Home » Artigos » Dicas

Calibração de monitores – Perguntas e Respostas 5/5 (6)

Olá leitores do Fotografia-DG, este artigo será em formato de perguntas e respostas sobre calibração de monitores.

Muitos fotógrafos ficam confusos se é preciso ou não calibrar o monitor, qual o equipamento para calibrar, entre outras dúvidas que surgem. Tentarei neste artigo cobrir as principais. O assunto é bem extenso, pois envolve gerenciamento de cores e espaços de cores, o que requer um curso e muita leitura e estudo.

Acredito que esse artigo seja muito importante para aumentar o nível de conhecimento neste assunto. Dúvidas adicionais podem ser postadas nos comentários que responderei o que eu souber assim que possível.

Figura1 - RGBCMYK
RGBCMYK

 

Listei abaixo as 8 perguntas mais recorrentes relacionadas a calibração de monitores:

1 – Eu preciso mesmo calibrar o meu monitor?

A resposta é sim, caso você for um profissional da área de fotografia ou design e deseja que seu cliente o veja como tal. Já imaginou você buscar um álbum de casamento e descobrir que as fotos estão  amareladas, ou azuladas? Isso pode acontecer se você tiver um monitor não calibrado, pois estará acostumado com os padrões da tela, achando que o que você está vendo na tela está com uma cor adequada aos seus olhos, quando na verdade não está e pode perder tempo e dinheiro tendo que refazer todo o trabalho.

Tudo bem, mas aí você me pergunta: Ah mas eu não vou imprimir nenhuma foto, meus clientes só utilizam as fotos na internet.

O objetivo da calibração é ter certeza de que seus olhos vejam a foto da mesma maneira na tela como os outros vão vê-lo. Para impressão, você pode ter certeza que calibrando sua tela sua foto impressa vai parecer muito mais próxima da imagem dela na tela do computador.

No entanto, quando você edita em uma tela calibrada e, em seguida, posta sua foto on-line, não significa que todas as pessoas irão ver a foto corretamente. A tela delas são mais prováveis ​​não estarem calibradas, mas ainda assim é importante calibrar. Por quê? Porque os fabricantes de monitores se esforçam para que os produtos reproduzam as cores adequadamente, portanto, pela correta calibração de cor, você vai estar em uma zona neutra, mesmo se algumas telas estão fora de uma maneira e outros estão fora de uma outra maneira. (a discrepância será menor)

Há uma ressalva, no entanto. Quase sem exceção, monitores de computador são mantidos mais brilhantes do que uma tela calibrada. Então, se eu editar uma foto em um dispositivo calibrado, ela provavelmente vai mostrar-se um pouco mais escura em monitores não calibrados. A maioria das pessoas gostam de suas telas com muito brilho. A maneira de evitar isso é simplesmente clarear levemente suas fotos no Photoshop ou Lightroom antes de postar na web uma vez que sabemos que a maioria das pessoas estarão vendo a foto em uma tela mais brilhante.

2 – Como saber se meu monitor está “ok” ?

Para responder a essa questão, você pode fazer os testes a seguir:

a) Você consegue distinguir bem os realces desta imagem abaixo?

Figura 2 - Conferindo o ponto branco do seu monitor.
Conferindo o ponto branco do seu monitor.

 

A imagem acima mostra oito blocos de tons de cinza, com uma listra branca pura correndo pelo meio onde está escrito: “Imaging Resource White Point Checker”. Os números em cada bloco mostram o valor de pixel que contém bloco. (Ou seja, o bloco marcado 251 tem valores de pixel vermelho, verde e azul de 251, 251, 251.)

Em um monitor perfeitamente calibrado, você seria capaz de distinguir (mesmo que por pouco) a diferença entre a linha branca central e o bloco rotulado 254. Mais tipicamente, um “bom” monitor permite que você veja a fronteira entre a linha de centro e o bloco 250 ou 251. Quantos blocos você pode ver?

b) Você consegue distinguir bem as sombras desta imagem abaixo?

Figura 3 - Conferindo o ponto preto do seu monitor.
Conferindo o ponto preto do seu monitor.

 

Antes de fazer este teste, sugiro desligar a luz ambiente em que você está, principalmente se estiver em um lugar com muito brilho. Não se apavore ainda! A segunda sugestão é salvar essa imagem para a sua área de trabalho e abri-la no lightroom ou photoshop, ou qualquer software de edição de imagens, em que você consiga ter um plano de fundo 100% preto, pois o contraste com o branco da tela ao redor da imagem assim que você está lendo esse artigo pode afetar a correta leitura.

Em uma sala mal iluminada, um excelente monitor iria deixá-lo ver a fronteira entre a linha central e o bloco “5”. Um bom monitor pode não ir tão longe, mas deve deixá-lo ver a diferença entre o bloco “15” e preto puro (faixa central). Muitos monitores só mostram separação no bloco 30, e alguns poucos podem mostrar nenhuma diferenciação entre os blocos. Se você não pode separar visualmente, pelo menos, o “20” e, de preferência o bloco “15” do fundo, o monitor precisa de ajuste e calibração. (Lembre-se de ajustar a sua luz ambiente e fazer as sugestões que eu listei acima, antes de fazer este teste)

c) Como está o contraste da sua tela?

Há mais para conferir do que apenas os realces e as sombras. O contraste é um item muito importante também.

O olho humano não é muito linear e não vou entrar aqui em muitos detalhes sobre a curva de gama, o que você precisa saber é checar se o seu monitor está devidamente ajustado para o gama de 2.2 (maioria dos monitores sRGB) o padrão abaixo aparecerá com o mesmo tom de cinza quando você vê-lo a alguma distância da tela, ou se você apenas desfocar seus olhos tentando ver de uma distância normal de visualização da tela.

A porção central deste padrão é apenas uma série alternada de linhas pretas e brancas.

Então, se você não vê um cinza uniforme quando você olha para a imagem acima, a definição de gama do seu monitor está desligada. A solução deste problema realmente requer um calibrador de monitor, o controle de “contraste” em LCDs na verdade não controla o gama.

3 – Dá pra calibrar no olhômetro ou é necessário algum equipamento específico?

Você pode tentar calibrar no olhômetro, mas não é a melhor opção pois nossos olhos nos enganam. O olho humano erra feio. Se ainda não estiver acreditando, vou lhe apresentar imagens que falam melhor que palavras. Observe bem a imagem abaixo e responda se o quadrado A tem a mesma cor do quadrado B.

Figura 4 - Tabuleiro de Adelson
Tabuleiro de Adelson

 

Se você acha que eles são diferentes, você errou. Os dois são iguais e tem o mesmo tom de cinza!

Ainda incrédulo? Importe a imagem no seu programa (Lightroom/Photoshop ou Illustrator) e pegue a amostra de cor de cada um e compare. Vai ser exatamente a mesma. Observe esta próxima imagem:

Tabuleiro de Adelson

O motivo tem a ver com o contraste. Esse é um típico exemplo de que o nosso olho não é uma ferramenta muito confiável em termos de calibração de monitores, em virtude disso a melhor solução é utilizar um equipamento dedicado à essa função. Pode ser um colorímetro ou um espectrofotômetro (Calibradores Profissionais). Aqui no Brasil nós temos o Colormunki na versão display (colorímetro) e Colormunki Photo (Espectrofotômetro), ambos comercializados pela Coralis. Para perfilar monitores “wide gamut” (wide gamut é um espaço de cor maior que o sRGB, e bem próximo do Adobe RGB) e impressoras em conjunto a sugestão é o Colormunki Photo. Alguns colorímetros mais antigos não fazem um bom trabalho de calibrar esses monitores wide gamut. O preço do espectrofotômetro geralmente é maior que o colorímetro.

É bom comentar que o processo de calibração de monitor requer 2 passos: a calibração propriamente dita e a caracterização (perfil). Na calibração, é praticamente o que foi visto até agora, que seriam ajustes de brilho e contraste para um estado definido. Caracterizar é utilizar um perfil de cor. Essa característica inclui a faixa de cores que o seu monitor é capaz de reproduzir (espaço de cor – sRGB, Adobe RGB).

4 – Quais são as consequências de trabalhar com um monitor não-calibrado?

Existem diversas consequências possíveis. Todos os monitores, calibrados ou não, têm um ponto branco nativo (não-calibrado), que está expresso como uma temperatura em Kelvin. O ponto branco de um monitor (calibrado ou não) é a cor que você vê quando procura uma área de branco puro na sua tela. O branco puro ocorre quando os valores RGB da sua imagem são todos iguais a 255 (se estiver expresso em 8 ‘bits’), como o fundo branco de uma página Web ou um documento. Você pode pensar, “branco é branco”, mas se pudesse alinhar vários monitores calibrados com diferentes pontos de branco, iria reparar que, quanto mais elevada a temperatura do ponto branco, mais azul irá aparecer a tela, em comparação com os monitores com pontos brancos menores. Se puder encontrar os controles do seu próprio monitor, suba ou desça a temperatura (restaure-a com o seu valor inicial quando terminar, a menos que decida que quer ter um ponto branco diferente). Os seus olhos, que se adaptam rapidamente a um ponto branco constante, irá distinguir facilmente a tela a ficar mais azul ou mais amarelo à medida que sobe ou desce o ponto branco. Se o seu monitor não-calibrado for demasiado azul (a temperatura de cor nativa do CRT é de 9300K e o sRGB assume 6500K), à medida que editar a sua imagem irá fazer uma sobre-compensação e irá produzir imagens que parecem amareladas e demasiado quentes num monitor devidamente calibrado. Do mesmo modo, se o seu monitor estiver demasiado amarelo, por ter uma temperatura de cor demasiado baixa (no caso do LCD, a temperatura de cor nativa ronda os 5500K), as suas imagens irão aparecer azuladas/frias num monitor devidamente calibrado.

A definição de um ponto branco adequado é apenas parte da calibração do monitor. Você necessita também de um ponto preto adequado, do brilho (luminosidade) e função de gama (transferência). Se o seu monitor for demasiado escuro porque o ponto preto está definido como sendo muito baixo, você terá que compensar por cima e produzir imagens que pareçam lavadas num monitor devidamente calibrado. Por outro lado, se o ponto preto do seu monitor for demasiado elevado, as suas imagens irão parecer muito escuras e demasiado saturadas num monitor devidamente calibrado.

Se o brilho/contraste for muito elevado, você irá assumir que as suas imagens tem um pouco mais de “impacto” do que se fossem vistas num monitor devidamente ajustado; além disso, os seus olhos ficarão doendo e a sua tela LCD irá queimar mais depressa.

Resumindo, vamos supor que você mande imprimir algumas fotos suas para portfólio num monitor descalibrado. Na hora de buscar suas impressões pode ter uma surpresa com a aparência das cores e ter jogado fora um bom dinheiro (que poderia ser usado para adquirir um calibrador de monitor por exemplo :)  ) Você irá perder seu precioso tempo também, pois vai precisar refazer o trabalho. Se for para um cliente então, com prazos apertados a situação complica ainda mais.

5 – Posso calibrar a tela do meu notebook?

Sim, pode. Muitos fotógrafos possuem 1 desktop e 1 notebook para sair a campo, viagens, ir em algum estúdio ou mostrar portfólios. O recomendado neste caso é ter os 2 monitores calibrados (o monitor que você tem em casa e o do notebook) motivo? Simples.. vamos supor que você está remoto do seu estúdio ou sua casa e precise editar uma foto para enviar para um cliente, ou editora. Se você estiver viajando com seu notebook devidamente calibrado pode editar a imagem nele e exportar/enviar para a gráfica/impressora. Não é o mais adequado e deve ser evitado, pois a tela de alguns notebooks modelos mais baratos não possuem uma boa fidelidade de cores (monitores TN). Se possível utilize um monitor IPS profissional. Os monitores retina display de notebooks da Apple tem tecnologia IPS.

6 – Qualquer monitor serve?

Monitores profissionais IPS (Dell, Eizo, Lacie, LG, etc…), para quem for imprimir de preferência os “wide gamut” que possuem uma faixa de cores superior ao sRGB (por exemplo Adobe RGB), o que é muito bom, porém para estes monitores evite os colorímetros para calibração e prefira os espectrofotômetros (o Colormunki Photo da X-rite é um dos espectrofotômetros de mais baixo custo, apesar de mais caro que um colorímetro) e cumpre bem o seu papel de calibração destes tipos de monitores. O colorímetros não conseguem lidar bem com os monitores “wide gamut” devido a dificuldade de lidar com cores supersaturadas. Fuja dos monitores TN ou VA (que têm ângulo de visão menor que 178º).

7 – Qual a solução se eu não tenho condições de comprar um calibrador?

Sugiro investir num espectrofotômetro, ou caso não consiga comprar um espectrofotômetro devido as seguidas altas do dólar (agora em meados de agosto de 2015 quando escrevo esse artigo), você pode optar por um aluguel de calibrador de monitor.

