Home » Inspirações » Foto Arte » Caras Ionut e suas montagens surreais

Caras Ionut e suas montagens surreais

Crianças, animais e paisagens surreais: eis a receita básica de Cara Ionut, que faz montagens fotográficas fabulosas

via Embrulhador / So Super Swesome / Photo Dilse
 

 

Estou certo de que parte dos nossos leitores vai afirmar que essas montagens não são fotografias em si mesmas. Sim, se considerarmos que estas imagens não retratam uma cena real, mesmo que com pré-produção, realmente não são fotos. Mas aqui cabem duas observações: uma é que as montagens são feitas a partir de fotos; a outra é que os elementos inseridos na imagem final são postos de forma bastante natural (em termos de luz, definição, e, até certo ponto, cores).

Assim sendo, apresento-lhes hoje uma referência vinda diretamente da Romênia: Caras Ionut, um “photoshopeiro” de primeira que produz imagens que muitos puristas não conseguem igualar-se em beleza:

(c) Caras Ionut

(c) Caras Ionut

(c) Caras Ionut

(c) Caras Ionut

(c) Caras Ionut

(c) Caras Ionut

 

Achei tão interessante o que ele faz que achei digno até acrescentar uma pequena entrevista com ele, feita pelo site Photo Dilse:

A fotografia é sua profissão exclusiva ou apenas um passatempo? O que o fez resolver seguir essa profissão?
Fotografia começou como um hobby e, finalmente, tornou-se minha profissão. Eu trabalhava como marinheiro desde que eu tinha 17 anos e tornei-me um verdadeiro profissional depois de várias promoções nos anos que se seguiram. Eu estava na profissão há quase 14 anos quando, finalmente, parar de pós casamento, quando minha esposa ficou grávida. Meus papéis expiraram algum tempo após demitir-me e renová-los demandava cargas de dinheiro, que deixei de ter. Desde então eu fiz a minha casa, meu escritório e comecei a ganhar a vida fora da minha paixão, que é a fotografia ou manipulação da foto, retoque, composição, etc.

Algum artista ou fotógrafo em particular lhe deixa inspirado?
Na maioria das vezes eu procuro inspiração na web . Gosto de descobrir coisas novas e tentar aplicá-las em minhas imagens. Às vezes, eu já tenho a imagem final em minha mente quando clico no disparador de minha câmera, enquanto que às vezes eu tenho que explorar, visitar locais, recolher o material que eu preciso, etc. É um trabalho cansativo, mas muito interessante e depende de vários fatores, incluindo o meu humor e a capacidade de manter a calma e paciência. Falando de inspiração humana, eu amo o trabalho de vários fotógrafos e designers. Dmitry Ageev, Marei & Christoph Hessel, André Lucas, Anka Zhuravleva, Dariusz Klimczak e Gorazd Golob, para citar alguns .

Sua parte favorita do equipamento?
Porque na maior parte eu faço montagens, eu uso geralmente minha Nikon D600 e minha Nikon 28-300mm 3.5-5.6 VR.

Dê-nos uma visão sobre o que seu EXIF diz quando você atualmente clica uma imagem normal para seu trabalho.
Eu prefiro usar o modo de prioridade do obturador na minha câmera [modo S, ou Tv para os canonzeiros] e o resto é basicamente o normal, visto que tudo o que eu clico será processado no Photoshop. Eu dou cliques diferentes de vários assuntos de todos os ângulos possíveis e depois uso o mais adequado. Clico quase tudo o que vejo, mesmo no dia-a- dia.

Suas fotografias criam uma espécie de efeito de conto de fadas que é de sonho e fora deste mundo, algo que é realista, mas ainda acima disso. Que tipo de planejamento é feito para arte uma arte como essa, ou é de improviso e muda com cada imagem?
Atrás de meu trabalho é muito trabalho duro e planejamento. Meu trabalho não é dirigido por alguém ou alguma coisa , eu apenas filmar cenas aleatórias e as pessoas , gosto de fotografar o que a natureza me dá . Ao trabalhar com pessoas que eu observá-los e os seus movimentos com cuidado e esperar por um tiro que pode ser usado em alguns dos meus trabalhos . Clico várias vezes e acabam usando apenas um punhado de fotos. Embora eu armazenar todas as imagens do meu computador para o trabalho futuro. Falando dos efeitos de sonho , eu adoraria ver o outro lado da realidade e, portanto, minhas imagens características paranormais. Embora a vida que eu estou levando agora não é muito de sonho e às vezes eu acho que eu estou fazendo nada com ele, mas eu ainda acredito em milagres e, portanto, minhas imagens mostrar o que eu realmente quero fazer e ser quero ser como .

Todas as suas fotos são provas de suas grandes habilidades de photoshop, o que fez você criar tutoriais e difundir o conhecimento do PS?
É uma longa história, que remonta ao dia em que uma pessoa me pediu para fazer um tutorial personalizado para ela e se ofereceu para me pagar pelos meus esforços. Após esta primeira tentativa, minha confiança cresceu dez vezes e comecei a criar mais tutoriais. O dinheiro não era a única força motriz, havia ainda a minha vontade de difundir o conhecimento de Photoshop e o uso dele no campo da fotografia. Acredito que fazer arte digital é, por vezes, mais difícil em comparação com clicar fotografias. Hoje meu site pessoal armazena vários tutoriais de Photoshop, do básico ao avançado, que podem ajudar as pessoas a amarem e compreenderem o poder do Photoshop.

Com inúmeras etapas de photoshopping e vários efeitos as suas fotos são impressionantes e únicas. Mas uma questão que vem à mente é: por que não simplesmente usar a imagem original não editada?
Segundo eu mesmo, ter uma marca do seu talento no campo da fotografia é extremamente difícil, pois quase todo mundo é fotógrafo. Ser diferente é essencial e igualmente difícil e, portanto, eu uso o Photoshop para criar o efeito “wow” nas minhas fotos. Photoshop é semelhante ao corte de cabelo e maquiagem que usamos para aparentarmos melhor e melhorar nosso visual. Da mesma forma, em fotografia o Photoshop pode ser usado para criar melhores e mais atraentes belas imagens. Com o tempo as pessoas vão ter a manipulação por PS em todas as formas de fotografia e elas certamente vão adorar o resultado.

Uma palavra de conselho para aspirantes a fotógrafos amadores…
Primeiro e mais à frente é extremamente importante como artista respeitar o trabalho de outras pessoas e (tentar) entender por que é tão famoso. Também a capacidade de aceitar críticas com um sorriso é importante. Deve-se fotografar de novo e de novo, e tentar melhorar a sessão anterior.

 

Para ver mais do artista, acessem seu portifólio! ;)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar