Home » Artigos » Dicas » Filtros de fotografia

Filtros de fotografia 4.5/5 (2)

Os filtros de fotografia permitem alterar a imagem capturada pelo fotógrafo de várias maneiras. Alguns filtros criam efeitos intrigantes e psicadélicos, e outros são essenciais para algumas fotos. Existem também filtros que são usados para proteger a lente de impactos e arranhões, estes são quase imperceptíveis o que torna difícil ver o seu efeito na foto. Por esta razão os fotógrafos usam permanentemente um filtro UV ou skylight.

Os filtros de fotografia podem ser utilizados nas câmeras fotográficas DSLR e em algumas ultrazoom que possuam anel de encaixe. Os filtros dispõem de vários diâmetros, por isso, terá que ter atenção no diâmetro da sua objectiva.

filtros_fotografia

Sistemas de filtros

Existem três sistemas de filtros que pode optar, filtros redondos, filtros quadrados e filtros de gelatina. Os sistemas quadrados e redondos são os mais utilizados pelos fotógrafos. Alguns filtros para o sistema quadrado são redondos, porque os filtros polarizadores e estrelas tem de rodar livremente.

Sistema de filtros redondos

Os filtros redondos são enroscados na parte frontal da objectiva e podem ser utilizados em várias objectivas caso o diâmetro de ambas seja igual. Mas, se a diferença entre as objectivas for pouca pode utilizar um adaptador para compensar.

Sistema de filtros quadrados

Os filtros quadrados são enroscados num suporte colocado na frente da objectiva. Pode usar filtros de tamanhos diferentes no mesmo suporte, só tem que mudar o anel adaptador. Os filtros quadrados são menos práticos que os redondos.

Sistema de filtros de gelatina

Os filtros de gelatina são colocados num suporte de encaixar que por sua vez é colocado na frente da objectiva ou segurado à mão. Estes filtros são mais práticos num estúdio e são usados para a correcção de cores. Uma vantagem é os quadrados poderem filtrar a fonte de luz devido ao seu tamanho.

filtros_fotografia

Filtro UV

O filtro ultra violeta reduz a luz UV que chega ao sensor, este filtro é muito útil em grandes altitudes ou junto ao mar, porque ajuda a reduzir a tonalidade de azul ao fotografar nestes locais. Este filtro também ajuda a reduzir a neblina e não exige que se trabalhe com aberturas maiores do diafragma.

Filtro skylight

O filtro skylight é semelhante ao filtro UV, mas tem um tom âmbar o que dá a uma imagem cores quentes. É útil para eliminar o véu atmosférico que se encontra em regiões litorâneas ou montanhosas.

Filtro polarizador

Para o fotógrafo os filtros polarizadores são muito úteis. O filtro polarizador é utilizado para eliminar reflexos de superfícies como o vidro e a água, aumenta o contraste e satura as cores tornando, por exemplo, o azul do céu muito mais profundo. Este filtro possui um anel de controlo de luz que se roda até que os reflexos sejam reduzidos tanto quanto possível.

filtro polarizador

Filtro de densidade neutra (ND)

O filtro de densidade neutra tem como objectivo reduzir a quantidade de luz que chega ao sensor de maneira uniforme. É utilizador quando se pretende fotografar com uma velocidade de obturador menor ou com uma abertura do diafragma maior em situações de muita luz. É utilizado também para criar efeitos de desfoque criativos e minimizar a profundidade de foco.

Filtros criativos

Os filtros criativos permitem uma grande variedade de efeitos estranhos e radicais numa imagem. Estes filtros podem adicionar diversas formas numa imagem como estrelas, arco-íris e muito mais, mas podem tornar-se cansativos quando utilizados de forma exagerada. Os filtros criativos mais utilizados pelos fotógrafos são os de efeitos dégradé, estrela e suavização de focagem.

Filtros coloridos

Os filtros coloridos têm uma cor uniforme e são mais adequados para composições gráficas fortes e para silhuetas, onde o tom geral da cor pode ajudar a criar ambiente. As câmaras de hoje em dia já vêm equipadas com este filtro, na opção WHITE BALANCE.

Filtros dégradé

Os filtros dégradé são bastante úteis na fotografia de paisagem a cores. Metade do filtro tem uma cor, que perde intensidade até meio do filtro, até ficar transparente. Existem várias cores para os filtros dégradé e são utilizados para dar cor e reduzir o contraste da fotografia. Para cores mais fortes deve usar aberturas do diafragma mais pequenas.

Filtro em estrela

Os filtros em estrela convertem os pontos luminosos de uma cena em estrelas, o que ajuda a enriquecer uma imagem.

Filtro difusor

O filtro difusor cria uma imagem com menos nitidez, para retratos este filtro regista uma atmosfera mais delicada. O filtro difusor pode ser útil também para esconder imperfeições dos modelos, como rugas e manchas de pele.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá, preciso de filtro vermelho para mergulho na minha GOPRO, II e não encontro no mercado algum que
    se encaixe na minha caixa estanque. Parece que poderia usar filtro de gelatina. Sabe onde posso encontrar
    aqui em São Paulo, perto da Paulista ou centro?

  • Acho que faltou imagens para ilustrar. Ficou vazio nesse sentido. Poderia ter mostrado como é cada filtro e como ficam as fotos com cada um.

  • Primeiramente, muitos parabéns pela qualidade de informação contida no site! Deixo aqui uma sugestão: seria bom colocar umas fotos por baixo de cada filtro, por forma a melhor vermos as diferenças (foto com e foto sem filtro) :)

    Continue o bom trabalho!!