fbpx

Airnef, a solução gratuita para câmeras Nikon com Wi-Fi

Airnef é um programa gratuito para que usuários Nikon com câmeras dotadas de Wi-Fi possam transferir seus arquivos de foto e vídeo de forma rápida e prática para seus computadores

Tem se tornado item quase obrigatório nas câmeras fotográficas atuais (sejam elas compactas, mirrorless ou DSLR) a conectividade wi-fi integrada, acredito que em breve toda câmera deverá ter esse item de fábrica, e com isso veio também a necessidade de formas mais rápidas e eficientes de se transferir os arquivos para um computador. Para isso foi criado o Airnef, visando os usuários Nikon, que facilita a transferência de arquivos entre câmera e computador e está disponível para download gratuito em versões para computadores com sistema operacional Windows, OSX ou Linux. Com ele é possível transferir arquivos NEF, JPEG, TIF, MOV ou CR2 e os mais atentos irão reparar que CR2 é a extensão dos arquivos RAW gerados por câmeras Canon. Sim, é verdade, o programa também serve para usuários de câmeras Canon embora estes possuam o EOS Utility fornecido pela própria fabricante. Então, se você é usuário Canon e por algum motivo não gosta de usar o EOS Utility pode baixar o Airnef para ralizar suas transferências de arquivo.

airnef_screenshots_animation
Clique na imagem para ver as outras tela do programa

O Airnef é um programa de código aberto produzido em plataforma Python e é composto de duas aplicações diferentes que agem simultaneamente: uma gráfica e outra como linha de comando. O funcionamento é extremamente simples como pode ser visto no vídeo abaixo em que foi utilizada uma Nikon D7200 como exemplo. Este modelo de câmera possui wi-fi integrado mas o Airnef também funciona com câmeras sem wi-fi nativo em que é preciso um adaptador wi-fi adquirido separadamente como os WU-1a, WU-1b, WT-4 e WT-5.

Algumas opções interessantes estão neste programa, dentre as quais:

  • Possibilidade de baixar todas as imagens e vídeos da câmera usando um único botão
  • Transferências em torno de 2.5 MB/s usando MTP (Media Transfer Protocol)
  • Lembra cada arquivo já baixado, pulando-os em uma nova transferência
  • Permite decidir a ordem em que os arquivos são baixados, de acordo com a data de criação
Adaptadores wireless da Nikon
Adaptadores wireless da Nikon

Segundo o desenvolvedor, há dois problemas acontecendo: um é em relação ao antivírus Norton que classifica o arquivo executável do Airnef como “WS.Reputation.1” e o coloca em quarentena, parece que este é um padrão para qualquer novo executável não reconhecido pelo antivírus. O desenvolvedor já entrou em contato com a Symantec solicitando que o executável entre na “lista branca” e fica na dependência de a Symantec acatar o pedido. O outro é que usuários da Nikon J5 encontram a seguinte mensagem ao executar qualquer transferência: “Camera Command Failed: MTP_OP_OpenSession, Error: MTP_RESP_InvalidParamter”. O desenvolvedor afirma que está em constante contato com usuários desta câmera para resolver o problema.

O download e todas as instruções de como proceder com o Airnef estão no link abaixo:
http://www.testcams.com/airnef/

Fonte: Imaging Resource

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.