8 – Por quanto tempo “dura” uma calibração de um monitor?

  • Monitor Novo (menos de 3 meses de uso) se você utiliza seu monitor em um atelier ou estúdio de impressão de imagens, é recomendável calibrá-lo toda semana.
  • Monitor Novo (menos de 3 meses de uso) se você utiliza seu monitor somente para edição de fotos e entrega via web arquivos digitais, pode-se recalibrá-lo a cada 3 meses, até que depois de 1 ano, recomenda-se calibrá-lo todo mês.
  • Monitor usado (mais de 3 anos de uso intenso) recomenda-se calibrá-lo pelo menos 1 vez por mês, ideal seria 1 vez a cada 2 semanas, para usos que não sejam em estúdio de impressão de imagens profissional.

São tempos estimados, pois variam de monitor para monitor, de marca para marca, mas dão uma boa margem de segurança.

Abraços a todos e até a próxima!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Calibração de monitores Tava precisando de limpar uma lista de emails, e achei o site http://www.validadordeemails.com.br usei e limpei minhas listas de e-mail, realmente é muito bom, tem uns filtros avançados legais… Pra quem quiser retirar e-mails inválidos, uso e indico para meus amigos o site http://www.validadordeemails.com.br muito bom mesmo galera :)

  • Uso o colormunki display e calibrava com o software da DISPLAYCAL. Ocorre que com as atualizações do software x PC, não consigo mais calibrar desta forma e a calibração do próprio colormunki acho fraquinha demais.

    Alguma sugestão?

    • Olá Carlos, o que você quer dizer por “fraquinha” em termos quantitativos? Tanto colorímetros quanto espectrofotômetros devem dar o mesmo resultado para monitores LCD, se o seu aparelho está com algum problema sugiro a assistência técnica, pois eles são bem precisos. Lembre-se de que nossos olhos nos enganam!

      Abraços

  • Ian Souza

    Olá,boa tarde,gostaria de sua ajuda para um problema em relação a calibrar,quando edito meus ensaios no Photoshop, o meu notebook (eu acho) aparenta está com as cores bem dessaturadas,e o pior que quanto vou passar as fotos para o celular,as fotos se mostrar super saturadas e cores extrapoladas,no computador elas aparecem normais pós edição,numa boa,bem equilibrada,quando as ponho no celular,as cores saturam demais,o que devo fazer???

    • Olá Ian, bom dia. Recomendo a calibração da tela do seu notebook, provavelmente está descalibrada e você acaba ajustando na tela para ficar boa aos seus olhos, porém quando ve em outro dispositivo aí percebe o quanto está fora. Você pode comprar ou alugar um calibrador de monitor.

      Abraços

  • cateysson

    Olá, como vai ?
    Excelente artigo. Muito esclarecedor e leitura agradável.

    Estou começando na impressão FineArt e gostaria de saber qual calibrador me recomenda.

    X-Rite ColorMunki ou Datacolor Spyder5PRO ?

    Vi os preços aqui no Brasil e achei o preço dentro do meu orçamento e como comprei uma nova impressora, é coerente ajustar tudo para melhorar ao máximo a qualidade dos trabalhos.
    Meu monitor é um Dell IPS 2407WFP-HC (Digital) e já o tenho há uns 4/5 anos +-.

    Obrigado

    • Olá Cateysson, desculpe a demora, o problema é que algumas notificações não chegam até mim. Enfim respondendo a sua pergunta, eu não conheço o Datacolor Spyder5PRO, porém se você possui uma impressora eu recomendaria um espectrofotômetro ao invés de um simples colorímetro. O colorímetro você só vai conseguir calibrar seu monitor, mas não sua impressora. Eu não sei se o Spyder5PRO é espectrofotômetro. Enfim se for apenas por marca, escolha a que tem melhores reviews e críticas positivas. Eu acredito que o colormunki Photo não deixa nada a desejar, mas acho que nessa altura do campeonato você já deve ter decidido.. hehehehe, um abraço !

  • Rogério Padula

    Olá, boa noite.
    Tenho um notebook Samsung, e preciso comprar um monitor decente pra tratamento de fotografias.
    Pelo que eu li, existe o DELL UltraSharp 24 – U2414H Full HD ( http://www.dell.com/pt/p/dell-u2414h/pd ), preciso saber se este é mesmo fiel, ou se existe algum outro na faixa de preço de uns 1.200,00 que seja válido para fotografia.
    E calibrador, qual comprar que realmente seja bom?

    Obrigado,
    Padula

    • Olá Rogério, desculpe a demora, os monitores da DELL são bem conhecidos por terem um excelente custo benefício. Estamos em 2017 e eu tenho um DELL U2410 (que comprei em 2012) funcionando super bem. Calibro ele todo mês. Os monitores DELL se forem com tecnologia IPS E forem calibradros com um calibrador (colorímetro ou espectrofotômetro) apresentarão resultados fiéis.

      Calibrador eu recomendaria o colormunki photo. Se não tiver condições de investir em um monitor e calibrador, você pode alugar um calibrador comigo, se estiver em São Paulo.

      Um grande abraço
      Ale

  • Elenildo Gomes

    Como eu faço pra calibrar tela do meu notebook?

    • Olá Elenildo, você pode calibrar a tela do seu notebook, utilizando um calibrador de monitores, pode ser um colorímetro mais simples (i1 display, spyder, etc…) , ou então um espectrofotômetro, como o Colormunki Photo por exemplo. Se você optar pelo espectrofotômetro saiba que ele tem a vantagem também de calibrar impressoras. Se não tive como investir em um, sugiro alugar. Eu mesmo alugo o calibrador de monitor. Abraços Ale

  • Veronessa Lima

    Hoje comprei um monitor IPS LG pra conectar no meu notebook samsung, pois estava encucada com as cores. Fui numa loja furreca de impressão e imprimi umas imagens minhas e da interner pra comparar. Ja mexi varias vezes na calibragem do windows e no calibrize. Dai hoje liguei o notebook e coloquei o modo HDMI para "somente monitor" (isso é o certo?) e calibrei de novo pelos programas. Eu realmente nao posso comprar um calibrador tao cedo e aqui em fortaleza nao acho gente que alugue. De que forma posso relaxar quanto às cores? Eu nao to nem conseguindo dormir. Estou tentando engressar de vez na carreira de fotógrafa, mas esse tipo de coisa me deixa absurdamente insegura. Comparo a tela com tudo que é tela. Hj com as impressoes tbm… E nunca parece perfeito. :(
    O que eu posso fazer? Socorro.

    • Olá Veronessa, a calibragem do windows e o calibrize não são ferramentas muito precisas para se fazer a calibração . Eu recomendo um colorímetro ou um espectrofotômetro, com relação ao modo HDMI somente monitor acredito estar correto, sei da dificuldade em comprar um calibrador, o que eu faria, já que você mora em Fortaleza, é ver com algum fotógrafo pela região, ou então em algum laboratório de impressão fine art e pedir emprestado, ou alugado mesmo. O único meio de garantir as cores é calibrando mesmo. Lembre-se também de que com o monitor IPS, precisa verificar se ele é wide gamut, ou seja se ele tem um espaço de cor de pelo menos 99% do AdobeRGB, pois o srgb é pobre em cores (somente na tela) e na impressão pode-se utilizar geralmente Adobe RGB ou Prophoto. Você está visualizando a foto em que programa? Está utilizando por exemplo a prova virtual do Lightroom ou uma visualização de prova no Photoshop com o perfil icc correto que você está imprimindo (tipo de papel e impressora)?

      • veronessa lima

        Na descrição do meu monitor (LG 23MP55) só diz que ele é um Color Gamut (CIE1976): 72%. Eu edito através do LR e uso PS quando necessário. Quando salvei em modo Adobe RGB para fazer testes numa loja de fotografia, já salvo no PC odiei as cores. Ficarem bem diferentes de como eu havia deixado na edição e tal.
        Não uso prova virtual. Pra te ser sincera, até tenho uma ideia de como se faz isso, pois vi uns videos no Youtube, mas só.
        As impressões que fiz pra ter uma base de cor foram instantâneas, numa qualidade horrorosa. Calibrei no olho, quase, porque até o Calibrize tá dando treta. Eu termino a tal calibragem que ele faz e quando dou OK as cores voltam ao que estavam. Só acontece comido.
        Estou usando o monitor ligado no note com o cabo VGA que veio nele, porque tava cabreira com o HDMI. Mas deve ser a mesma coisa. Passei a tarde editando foto e as cores estão parecidas com as dos celulares aqui de casa, o que não consigo um bom sinal.
        Angustiada, quase pra desistir de tudo, sinceramente. =(

        • Lucas

          Você conseguiu calibrar seu monitor lg? Como fez ?

  • Ola, obrigada por compartilhar teu conhecimento! :)
    Tenho dúvida, calibrei meu computador com um Datacolor Spyder, trabalho no lightroon em Prophoto RGB, e exporto em sRGB. Meu laboratorio me solicita sRGB IEC61966-2.1, eu enviei 7 fotos para teste e eles imprimiram e me devolveram junto com um target da Fuji (o q eles usam), qdo chegaram as fotos, tive excelente resultado com as fotos PB, uma bem estourada em branco, e três coloridas, e uma com fundo preto, a única q ficou ruim foi uma completamente em tons marrons, madeira, bege e caramelo. Eu solicitei o Icc para eles hj e estou esperando, pra ver se vão me fornecer essa informação. Mas qdo comparo o target q mandaram, percebo q perde muita claridade em relação ao q visualiso na tela, e os tons de caramelo e castanhos são mais escuros e "apagados", a principio estava achando q o problema era minha calibragem, mas apos ver a diferença no target, tenho a impressao q a qualidade de impressao deles é realmente aquem do que eu visualizo. Pior, que é uma dos melhores laboratorios do país. Qual tua opinião conforme tua experiência? Muitissimo obrigada.

    • Olá Julia, eu que agradeço seus comentários. Bom, se o seu monitor está calibrado e você visualizar a prova na sua tela com o perfil correto, não deveriam haver discrepâncias nestes tons de cores. O que pode acontecer é que por eles estarem utilizando sRGB na impressão e como o sRGB é um perfil normalmente utilizado para visualização em telas de computador (web), além de ser um perfil de cores pobre se comparado com o Adobe RGB ou o Prophoto. O que pode estar acontecendo é algumas cores se "perderem" na conversão para sRGB, pois o Prophoto tem muito mais cores. Veja se com o perfil fornecido icc deles as cores ficam iguais na prova virtual, se não ficarem pode ser um problema da qualidade de impressão deles sim. Espero ter clareado um pouco. Obrigado

  • Gostei do poste, mas ficou um dúvida, possuo um MacBook Pro retina. E fiquei na dúvida em qual perfil usar no meu Mac, uso o nativo e acho as cores fiéis. Será se usar um Adobe RGB ou sRGB ficaria melhor?

  • Se você sente que algo está errado, é uma ótima hora para usar um calibrador! ;)

  • Oscar

    Excelente artigo Ale! Obrigado. Gostaria de saber se é o caso do meu Dell UP2516D, que diz vir calibrado de fábrica. No entando noto as cores saturadas pra internet. Principalmente o vermelho. Devo calibrar?
    Abrs

    • Olá. Oscar, obrigado. A título de marketing, os fabricantes sempre dirão que saem calibrados de fábrica. Porém quando você calibra o seu monitor é onde começa a ver que nem sempre isso é verdade. Se está notando algo errado, recomendo a calibração sem dúvida. E mesmo se não sentir que algo está errado, pois nossos olhos acostumam com a tela. Abraços

  • legal, eu nao tenho dinheiro pra comprar um aparelho desses e moro no interior, fim de mundo… pois aqui nem existe quem tenha este aparelho…. entao, o que fazer? tenso!

    • Olá Marco, se você não tem dinheiro para comprar o calibrador, porque não coloca como uma meta nos seus objetivos e inclui aos poucos nos preços que você cobra pelos seus serviços. Em algum tempo você conseguirá comprar. Só uma sugestão. Abraços

  • Viviane

    Boa tarde Ale tudo bem? Eu tenho um Imac 21"mas sempre observo que minhas imagens impressas nos álbuns vem diferente da que vejo na minha tela mesmo usando o colormunki. Não sei se minha dúvida tem fundamento, mas até o momento ninguém soube me explicar muito, essa diferença não se dá pelo fato do meu IMAC estar trabalhando no perfil ICC e dos meus fornecedores trabalharem em SRGB? Quando abro as minhas imagens no Photoshop ele sempre pede para converter em SRGB como se ele não reconhecesse o perfil de cor criado pelo calibrador. Você tem alguma sugestão? Estou enlouquecendo quando comprei o calibrador achei que meus problemas terminariam, mas vejo que não….

    • Alexandre Maia

      Olá, não sou o autor do texto, mas posso ir mais ou menos encaminhando a dúvida…

      Seguinte; quando fala em fornecedores, está falando de quem lhe entrega suas impressões? Se for, creio que está acabando com todo seu trabalho de calibração ao relevar que eles usem um perfil diferente do seu, e o preço é correr o risco de acontecer-lhe justamente o que está lhe ocorrendo, que é a diferença entre o que vê na tela e o que sai no papel.

    • Olá Viviane, td bem? Se o seu monitor está calibrador não teria porque haver essa diferença. Alguns pontos a serem levados em conta : – Você utiliza o Lightroom ou Photoshop para simular a impressão? No Lightroom temos o soft proof que você consegue prever, através da tela como irá ficar sua impressão em determinado papel e impressora (é só ter o perfil icc do local que você irá imprimir suas fotos). Se o seu fornecedor estiver trabalhando em sRGB, saiba que algumas cores não sairão como você queria mesmo, pois são espaços de cores diferentes. Você utiliza e fotografa em AdobeRGB ? Eu recomendo sempre fotografar em AdobeRGB e utilizar o máximo possível do que sua foto e equipamentos permitem, e depois dependendo da saída da sua foto (por exemplo se for web – simule prova virtual com sRGB, se for uma impressão fine art – simule com o papel e impressora corretos, através do perfil icc). Outro ponto é que o seu fornecedor pode estar com a impressora dele descalibrada. Você sabe dizer se ele tem processos de calibração da impressora dele? Outro ponto que você tem que levantar é qual o perfil de cor do seu monitor do iMAC 21'' (Ele é 99% do Adobe RGB/ 100% do sRGB) ? Dá uma pesquisada no google ou com o fabricante essas informações.

      Espero ter ajudado.

      Obrigado

  • Sérgio. M

    Excelente post, Ale Rodrigues! Quero referir também a possibilidade de calibragem do monitor através do sistema operativo/placa de vídeo sem que seja necessário um dispositivo específico para o efeito, ou o uso de um software de calibragem, como, o "Calibrize". São boas opções, não tão precisas, mas que ajudam quem não o faça como profissional ou mesmo sendo, não ache justificável o investimento ou problemática da cor.

    • Olá Sérgio, obrigado. Esse procedimento não é recomendável tendo em vista o artigo que escrevi. Lembre-se de que nossos olhos enganam muito! Por ter visto muitos fotógrafos com este problema é que resolvi oferecer o aluguel do meu calibrador, por R$70,00, pois um calibrador novo é realmente muito caro.

      Abraços

      • Luana Wogeley

        Boa noite Ale,

        Como faço pra alugar esse calibrador?
        Tenho interesse.

        Segue meu email para informação: [email protected]

        Desde já, obrigada.

        • Olá Luana, como vai? Vou te enviar por e-mail as instruções. Você é de São Paulo?

          Obrigado

  • Tenho um problema, mas creio que não seja a calibragem do monitor. Ao colocar a foto para impressão ela perde cor e nitidez, dá para ver nas configurações da impressora. Tenho a DNP RX-1 e Picture Mate. Acontece com as duas, sendo que a impressão da Picture Mate tem as cores normais. Pode ser a atualização do Windows 10 ou calibragem do Monitor? No caso, uso um monitor ligado ao note book, qual devo calibrar? A tela IPS ou o notebook?

    • Olá Carlos, para tirar essa dúvida, recomendo ir por partes, primeiramente calibre o seu monitor e tire a dúvida se o problema é com ele ou não. Com o monitor ligado no notebook, eu recomendo calibrar os dois. Mas o mais confiável será a tela iPS.

      Abraços

  • …e…uma pergunta: trabalho com um Imac 27", devo configurar o monitor para sRGB ou deixo como está, em Imac?

    • Olá Raphael, obrigado. O monitor deve estar configurado para o tipo de trabalho que você normalmente faz. Se você só usa para imagens na internet, então o sRGB já te atenderia. O espaço de cor desse perfil IMAC é ligeiramente maior que o sRGB, mas não chega nem próximo do AdobeRGB. Caso for usar para impressões, sugiro utilizar o maior espaço de cor possível, que no seu caso seria o Imac.

      Abraços

  • Obrigado, muito bom!
    Sou praticamente leigo nesse assunto, menosprezado pela maioria, creio, por falta de informação, por esquecimento e até por desleixo, mas algo imprescindível para um trabalho de qualidade profissional.

    • Olá Raphael, obrigado! É isso mesmo, temos que fazer nosso trabalho com a melhor qualidade possível. Abraços

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar