Airnef, a solução gratuita para câmeras Nikon com Wi-Fi 5/5 (1)

Airnef é um programa gratuito para que usuários Nikon com câmeras dotadas de Wi-Fi possam transferir seus arquivos de foto e vídeo de forma rápida e prática para seus computadores

Tem se tornado item quase obrigatório nas câmeras fotográficas atuais (sejam elas compactas, mirrorless ou DSLR) a conectividade wi-fi integrada, acredito que em breve toda câmera deverá ter esse item de fábrica, e com isso veio também a necessidade de formas mais rápidas e eficientes de se transferir os arquivos para um computador. Para isso foi criado o Airnef, visando os usuários Nikon, que facilita a transferência de arquivos entre câmera e computador e está disponível para download gratuito em versões para computadores com sistema operacional Windows, OSX ou Linux. Com ele é possível transferir arquivos NEF, JPEG, TIF, MOV ou CR2 e os mais atentos irão reparar que CR2 é a extensão dos arquivos RAW gerados por câmeras Canon. Sim, é verdade, o programa também serve para usuários de câmeras Canon embora estes possuam o EOS Utility fornecido pela própria fabricante. Então, se você é usuário Canon e por algum motivo não gosta de usar o EOS Utility pode baixar o Airnef para ralizar suas transferências de arquivo.

airnef_screenshots_animation
Clique na imagem para ver as outras tela do programa

O Airnef é um programa de código aberto produzido em plataforma Python e é composto de duas aplicações diferentes que agem simultaneamente: uma gráfica e outra como linha de comando. O funcionamento é extremamente simples como pode ser visto no vídeo abaixo em que foi utilizada uma Nikon D7200 como exemplo. Este modelo de câmera possui wi-fi integrado mas o Airnef também funciona com câmeras sem wi-fi nativo em que é preciso um adaptador wi-fi adquirido separadamente como os WU-1a, WU-1b, WT-4 e WT-5.

Algumas opções interessantes estão neste programa, dentre as quais:

  • Possibilidade de baixar todas as imagens e vídeos da câmera usando um único botão
  • Transferências em torno de 2.5 MB/s usando MTP (Media Transfer Protocol)
  • Lembra cada arquivo já baixado, pulando-os em uma nova transferência
  • Permite decidir a ordem em que os arquivos são baixados, de acordo com a data de criação
Adaptadores wireless da Nikon
Adaptadores wireless da Nikon

Segundo o desenvolvedor, há dois problemas acontecendo: um é em relação ao antivírus Norton que classifica o arquivo executável do Airnef como “WS.Reputation.1” e o coloca em quarentena, parece que este é um padrão para qualquer novo executável não reconhecido pelo antivírus. O desenvolvedor já entrou em contato com a Symantec solicitando que o executável entre na “lista branca” e fica na dependência de a Symantec acatar o pedido. O outro é que usuários da Nikon J5 encontram a seguinte mensagem ao executar qualquer transferência: “Camera Command Failed: MTP_OP_OpenSession, Error: MTP_RESP_InvalidParamter”. O desenvolvedor afirma que está em constante contato com usuários desta câmera para resolver o problema.

O download e todas as instruções de como proceder com o Airnef estão no link abaixo:
http://www.testcams.com/airnef/

Fonte: Imaging Resource

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Erick Viana Serva

    Show de bola. Funcionou perfeitamente no MAC.
    Muito obrigado!

  • Bacana, vou "exprementá"! Agora, a Nikon (ou algum desenvolvedor) poderia melhorar aquele aplicativo porco de controle da câmera pelo inteligentofone. Só não é mais básico porque não deu pra fazer pior…

    • Realmente é inacreditável que seja tão ruim a ponto de terceiros terem que se mexer pra criar algo decente. Eu só fui saber que era desse jeito quando estudei pra escrever essa matéria. Lamentável para uma empresa do porte da Nikon.

  • Elaine

    Funciona na D7000?

    • Qualquer câmera Nikon que possua Wi-Fi integrado ou que permita conectar um dos adaptadores wireless citados.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar