Home » Artigos » Dicas

A Revolução dos Drones

Drones, cada vez se torna mais comum falar neles, cada vez estão a ficar mais presentes no dia a dia e certamente vão ficar cada vez mais.

 

Os drones inicialmente foram concebidos para fins militares, mas com os avanços eles foram adaptados para civis. Foram adaptados para realizar fotografias e filmagens aéreas. A utilização dos drones para fotografias aéreas e filmagens permite dar uma nova visão pelo que se está a captar. O novo ângulo que estes aparelhos permitem captar torna-se mais apelativo e por isso é que se torna mais comum utilizar esta tecnologia em filmes, documentários, em publicidade e muitas outras. Ultimamente nos telejornais quando passam notícias sobre as guerras é comum mostrar imagens das destruições causadas pelos conflitos, captadas pelos drones.

Em baixo estão algumas fotos tiradas por drones em Lisboa.

O que é certo é que com os grandes avanços tecnológicos os drones não são usados só para fotografia e filmagem aérea. Atualmente nos EUA já estão a ser preparados para entregar encomendas até 2 Kg. O que reduz custos e torna as entregas muito mais rápidas.

Os drones já são usados para fazer topografia de terrenos, inspeções em edifícios e redes elétricas e até para segurança. Sim mesmo para segurança! Apesar dos perigos que apresentam a GNR irá usá-los para busca de incêndios em Arcos de Valdevez, segundo o jornal Público. Noutros pontos do país esta tecnologia também já está a ser aplicada pela GNR para a prevenção dos incêndios. Assim é permitido uma resposta imediata e uma avaliação melhor da situação antes dos bombeiros chegarem.

Além destas utilidades até salvar vidas os drones salvam.

Já há um drone nos Estados Unidos que já entrega estes medicamentos e outros equipamentos médicos de urgência. Krossblade Aerospace Systems, uma startup de aviação sediada no Arizona, criou um prototipo para a empresa SkyProwler drones, que pode viajar acima dos 105 kms hora para entregar equipamentos como, por exemplo, insulina ou mesmo um desfibrilhador. Veja um exemplo no vídeo em baixo.

Os drones já assumiram este papel em cenários de guerra, agora poderão ser usados no dia-a-dia de forma simplificada. Para isso, este drone pode viajar até 40 minutos e 64 quilómetros de distância do seu posto de controlo, o SkyProwler pode servir para proporcionar às vítimas isoladas, medicamentos, alimentos ou água, até que possam ser transportados para algum lugar com mais recursos.

Drone Salva Vidas

Já existe inclusivo protótipos de drones salva vidas para o mar. O que estes drones fazem é por exemplo largar uma bóia salva vidas sobre uma pessoa em afogamento.

Por isso como pode ver os drones podem fazer muito mais que servir pra lazer ou captar imagens aéreas podem salvar vidas.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar