Home » Artigos » Artigos de opinião » Saia na Chuva

Saia na Chuva

É comum meus alunos me ligarem perguntando se haverá saída fotográfica quando a previsão do tempo diz que haverá chuva. Minha resposta invariavelmente é que caso chova terão uma excelente oportunidade para realizar fotos que fogem do lugar comum e que certamente ficarão encantados com o resultado inesperado.

Fotografar à chuva

É óbvio que não estou aqui propondo que molhem suas câmeras e estraguem por completo o circuito eletrônico de suas custosas digitais. Mas sempre existe um local para se abrigar e ficar a espera de um momento único e singular, principalmente quando estamos a realizar “street photography”.

Fotografia à chuva

Um dia de chuva na rua irá proporcionar situações inusitadas, onde as pessoas estarão procurando se abrigar da chuva, estarão caminhando mais rápido do que o normal e principalmente as diversas cores, texturas e formatos das capas, guarda-chuvas e outros meios de proteção utilizados. No pós-chuva os reflexos d’agua que teremos em diversas superfícies são fascinantes. Tudo isso irá render imagens muito interessantes.

Chuva

As fotos que ilustram este artigo foram feitas em curtos 40 minutos que estive aguardando passar uma breve chuva de verão abrigado em uma estação de metrô na cidade de São Paulo. Tenho certeza de que fotos muito mais bonitas e interessantes poderão ser realizadas em alguns momentos de chuva em uma rua de qualquer cidade de nosso globo.

aguardando passar uma breve chuva de verão

O fotógrafo deve estar preparado para exercer seu ofício em qualquer situação. Fica o convite. Que tal sair na chuva?

Ajude-nos, avalie este artigo:

Erico Mabellini

Erico Mabellini, com mais de trinta anos de experiência como fotógrafo, trabalhou nas mais diversas áreas: moda, fotojornalismo, publicidade, eventos, documental.... É também jornalista e graduado em Direito, com especialização em Direito Autoral e Direito Ambiental. Leciona Fotografia e História do Direito. Fundador a editor da ONG Tribuna Animal, atualmente dedica-se à fotografia de animais e natureza.

7 Comentários

Clique aqui para comentar