Home » Artigos » Dicas » 5 Situações para utilizar focagem manual para melhorar as suas fotografias

5 Situações para utilizar focagem manual para melhorar as suas fotografias 4/5 (2)

As câmaras digitais de hoje têm um leque muito grande de funções automáticas e semi-automáticas para ajudar o fotógrafo. Estas tentam encontrar a fotografia perfeita mas nem sempre saem sem falhas.

Quando é que a focagem manual é melhor?

Tanto a focagem manual como a focagem automática reproduzem grandes resultados mas existem momentos que a focagem manual nos permite encontrar a melhor focagem possível.

Macro

Quando fotografar macro use quase exclusivamente a focagem manual.

A pouca profundidade de campo nestas fotografias significa que deve ser muito preciso e a focagem automática pode focar o assunto errado e assim estragar a sua fotografia.

Deverá também utilizar um tripé para eliminar qualquer tipo de movimento da câmara.

A focagem manual coloca completamente o controlo da câmera fotográfica nas mãos do fotógrafo e assim consegue-se tirar óptimas e precisas fotografias.

Macro

Low Light

Fotografar em ambientes pouco iluminados pode tornar a vida difícil para algumas câmaras, quando se trata de uma boa focagem.

A câmara pode ficar confusa e escolher o assunto errado ao focar, quando isso acontecer mude para a focagem manual, assim facilita muito o seu trabalho e será tudo mais rápido.

Low Light

Retratos

Quando fotografa retratos a focagem tem de ser precisa. Nas pessoas os olhos no geral devem estar bem focados, mas também pode ter a intenção de focar os lábios ou outra parte do corpo, assim ao escolher o modo manual tem todo o controlo da imagem.

Retrato

Fotografar através do vidro, arames ou cercas

Sempre que tentar fotografar através de uma janela ou de uma gaiola a câmaras vão sentir inúmeras dificuldades, escolha a focagem manual.

Fotografia de acção

Fotografar uma corrida de automóveis, aviões, barcos, etc. pode ser uma experiência frustrante quando trabalha com focagem automática.

Uma maneira fácil de fotografar acção é mudar a focagem automática para manual e fazer uma pré- focagem no local onde sabe que vai passar o motivo a ser fotografado, no chão, por exemplo.

Os resultados serão certamente melhores, a focagem automática muitas vezes não consegue uma boa focagem e muitas fotografias sairão estragadas.

Fotografia acção

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1