substituiram as peças e estenderam a garantia, ou seja, cabe a cada um reclamar seu problema.

  • Sempre soube só não sabia explicar!

  • Eu uso Canon pq foi a marca que apareceu na minha vida primeiro, mas usaria Nikon tranquilamente caso a troca fosse vantajosa. :-)

  • Eduardo Rodrigues

    Estou entre comprar uma T5i e uma D5300, o que voces recomendam ??

    • Compra a que você se sentir melhor. Teste antes. As duas são equivalentes e as duas são boas. :-)

  • Luis FraNoPe

    Otimo artigo.
    Falou muito bem.
    Assistiu a trilogia de documentarios ZEITGEIST? E o videozinho no tube A HISTORIA DE TODAS AS COISAS….?
    É por ai.
    Parabens
    Grande abraço
    Lu

    • Alexandre Maia

      Acho que vi o "Zeitgeist", mas nem tenho certeza. O outro sei que não assisti. Pelo visto tenho já que procurar ambos… obrigado pelas recomendações! =D

  • Maria de Fátima

    Gostei do artigo, sou uma fotógrafa amadora iniciante e preciso aprender muita coisa. Mas, fiquei me perguntando, precisamos mesmo estar com o equipamento de última geração pra sermos bons profissionais?

  • Victória Pereira

    Qual câmera é melhor, para realizar diversos trabalhos (desde eventos até fotos de paisagens): Canon EOS Rebel t3 ou Canon EOS Rebel T3i ou Nikon D5200?
    Qual das marcas tem objetivas mais em conta?

    • Alexandre Maia

      Sugiro postar no nosso fórum essa questão, Victória! http://www.forumdigitalfoto.com

      Um abraço!

    • Entre a T3 e a T3i vá de T3i por ser mais nova. Entre a T3i e a 5200, escolha a que você achar mais confortável. As duas são boas.
      Eu particularmente iria de Canon pq é o sitema que uso e gosto mais.

  • Leandro Mendes

    http://usa.canon.com/cusa/consumer/products/camer

    Observem o link acima. A T4i não está mais no lineup da Canon. Enquanto sua irmã mais velha T3i ainda é fabricada e vendida.

    Outro exemplo muito bom a ser usado foi o Speedlite 580EX. Tive problemas com um que tive (conheço outras pessoas que tbm tiveram) e logo lançaram o 580EX-II.

  • Cesar

    Eu mesmo tinha uma Canon 450D a muito tempo! Resolvi comprar uma outra e 1 mês atrás, comprei a D600 depois de uma extensa pesquisa… me senti um lixo esses dias quando vi que lançaram a D610… Se ferrar…

    • Alexandre Maia

      Seria interessante a Nikon e todas marcas de foto que se prezem terem um esquema como o da Apple, para quem tem o azar de comprar algo pouco antes do lançamento do modelo mais novo…

  • E porque não lembrar do SB900 com o superaquecimento que foi substituído pelo 910?

    • Alexandre Maia

      Bem lembrado! =7

  • Ele Cita que a Canon T4i teve um defeito na empunhadura, isto e mentira na verdade a borracha utilizada causou raramente em alguns Usuários alergia, onde a Canon em Nota inclusive no site Dpreview e Outros sites da Área e também em Nota oficial, que iria fazer Recall nestas Câmeras, e existe uma grande diferença entre a T4I e a T5I onde a T5I inaugurou um revolucionário e exclusivo Sensor CMOS com Dual Pixels onde o mesmo pixel que esta filmando ou fotografando, corrigi em tempo real o Auto Focus com Alta Precisão e ao contrario da Nikon que inves de corrigir o defeito da D600, ja parou de produzir a Mesma. ao contrario a Canon ainda mantém a T4I em produção e para venda inclusive no seu Site Oficial, Infelizmente Criticar e uma Coisa Muito Facil Mais abrir os Olhos e enxergar que em menos de 10 Anos avançamos de 0,3MP para 36MP no caso da Nikon D800 em um Sensor 35mm e Muita coisa ou Seja as Marcas para Primeiramente buscarem Nosso Dinheiro precisam Investir em Tecnologia, e Tecnologia Pesada mesmo. se Fosse da Forma que o Texto fala, com toda Certeza a Canon ja teria Lançado uma 5D MarkIV com no mínimo 40MP mais ao contrario disto proprio Presidente da Canon Anunciou que eles ainda estão em desenvolvimento de um modelo melhor.

    • Alexandre Maia

      Certeza que a T4i ainda é vendida pela Canon? Tem link?

  • Rachel Bispo

    Amei o artigo… !!!

    • Alexandre Maia

      Obrigado! =)

  • Importante lembrar é que além disso, acabaram de lançar a D5300 !!

    • Alexandre Maia

      Quanto o texto original foi produzido ela não tinha saído, e como eu também não curto ficar acrescentando coisas na hora de traduzir… ;)

  • Perfeito em todos os sentidos, suas palavras… e penso o seguinte: se esses "audazes" empresários dessas industrias (Canon, Nikon, por ai vai…), que hoje nos enchem de equipamentos novos há cada momento, e que provavelmente investem pesadamente em marketing para nos "iludir" a cada lançamento, realmente se preocupassem em nos deixar felizes, satisfeitos e fiéis, olhariam em algum momento para trás e deixariam retornar a ideia da não obsolescência (que é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado) que existia dos equipamentos mecânicos (que, mesmo não sendo saudosista, me faz pensar muito sobre isso. Tenho a Nikon FM2, a FG 20, Pentax K1000, todas funcionando… porém a minha D1000… já se foi há tempo… e agora cá estou com a T4i… realmente chateado por essa questão dos problemas que a empresa literalmente se esquiva de consertar… Tornar tudo obsoleto parece ser a maior missão desses empresários que dominam o mercado. Realmente a preocupação com a qualidade parece ser mais fácil deixar de lado por causa da concorrência que vai lançar um novo produto e por conta disso, pra que fazer recall??… isso seria o mesmo que dizer erramos e o nosso concorrente fez algo melhor!!… assim é mais fácil pegar e lançar um novo produto meses depois, com um novo modelo e com a suposta falha reparada. E apenas torço para que em algum momento futuro essa Obsolescência Programada se extinga e mudem a forma de agir com o cliente.

    • Alexandre Maia

      Sim, ainda tem a tal da obsolescência programada, que parece ser bem presente nos artigos eletrônicos que tanto usamos, embora não tanta gente saiba dela (proporcionalmente falando), acho.

      A propósito, já leu este outro texto aqui? https://www.fotografia-dg.com/por-que-voce-nao-dev

  • Lucas Bernardes

    Verdades verdadeiras em cada palavra.

  • Pri Junior

    Fiquei sabendo sobre a canon 6d que possui uma versao "sem wifi" e a camera praticamente custa a mesma coisa. http://www.youtube.com/watch?v=5lo0zGWNOYA e vi fotografos caindo na "armadilha" da 6d sem wifi. Ja pensei uma epoca em migrar para a pentax ou sony, mais pelo custoxbeneficio ainda vale mais a pena nikoncanon.

    • Alexandre Maia

      Eu já havia alertado sobre isso no review sobre a câmera, em junho: https://www.fotografia-dg.com/canon-6d-review/

    • Paulo Otávio Diniz Rodrigues

      Belo texto. Poucos tem coragem de admitir essa dura verdade. O pior é saber que isso não se limita a marcas de câmera, mas a bancos que amamos, marcas de celular e computador que defendemos e até mesmo times de futebol e famosos que admiramos. Enquanto o capitalismo continuar a criar sua 'forma de mentalidade' na cabeça das pessoas, isso vai existir – e o marketing vai continuar encobrindo.

      • al.maia

        Pois é, Paulo! Nos apegamos por vezes de forma irracional às marcas, de um jeito que faria um observador atento se perguntar se somos mesmo tão diferentes dos chimpanzés em relação a querer fazer parte de um grupo…

  • Fidelidade ao bolso e ao orgulho ferido. Admitir que a outra marca é melhor ou equivalente é reconhecer que fez um mal negócio, e o cara morre dizendo que a sua escolha foi a melhor, afinal fotografia não é barato trocar de marca não é como trocar de roupa.

  • Helvio

    Bela matéria Alexandre, e extremamente verdadeira. Ambas as marcas merecem nossa reprovação em relação ao assunto.

    • Alexandre Maia

      Exato. E um dos motivos porque na hora de trocar minha compacta abri mão de uma alternativa que tinha de uma dessas marcas…

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar