Amorgrafia: o amor por trás das lentes 5/5 (2)

Thiago Gouveia dá seu depoimento sobre o amor constante e mutante de um apaixonado/obsessivo fotógrafo de retratos

 

O segredo por trás de um belo retrato de pessoas está no amor que o fotógrafo teve por ela segundos antes do clique!

Fotógrafos de retratos são platônicos, vivem de amores não correspondidos, se apaixonam fácil por um belo sorriso, um olho claro, um cabelo cacheado, uma roupa mal colocada, uma sandália suja, uma ruga fora do lugar… Fotógrafos de retratos amam milhares de amantes, mas não as possuem. Fotógrafos se casam, mas têm vários amores extraconjugais. Conseguem amar mil mulheres e não se apegar a nenhuma. Deixam sua mulher em casa, e vão à rua em busca de outras, outras para amarem e registrarem. Somos egoístas, queremos todas só para nós.

Nunca estamos satisfeitos com um único belo corpo, sempre buscamos na próxima carne um gosto mais adocicado. Aquela que foi registrada já está azeda, em breve deveremos voltar nela para toná-la doce novamente.

amorgrafia - amor por trás das lentes
ver no flickr

 

Fotógrafos de retratos fazem sexo com seus registros, matam com seus registros, viajam com seus registros, amam com seus registros. A leitura da fotografia é única: não me entenda apenas observe! Não, jamais, tente interpretar o que o fotógrafo quis dizer, interprete apenas o que você entende daquilo.

A filosofia por trás de um belo retrato está na paixão incubada que fotógrafo teve pela pessoa registrada. Antes do primeiro clique imaginamos como seria nossa vida ao lado do registrado. Ao gravarmos a imagem, a vida ali não existe mais, existe sim, agora, um momento. Um momento que beijamos, comemos, amamos, desprezamos, rimos, choramos.

A partir de agora a fotografia não pertence mais ao fotógrafo, agora ele precisa buscar um novo amor para registrar, aquele agora será amado por outras pessoas. Ai vem o período da depressão, o fotógrafo acaba de perder seu amor, sem que ele tivesse domínio sobre aquilo, e o pior, ele é o culpado por isso. Antes de mostrar ao mundo, o retrato é muito bem amado na ilha de edição ou no quarto escuro.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Thiago Gouveia

Thiago Gouveia, 26 anos, pernambucano, formado em jornalismo, fotógrafo e editor de imagens autodidata.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar