Home » Artigos » Dicas

3 dicas para tirar fotos com efeitos 5/5 (9)

Além de um olho apurado, o fotógrafo também precisa estudar para conhecer a teoria e aí sim poder aplicar todas as técnicas para gerar uma fotografia profissional. Mas, o número de amadores é grande, por isso, separamos algumas dicas de efeitos e técnicas para inspirar até mesmo as fotografias caseiras.

Bokeh

É o termo utilizado para as fontes de luz que ficam fora de foco numa fotografia. Algumas pessoas acham que a foto não fica boa quando aparecem esses “pontinhos”, porém a falta de foco pode criar efeitos interessantes e dar vida à imagem. Para conseguir o efeito Bokeh é bem simples, basta usar uma lente objetiva, sendo a mais indicada a 50mm, com abertura grande, como f/1.4 ou f/.8, escolhido isso é só mirar no modelo escolhido e fotografar. Lembre que ao aumentar a distância entre o modelo e o fundo aumentará, consequentemente, o desfoque da imagem. Também é possível usar lentes mais longas que 50mm, mas neste caso aposte na distância entre fotógrafo, o modelo e o fundo para obter o resultado esperado.

Bokeh

Bokeh Personalizado

Funciona da mesma forma do Bokeh, podendo personalizar com um desenho de sua escolha, precisa apenas de cartolina e tesoura. Para fazer corte um círculo que cubra toda a lente, mas sem deixar que passe luz pelas bordas, e faça o formato que desejar bem no centro. O resultado é incrível, dá para brincar bastante com as luzes e deixar a foto divertida.

Bokeh Personalizado

Light Painting

Em tradução livre, significa pintura de luz. Ganhou espaço pela inovação nas fotos, é possível desenhar, escrever e brincar com as luzes. Para conseguir esse efeito é necessário uma câmera que possua o modo de longa exposição, pelo menos 15 segundos, fixe a câmera em um tripé, dessa forma evita que a foto fique tremida, lembre de regular o tempo do obturador para o maior possível. O foco é manual mesmo, a câmera deve ser regulada com o menor ISO possível, 50 ou 100, e o diafragma f/11. O diafragma pode ser alterado, dependendo do objetivo da foto. Para melhor resultado, evite roupas claras e use câmeras DSLR. Depois desses ajustes, é só brincar com as luzes, pode ser um bastão, lanterna, laser ou papel celofane.

Light Painting

Panning

É a técnica mais usada quando se fala de fotografia em movimento, a ideia é que o fotógrafo siga o objeto em movimento, o deixando nítido na imagem, dando a sensação de ação com o fundo borrado. Para realizar o Panning, é necessário colocar a câmera em velocidade relativamente lenta, entre 1/8 e 1/60, mais lento que isso, provavelmente, ficará tremido e mais rápido, o fundo ficará nítido. Quando acompanhar o objeto, evite movimentar a câmera para cima e para baixo, o ideal é usar um tripé e uma lente teleobjetiva. Essa técnica é fácil de aprender, mas é necessário prática. Às vezes, o objeto um pouco borrado pode ser interessante e impactar mais a ação.

Panning

Essas são apenas algumas possibilidades da fotografia, o importante é conhecer as técnicas e regras, para conseguir o resultado esperado. Vale lembrar que é preciso muita prática e paciência, depois é só experimentar os efeitos e obter fotos com o visual que desejar.

Fonte Imagens: Pinterest, Fotografia Profissional e TechTudo

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar