Home » Artigos » Dicas » Chromakey

Chromakey

Estúdio Imagem e Marca com fundo Chromakey

Foto tirada ao estúdio Imagem e Marca

O Chroma Key, é a técnica de filmar ou fotografar sobre um fundo de cor azul ou verde, para ser substituído digitalmente por outro fundo.

Esta técnica é muito comum em vídeo mas também em fotografia. Em televisão é muito utilizada para a apresentação dos boletins meteorológicos sendo o mapa mostrado por de trás do apresentador sobreposto ao fundo Chromakey.

Técnica Chromakey

Foto retirada do site http://maths.ucd.ie

A técnica Chromakey melhorou bastante ao longo dos anos e é hoje cada vez mais fácil de ser aplicada. A maior dificuldade é a iluminação, pois para os fundos Chroma serem eficazes, tanto o azul como o verde, têm que ser muito bem iluminados. Qualquer sombra ou zona mais escura pode dificultar o processo de alteração do fundo no software de edição de imagem ou vídeo.

Outra coisa a ter em conta, é a contaminação do que vamos filmar ou fotografar. Assim, convém que a distância do fundo ao objecto a filmar ou fotografar seja o suficiente para não ficar com zonas verdes ou azuis.

A utilização do Cromakey é enorme, podemos usar esta técnica tanto por questões artísticas onde pretendemos retirar o fundo para o substituir por outro, como podemos utilizar por questões comercias, para fotografia de produto por exemplo.

Em fotografia podemos retirar o fundo com qualquer software de edição que tenha uma ferramenta de selecção de cor que nos permita seleccionar a cor do fundo, facilitando assim o processo de apagar o mesmo.

Chromakey antes e depois

Foto tirada no estúdio Imagem e Marca

Email: [email protected]
Website: www.imagememarca.com


O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.


Ajude-nos, avalie este artigo:

Rui Bandeira

A fotografia é uma arte, como tal deve de ser partilhada, a verdadeira arte esta em partilhar o que sentimos, o que vemos e o que sabemos!

Não gosto de muitas regras, para se criar temos que quebrar as regras.

Todos os dias aprendo algo novo, por isso cada dia acho que sei muito pouco e que tenho muito para aprender, por isso não me considero fotografo e acho que nunca vou saber o suficiente para me considerar um, porque quando achar que sei tudo vou descobrir um mundo de novas coisas para aprender.

3 Comentários

Clique aqui para comentar