Home » Artigos » Dicas » 8 dicas para fotos espetaculares com Smartphone

8 dicas para fotos espetaculares com Smartphone 3.75/5 (4)

- Última Atualização a: 29/04/2017

Desde os primórdios da raça humana buscávamos maneiras de registrar e transmitir nossas histórias e experiências, vamos voltar lá atrás na época das cavernas onde os homens e mulheres usavam a técnica da pintura em rochas e pedras para registrar seu dia a dia com suas recordações e ensinamentos, desde então o ser humano foi evoluindo com o passar dos séculos e séculos.

Logo surgiram os primeiros inventores e por volta de 1827 o francês Joseph Nicéphore Niépce usou uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível (chamado Betume da Judéia) e fez o primeiro registro fotográfico, foi então que em 7 de janeiro de 1839 outro francês, Daguerre quem apresentou a primeira câmera fotográfica.

Com o passar do tempo as câmeras foram evoluindo rapidamente e hoje temos inúmeras marcas e acessórios cada vez mais sofisticados nos proporcionando fotos espetaculares, porém algo interessante que talvez nem todos chegariam a imaginar algum dia seria o fato de ter a mobilidade de fazer fotografias incríveis a partir de um simples Smartphone, hoje com a evolução constante temos cada vez mais aparelhos com hardwares e câmeras melhoradas nos proporcionando maior qualidade.

Todos querem registar algum momento e o eterniza-lo e com isso muitas pessoas despertaram o interesse pela fotografia através da praticidade mobile.

Aqui vão algumas dicas para você fazer fotos espetaculares com seu Smartphone!

1 – Não use o zoom da câmera, ao tirar fotografias com um celular aproxime-se do assunto e assim registrará melhor os detalhes e enquadramento além de proporcionar maior qualidade da imagem.

2 – Uma boa prática para fotos de objetos muito pequenos ou insetos é o uso de lentes para celulares (Podem ser adquiridas na internet ou em lojas de acessórios para celulares) com o uso de um macro podemos tirar fotos detalhadas e ampliadas dando ênfase ao assunto, valorizando assim cada micro detalhe que nosso olho não conseguiria captar.

3 – Para fotos de longa exposição utilize um tripé para auxilia-lo, assim conseguirá melhores resultados na sua composição. (Como exemplo de longa exposição temos fotografias onde verá uma rua, mas não carros somente seu rastro de luz, veja mais exemplos de fotos de longa exposição…)

4 – Muitos Smartphones possuem configurações e recursos diferenciados que podem nos facilitar no ato de nossas fotografias, para aparelhos que não disponibilizam essas opções como o modo manual para fotografias entre outras funções, podemos recorrer ao uso de uma ampla variedade de aplicativos que permitam tais funções.

5 – Use as Grades guias (Grids), elas permitem um melhor enquadramento de nossas fotos no ato da captura, servindo de orientação para uma foto melhor posicionada, muito usado para fotografias simétricas.

6 – Para fotografias de retratos, paisagens e natureza o uso da função HDR é muito útil com ele conseguimos aumentar os detalhes de nossa fotografia, como por exemplo em um retrato facial podemos ganhar ênfase nas linhas de expressão, muitos dos dispositivos já possuem está opção na própria câmera, já aparelhos cujo o recurso é ausente pode se fazer o uso de aplicativos.

7 – Capriche na edição de suas imagens, com o uso da grande variedade de aplicativos que encontramos podemos melhorar ainda mais nossas fotografias com a aplicação de efeitos, correções, filtros e até mesmo artes.

8 – Use a criatividade, são inúmeras as possibilidades de criamos e captarmos as melhores fotos, use objetos, situações e crie as mais diversas fotos, como exemplo já experimentou tirar uma foto de um reflexo em uma poça d’água? Faça e irá se surpreender com o resultado.

 

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rafael Paganotti

Meu nome é Rafael Paganotti, minha paixão pela arte da fotografia nasceu a partir de um smartphone e um mundo repleto de momentos a minha volta, com o tempo fui criando um vínculo com a fotografia mobile e assim aprimorando minha visão e conhecimento.

8 Comentários

Clique aqui para comentar