3 vantagens de se fotografar em modo manual 4.62/5 (21)

Quando se decide entrar no mundo da fotografia, é importante considerar que é necessário muito mais do que só “apertar o botão”, como dizem por aí. É primordial você olhar as paisagens, as cenas, os modelos e entender a luz… Ver de onde ela vem, onde ela incide, o que ela provoca na superfície iluminada, seja um corpo humano ou um objeto.

Sobre a câmera, podemos entendê-la como a extensão dos olhos do fotógrafo. O momento que ele vê e registra, se torna eternizado numa fotografia.

Para se conseguir tirar uma foto podemos sim somente apertar o botão utilizando dos modos de disparo automáticos das câmeras semiprofissionais e profissionais, onde você não precisa ter tanto conhecimento técnico. Mas, para “sairmos da caixinha” e termos uma maior liberdade criativa, um maior entendimento e uma certeza maior que os nossos objetivos serão bem alcançados, somente usando o modo manual de disparo da câmera.

Abaixo vou listar 3 vantagens de se fotografar em modo manual. Mas, antes vou esclarecer em poucas palavras o que compõe este modo. Para se fotografar dessa maneira é preciso entender o que é sensibilidade ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. Esse é o famoso triângulo da fotografia, a base de todo entendimento da arte de fotografar.

É demais! Envolve muita física e matemática, mas no final vale à pena por ter imprimido na imagem exatamente tudo como você pensou.

Vamos às vantagens

Ao ver uma cena, com paisagem ou com modelo, é possível fazer a regulagem de ISO, diafragma e velocidade de forma adequada e ter, por exemplo, cores e luzes bem fiéis à realidade. Em contrapartida quando se usa o modo automático da câmera, que normalmente o flash embutido do equipamento é acionado automaticamente – às vezes pode deixar sua foto com luz de mais e tirar a conotação real que você gostaria de transmitir.

Ao fazer a regulagem da velocidade correta, unida às configurações de ISO e diafragma, é possível “congelar o movimento” de determinada cena, por exemplo, um carro de fórmula 1. Já no modo automático, você pode não conseguir “congelar” o que deseja, porque a câmera não tem como prever a velocidade ideal para cada objeto fotografado. Cada situação pede um ajuste diferente de velocidade; para se parar um pássaro voando precisamos de uma velocidade tal, para se fotografar um carro de fórmula 1 outra, uma dançarina outra e assim por diante. O modo manual te faz pensar e permite ajustar a velocidade que melhor se adéqua a cada caso.

Ao fazer o ajuste correto na velocidade, juntamente com o ISO e o diafragma, você pode também dar um tom mais artístico em suas fotos, pegando o “rastro do movimento”. Como podemos ver em fotos chamadas de longa exposição (baixa velocidade), em que é à noite, vemos somente os rastros luminosos dos carros numa avenida. Quando se tenta fazer isso em modo automático a câmera subirá o flash automático, porque se trata de uma cena noturna e você não conseguirá o objetivo desejado.

O modo automático como se pode perceber, ele limita a criatividade e os objetivos. Já o modo manual tira as barreiras e abre um universo de infinitas possibilidades. Neste link abaixo segue um simulador da Canon, que serve como um pequeno treino para “praticar” de modo virtual o conceito de ISO, diafragma e velocidade.

http://college.canon.com.br/simulador

É importante estudar e se especializar sempre, e para isso existem milhares de cursos e eu mesma ministro um curso sobre os conceitos básicos da fotografia, chamado: “Saia do automático!”. Acessem mais informações aqui.

Espero que vocês tenham gostado deste artigo. Comentem mais temas que vocês gostariam de saber! Até mais!

Fontes das imagens usadas:

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Morana Zambrini

Sou jornalista por formação, mas fotógrafa de todo o meu coração! Um dia a imagem falou mais alto em mim e vi que era esse o caminho a seguir. Me especializei em fotografia de família, mas também me aventuro em publicidades e em alguns eventos. Onde existe emoção, afeto, alegria...alí estou para registrar =D

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar