Home » Artigos » Dicas » As vantagens de ser anônimo no mundo fotográfico

As vantagens de ser anônimo no mundo fotográfico 4.77/5 (13)

Desde que comecei a estudar fotografia, passei a seguir muitos fotógrafos. Como no começo não entendemos muito, vamos seguindo a boiada e com isso não tinha muito critério, e acabava escolhendo aqueles famosos, com repercussão nacional e até internacional, com fotos premiadas por grandes associações. Alguns cheguei até a conhecer pessoalmente como aluna em seus workshops.

O tempo aliado às experiências vivenciadas são fatores decisivos no processo de refinamento de nós fotógrafos. Hoje sou bem mais criteriosa, escolho a dedo com quem quero estar e quem sigo e admiro o trabalho. A fama tem o lado positivo por fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho, mas vejo muitas vantagens em ser um “anônimo!”.

Ficamos ávidos por ter nossas fotos curtidas e consequentemente termos na página também, e no início na fotografia se não tomarmos cuidado pautaremos 100% das nossas ações com foco apenas nos resultados imediatos e deixamos passar a oportunidade de errar, pesquisar, aprender, experimentar, tentar, descobrir.

Mas afinal, que vantagens são essas?

As vantagens de ser Anônimo são:

  • Você não precisa provar nada pra ninguém;
  • É livre para experimentar sem se preocupar com o resultado, pois o que importa é o processo;
  • Só atrai quem realmente importa;
  • Compartilha suas ideias pelo simples prazer de dividir;
  • Só posta nas redes sociais o que realmente acredita.

Sei que vocês podem estar pensando que essas vantagens também podem estar naqueles que são famosos, mas nem tanto. Ser famoso atribui uma responsabilidade extra, gera expectativa, a sua audiência espera algo mais de você, e muitos podem se sentir pressionados e até paralisados diante de tantas cobranças.

O meu objetivo com este artigo é apenas sinalizar que não há nada de anormal ser “comum” e que vocês não devem se sentir frustrados e/ou desanimados se a fotografia de vocês ainda não decolou. Procurem aquilo que realmente satisfaça vocês e se arrisque o máximo que puder.

A minha maior satisfação é saber que os que me escolheram, o fizeram  por quem eu sou, afinal não sou famosa, minha página não tem milhões de curtidas, minhas postagens não viralizam e nem fico fazendo selfies por ai me exibindo. A minha “fama” vem dos laços verdadeiros que eu construo.

O que vocês desejam construir?

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alessandra Barreto

Sou mãe, arteterapeuta, fotógrafa. Gosto do que é simples, verdadeiro, gosto de cheiro de terra molhada, de andar descalça, de batata frita. Gosto de sorrisos, olhares e mãos. Ser fotógrafa pra mim é um ato de liberdade e transgressão!

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar