Aprendi a fotografar, mas não a ganhar dinheiro!

Final de ano chegando e uma ótima hora para fazer o balanço do ano e os projetos para 2013.

Muitos tinham como sonho aprender a fotografar e se dedicaram arduamente a isso fazendo workshops, estudando na internet, ou ainda investindo pesado em uma formação superior.

O tempo vai passando e você vai percebendo que precisa de algo mais…

Depois vem os equipamentos possíveis, ou os que temos dinheiro pra comprar, ou os que nos indicam sem ainda sabermos se é a melhor opção e junto vem aquela sensação de que se você tivesse o que há de melhor no mercado, ficaria milionário! Com aquela full frame e lentes sensacionais, você faria fácil o trabalho de muitos fotógrafos por aí.

Só que acontece uma coisa muito curiosa, você já estudou e já tem os equipamentos, mas não consegue clientes que te paguem metade do que pagam pra aqueles mesmos tais fotógrafos.

Bem verdade que a fotografia é uma carreira de muitas possibilidades, talvez a maior, existem uma infinidades de nichos que você pode trabalhar e quase tudo hoje em dia usa a foto, estamos em uma era muito mais visual do que escrita ou verbal.

Mas a gente insiste em investir todas as nossas fichas no conhecimento fotográfico e em equipamentos e esquece de um lado importantíssimo e determinante no sucesso de qualquer um que é o empreendedorismo.

Semana passada eu trouxe um Workshop de São Paulo justamente sobre empreendedorismo fotográfico do Luciano Mello, eu já acompanhava à distância o trabalho dele e achei extremamente pertinente alguém que está dentro desse mercado tão competitivo, se dispor a dar o caminho das pedras, tanto que não resisti e resolvi produzi-lo no Rio para que mais fotógrafos pudessem ter acesso aos seus ensinamentos e dicas. E eu gostei tanto que vou repetir em janeiro (www.simxer.com.br/LucianoMello)

O objetivo do WS é Capacitação profissional do fotógrafo, utilizando técnicas empresariais para que possam reconhecer e avaliarem o seu valor como artista, profissional e empreendedor.

A ideia é dar ao aluno uma visão do mercado fotográfico. Abrangendo o reconhecimento de estilo, preparação de portfolio, desenvolvimento de website, definição de metas, importância do trabalho colaborativo, gerenciamento de equipes, organização de processos de trabalho, avaliação de resultados, planejamento e a estratégias de marketing e captação e atendimento de clientes.

Eu tenho certeza que todos que estão no mercado fotográfico, já tiveram em algum momento dúvidas sobre alguns desses aspectos.

A gente sabe que quem cobra pouco sempre tem muito trabalho, mas nunca dinheiro, né? Então talvez esteja na hora de ampliar um pouquinho os horizontes e ver o que mais existe pra dar uma ajuda num 2013 não só mais produtivo, mas também mais recompensador.

Então desejo que em 2013 todos os seus sonhos e objetivos se realizem, que o Fotografia-DG seja cada vez mais esse canal essencial para que todos nós amantes da fotografia profissionais ou não, no mercado ou não, possamos crescer juntos!

Vida Longa ao DG.

Feliz Natal e Próspero, muito próspero Ano Novo a todos.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Simxer

Eu sou a Simxer, criadora e redatora do Foto Dicas Brasil, e fotógrafa profissional há mais de 15 anos. Sou apaixonada por fotografar e ensinar fotografia, mas de uma forma simples, pra que o processo seja intuitivo e divertido.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar