Home » Artigos » Dicas » Com quantos flashes se faz um cartão de Natal

Com quantos flashes se faz um cartão de Natal

- Última Atualização a: 29/12/2015

Quem acompanha meus artigos aqui no Fotografia DG desde o início deve lembrar que em minha estréia por aqui optei por falar sobre Flashes TTL, assim sendo para fechar o ano resolvi voltar ao tema.

Há muitos anos sou um grande entusiasta do uso de flashes dedicados em estúdio, tanto que substitui todos os meus flashes tradicionais por unidades dedicadas que trabalham usando o sistema TTL das câmeras. Esse sistema tem inúmeras vantagens como  portabilidade, independência sobre a rede elétrica, o fato de dispensar o uso de um Flash Meter (fotômetro de mão) entre outras.

Aproveito esta volta ao tema para anunciar que inicio agora uma longa série de artigos sobre fotometria e flashes dedicados. Faço isso após notar a carência de bibliografia no assunto em língua portuguesa e também após acumular longa experiência ministrando cursos nesses dois tópicos. Fotometria e flash são assuntos que se relacionam, um não vive sem o outro, daí a necessidade de tratar os dois simultaneamente.

Mas voltemos ao cartão de Natal e a pergunta que dá título a este artigo, cuja resposta neste caso é 3. Sim, são necessários 3 flashes pata fazer este cartão de Natal e você pode ver a distribuição deles nesta imagem abaixo:

E este é o resultado final da foto:

Os ingredientes para a foto são muito simples, um pouco de farinha de rosca (aquela que é feita moendo pão), enfeites natalinos comprados em uma loja, uma bolinha de mouse, uma pequena sombrinha usada para decorar bebidas tropicais e uma folha de EVA (borracha) verde. Além disso temos rebatedores que visam deixar a luz suave, sem sombras agressivas ou muito marcadas, flashes (neste caso, um Canon Speedlite 550EX e dois Speedlite 420EX). A luz principal é feita com o 550EX, que ganhou um difusor para espalhar um pouco a luz no ambiente e ter um resultado mais suave.

Os dois flashes 420EX cumprem com a finalidade de criar brilhos na borracha e assim simular a água do mar, as dobras na folha quando desfocadas dão a impressão das ondas. Além disso esses flashes iluminam o fundo branco o que aumenta a difusão geral da luz e sua consequente suavidade e naturalidade.

Tudo foi apoiado sobre uma mesa de jantar e a foto foi feita literalmente na sala de minha casa.

Devo dizer que tanto esta foto, como outros dois cartões que fiz em outros anos estão disponíveis para download gratuito em meu site, neste link – http://vernaglia.photoshelter.com/gallery/Holidays/G0000UtqNhENfTZA – Basta colocar a imagem em seu carrinho de compras e proceder o fechamento, é gratuito, um presente de Natal para meus amigos, leitores, seguidores no Twitter e todos os demais que de alguma forma acompanham minha trajetória fotográfica.

Deixo aqui meus votos de que todos tenham um excelente Natal, com muita alegria, saúde, sucesso, e claro, com muitas fotografias!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

15 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá, Legal esse artigo seu, realmente o resultado ficou incrível. Ficou melhor do que se tivesse usado outro tipo de iluminação. Eu gostei muito do efeito feito nas "ondas do mar". Bom trabalho, tudo certinho. Parabéns!!

  • Armando, o Mini Estúdio Profissional chegou no outro dia… falaram que só vinha no dia 5 de Janeiro e qual foi o meu espanto quando no dia seguinte me entregaram em casa. Do Reino Unido até Portugal não levou 24 horas, excelente serviço da amazon.co.uk

    No digitalfoto abri um tópico sobre o estúdio… falei um pouco sobre ele e deixei algumas fotografias também. Veja aqui http://www.forumdigitalfoto.com/threads/590-Mini-

    Enquanto ao convite está fechado Vernaglia! Entretanto vou poder em Janeiro iniciar minhas aulas aqui no Fotografia DG. Fiquem atentos no inicio de 2011 vai haver bomba, verdadeiras aulas ;-)

    Grande abraço

  • Olá pessoal!

    Fernando, obrigado pelo elogio!

    Ricardo: atualmente são 5 flashes, todos da Canon. Sobre as pilhas, mesmo não fazendo book, posso responder que depende, num trabalho em que você opte por usar só um flash, irá gastar muita pilha pois ele será sobre carregado, já se usar os 5, proporcionalmente cada um consome menos pois há mais luz disponível para trabalhar, se mesclar com luz ambiente também ajuda a ter um preenchimento com a luz natural e gastar menos pilha, então depende do trabalho, não há regra sobre isso, de forma geral, pilhas carregadas duram uns 2 dias de trabalho comigo, mas como falei, depende da forma de trabalho, quantidade de flashes, técnicas usadas etc.

    Diogo, vou querer ver os resultados dessas fotos! Quando vier ao Brasil pode ficar tranquilo que providenciarei algo, e você dará uma palestra sobre SEO aqui, já deixo o convite, aberto, em público, assim você não tem como escapar.

    Abraços,
    Armando

  • Vernaglia fiquei tão empolgado com o seu artigo e depois com a resposta ao comentário que decidi comprar um mini estúdio (coisa barata) para começar a tirar umas fotos de miniaturas aqui em casa. Estou destinado a isso, o meu tempo é todo passado no emprego e depois no Fotografia DG e digitalfoto que fico sem sol para fotografar :razz:

    ah.. quando for ao Brasil tem que ter um workshop marcado para mim ;-)

    Ricardo, o Vernaglia vai iniciar uma longa série de artigos sobre fotometria e flashes dedicados, acredito que vai ser uma excelente ajuda para todos nós… fique por perto, é já em Janeiro!

  • Vernaglia, PARABENS, vc foi muito criativo, achei fantastico…..

    Gostaria de saber quantos flashes TTL vc tem hoje em seu estudio e quantos jogos de pilha vc usa em uma seção de fotos para book por exemplo.

    Estou perguntando isto, pois como vc comentou que abandonou as tochas por flah dedicado, também tenho muito interesse em montar um estudo com flash dedicado, uma vez que ainda não possuo flash de tocha.

    Obrigado e mais uma vez Parabens…..

  • Olá pessoal!

    Diogo, eu já havia visto várias daquelas fotos de brinquedos, e assim como as que eu faço, a maior técnica que existe é a atenção, olhar a luz de uma imagem real (como fotografia de pessoas) e analisar as sombras, brilhos etc, identificar ar origens da luz, tentar entender o tamanho da fonte de luz na porporção do objeto fotografado e por aí vai. Lanterna funciona bem para iluminar, o que ela tem de ruim é a baixa potência quando comparada a um flash, então o que muda é ter que dar tempos longos de exposição para obter um resultado mais ou menos igual. E também há questões de temperatura de cor/white balance para levar em conta.

    Olá Jonas, obrigado pelo comentário e elogio. A parte do mar é a que tomou mais tempo planejando e fazendo alguns testes mesmo, afinal eu queria simular a água com sol batendo usando borracha (material fosco) e flashes… então houve mais tempo de estudo ali do que em qualquer outra parte da cena.

    []'s

    Armando

  • Olá,
    Legal esse artigo seu, realmente o resultado ficou incrível. Ficou melhor do que se tivesse usado outro tipo de iluminação. Eu gostei muito do efeito feito nas “ondas do mar”.

    Bom trabalho, tudo certinho. Parabéns!!

  • Olá pessoal!

    Pepe, obrigado pela visita e elogio, você tem razão, pensar e planejar hoje são atitudes raras em fotógrafos atuais, mas acho que é questão de tempo, cada fotógrafo que se interessa por estúdio acaba tendo que fazer isso pois o estúdio é como uma tela branca.

    Alexandre, sempre é possível fazer belas fotos com um único flash, ou mesmo sem nenhum, por exemplo usando luz natural e espelhos e rebatedores, nunca pense que a falta de equipamento lhe impede pois na verdade a falta de recurso acaba te tornando mais criativo se você não desistir.

    Walter, obrigado pelo elogio, mas não é tanto assim, essa foto é possível com 3 lanternas no lugar dos flashes, não precisa de dinheiro, inclusive se for no meu site verá os outros 2 cartões de Natal que lá estão, ambos feitos só com lanternas e não com flashes.

    Obrigado pelos comentários e elogios pessoal, fico feliz com a resposta de vocês, e desejo a todos um 2011 espetacular, além de um ótimo Natal.

    Grande abraço,
    Armando Vernaglia Jr
    http://www.vernaglia.com.br

  • Esquentando a cabeça pensando em como fazer com um flash só…

    acho que só não rola pra este ano porque está muito em cima. Não fosse isso acho que eu providenciaria! =)

    Obrigado por disponibilizar uma criação sua, Vernaglia! Prometo deixar uma minha, quando eu conseguir algo bem legal!

  • Bem pensado, bem realizado, resultado agradável. Aqui há um ingrediente muito interessante e esquecido nesses tempos de atuais: Pensar antes de fotografar. Abs