Home » Artigos » Dicas

Uma viso básica, sobre os modos de utilização do seu flash 0/5 (1)

Modo de Flash Automático

No modo automático, o flash dispara sempre que a câmera detecta que a luz é muito fraca. Quando há luz suficiente, o flash não dispara.

Modo de redução de olhos vermelhos

Este modo ajuda a reduzir o efeito de olhos vermelhos, que acontece quando o flash está muito próximo da lente. A luz do flash entra nos olhos e torna a retina vermelha .

O que o flash de redução de olhos vermelhos faz é brilhar uma luz  ou uma sequencia de curtos disparos sobre o assunto, antes de a foto ser  tirada, para fechar a retina um pouco. Isso significa que menos luz entra nos olhos e volta para a câmera e, assim, reduz o efeito de olhos vermelhos. O pré-flash, na verdade, nada mais é do que uma série de flashes rápidos, ou uma luz brilhante que permanece por alguns segundos.

Então, se você está tirando fotos à noite com flash, e os seus modelos olham diretamente para a câmera, no momento do disparo, certifique-se de ativar o modo de redução de olhos vermelhos. Avise seus modelos sobre os pré-flashes, pois  pode ser um pouco desconcertante se as pessoas não estão esperando por eles, e eles tendem a desviar o olhar (o que pode resultar numa foto um tanto quanto estranha).

O Sistema de Flash de redução de olhos vermelhos não elimina o efeito de olhos vermelhos, mas apenas o reduz. O melhor jeito de eliminá-lo, seria mover o flash mais longe do eixo da lente, ou rebater o flash para uma parede branca ou teto antes de chegar a seu assunto.

Modo Fill Flash (Flash de Preenchimento)

Use Fill Flash para momentos em que  há luz suficiente, mas você gostaria de ‘preencher’ sombras ou manchas escuras xdo assunto fotografado . Este modo é perfeito  quando você tem o seu assunto de frente para o sol. O assunto vai ser bem iluminado, mas haverá detalhes do assunto que estará na sombra e relativamente escuro. Disparar o flash de preenchimento irá eliminar a maior parte destas areas que estao escuras.

Modo Sincronização Lenta (Slow Sync.)

Sincronização  Lenta ou, em inglês, Slow Sync, é um modo de flash que evita que o plano de fundo fique escuro e sem detalhes quando a luz do flash não for suficiente para iluminá-lo. Porém,  o risco da foto sair  tremida é grande. É necessário que a câmera seja utilizada sobre tripé ou o fotógrafo tenha  mãos  muito firmes.

Ao fotografar objetos em movimento, o Sincronização Lenta permite obter efeitos curiosos: ele “congela” o assunto do primeiro plano, que fica, portanto, nítido, em contraste com a sensação de movimento que imprime no plano de fundo, visivelmente borrado.

Dependendo do sistema do Sincronização utilizado, o rastro criado pelo movimento pode vir seguindo o objeto principal, num efeito mais natural do que o produzido pelo outro sistema, em que o rastro vem na frente, como que se antecipando ao objeto. Neste último caso, o flash dispara para em seguida completar-se a exposição. É chamado “Cortina de Frente Sync” (também Front-Curtain Sync ou 1st Curtain). Ao contrário, no outro caso, o flash só dispara quando se completa a exposição. Trata-se do “Posterior Sync” (Rear-Sync ou 2nd Curtain).

Modo No Flash (Sem Flash)

Selecionando este sistema você ira desativar o flash de sua câmera. Este modo é útil quando você estiver em uma situação em que não pode usar o flash (como shows ou museus). Mesmo que a luz do local necessite da luz de um flash , você precisara colocar seu equipamento em  No Flash e compensar a falta de Luz, utilizando outros recursos, tais como tripé, velocidade baixa e iso mais alto. Tenha cuidado ao utilizar este modo, se sua camera estiver setada no automatico, A câmera irá estender o tempo do obturador para compensar a pouca luz e se você não estiver com sua câmera acoplada a um tripé  ou monopé, o risco de sua foto sair tremida é muito grande

Outros tipos de Flash

Tipos de flash mais avançados incluem:

  • Sincronização de cortina traseira – dispara o flash imediatamente antes do obturador fechar (e não apenas depois que ele abre)
  • Repetindo ou Strobe – dispara rapidamente várias vezes durante o tiro. Resulta num objeto em movimento congelado várias vezes no quadro.
  • EV compensação do flash – permite que você modifique a força de seu flash. Nem todas câmeras têm esta característica. Outra forma de reduzir a intensidade do flash é colocar um pouco de papel translúcido sobre o flash ou para colorir a luz do seu flash, usar filtros coloridos na frente da cabeça do Flash.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar