Home » Artigos » Dicas » 5 dicas essenciais para fazer fotos mais criativas

5 dicas essenciais para fazer fotos mais criativas 4.68/5 (31)

Vou te dar 5 dicas pra você fazer fotos mais criativas, e essas dicas também valem pra outras coisas na sua vida!

Dica 1: veja muitas fotos, referência é tudo. Recentemente eu li um livro que se chama “Roube como um artista” do Austin Kleon e, segundo ele, ter muitas referência é muito importante. É das referências que nasce a originalidade, que nada mais é do que uma forma, muito pessoal, que você encontra de combinar todas essas referências. Segundo o autor, a busca por uma originalidade, por si só, é uma perda de tempo. Original é colocar a sua visão sobre algo que você viu, sobre o que gosta e se identifica.

Dica 2: essa dica está intimamente relacionada a primeira. Seja um colecionador, guarde coisas. O Pinterest é uma ótima plataforma pra você fazer isso, você pode guardar imagens que você gosta, organiza-las de forma lógica pra você, e ainda ver o que as pessoas que você segue também coleciona. Dessa forma você criar uma biblioteca de referências que pode ser muito útil. UPDATE: O Instagram, a pouco tempo, lançou uma ferramenta que também te permite criar coleções e assim, você pode sempre rever fotos que irão inspirar o seu trabalho.

Foto premiada no Leica/Fotografe Melhor em 2009. Lembro de ficar uns 30 minutos fotografando um grupo de crianças, no contra-luz, numa praça bem famosa aqui na minha cidade.

Dica 3: essa terceira dica fala exatamente disso: inspiração. Leia muitos livros, veja muitos filmes, escute músicas e viaje sempre que puder. Mas, busque conhecer coisas que você habitualmente não iria se interessar. Isso porque a criatividade vem muito da vontade que temos de aprender com coisas novas. A inspiração vem muito daí e a capacidade de aprendizado do ser humano é quase infinita, porém não podemos dizer o mesmo sobre a nossa facilidade de deixar ideias pra trás. Segundo John M Keynes “a verdadeira dificuldade não está em aceitar ideias novas, está em escapar das antigas”.

Dica 4: essa dica é mais prática e a ideia dela vem dessa famosa frase de Keynes. Quando você estiver fazendo uma foto, abandone o primeiro clique e busque novas possibilidades: mude o ângulo, mude a composição, mude o enquadramento, mude a exposição, mude de lugar, sem mova, se mexa. Não se dê satisfeito por pouco: isso é imprescindível!

Dica 5: a última dica veio de numa frase que escutei de um famoso youtuber americano, Casey Neistat: “Se você está fazendo o que todo mundo faz, você está fazendo errado”. Eu, como a maioria dos fotógrafos que eu conheço, adoramos objetivas fixas, mais claras, que desfocam mais o fundo. E por usar muito esse tipo de lente e fazer o mesmo tipo de foto que todo fotógrafo faz, resolvi guardá-las por um tempo e voltar a usar minhas objetivas zoom.

Elas me obrigaram a prestar mais atenção na luz, pois são mais escuras, a compor melhor as fotos, pois elas não desfocam tanto o fundo, enfim, me lembraram de vários conceitos que eu já tinha me esquecido pela praticidade de usar lentes fixas. Usar o zoom me obrigou a fotografar melhor, prestando mais atenção a muitos detalhes. Por isso, se eu puder resumir essa última dica eu diria: vá na contramão, dificulte a sua vida e saia da sua zona de conforto.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Leo Horta

Todo mundo ama ver fotos sensacionais e a maioria de nós compartilha fotos o tempo todo: nas redes, entre amigos e familiares e pessoalmente. Muitas vezes vejo que algumas pessoas se frustram por não conseguir se expressar da maneira que gostariam. Em alguns casos, usam também a fotografia pra divulgar o seu trabalho. E por isso eu iniciei uma missão de dar dicas de fotografia com uma linguagem simples e direta, pra ajudar quem deseja aprender a fotografar.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar