Como deixar seus clientes à vontade nos ensaios 4.69/5 (13)

Você como fotógrafo tem uma missão, deixar seus clientes à vontade para que você possa pegar o melhor momento deles, mas como fazer isso?

As pessoas têm comportamentos e reações diferentes quando confrontadas com uma câmara fotográfica, e, por experiência própria, o homem é o modelo mais dificil. A grande maioria dos homens não gosta de ser fotografado, eles não gostam muito de sorrir, não ficam descontraídos, e são mais distantes na hora de fazer um trabalho fotográfico, (eu mesmo que sou fotógrafo não gosto de ser fotografado), já as mulheres são mais fáceis. Elas já estão acostumadas a fazer suas selfies com as amigas, não se preocupam com o sitio onde tiram a foto, são mais descontraídas, pois elas gostam de guardar cada momento com a câmera do seu celular. Mas e nos ensaios como fazer para que todos participarem da foto?

Seja ensaio de família, gestantes, casal, crianças, creio que o segredo esteja em três passos, pode ser em até mais para outros colegas, mas para mim são apenas esses, que já vai te ajudar bastante.

Conheça bem o seu cliente

Porque conhecer bem ele? Porque isso vai facilitar bastante você no dia do ensaio, você vai poder usar tudo o que souber deles a seu favor, coisas, por exemplo, qual piada que eles gostam, como se conheceram, o que ele gosta de fazer, que brinquedo que as crianças gostam, entre outras coisas que fazem parte do seu dia a dia.

O lugar do ensaio

Isso também é importante para ter um bom ensaio para deixar eles a vontade, se o cliente já tem um lugar específico onde quer fazer o ensaio melhor ainda, agora se ele quer que você indique um lugar, escolha um lugar que você conheça bem, aonde cada parte desses lugar você já tenha algo pré definido em sua mente, ou até mesmo, um lugar que você  já sabe que vai deixar eles bem a Vontade, seja parque, fazenda, praia, qualquer lugar.

Direção divertida

O que seria isso? Direção divertida é a hora em que você entra em ação com tudo que aprendeu nos dois primeiros passos, você usa o que conhece do casal, usa o lugar ao seu redor, tudo a seu favor.

Você vai contar piadas, você vai fazer eles rirem juntos, depois de três ou quatro risadas juntos o ensaio já terá outra cara, tudo vai ficar mais fácil para você, até os próprios clientes vão dar dicas de poses, ideias para você fazer no ensaio. Aí você me pergunta poxa Ricardo eu vou ter que ser um palhaço fazendo as fotos? Eu respondo cara depende de como você enxerga se for para deixar seu cliente a vontade e ver cada foto saindo com os melhores sorrisos e momentos, seja o melhor palhaço, ou comediante como preferir chamar, apenas dê seu melhor.

É muito ruim quando você vai fazer a pós produção das fotos e vê que todos saíram rindo menos aquela tia que saiu com cara de tristeza, menos aquele menino que saiu
bicudo, a maioria acha que é só criança que dá trabalho para sorrir em fotos! Engano seu adulto também dá trabalho para sorrir!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Ricardo Almeida

Sou o Ricardo Almeida, 29 anos, sou de São Paulo capital, sou fotógrafo há dois anos, sou empreendedor, casado com Franciele Almeida que trabalha junto comigo como maquiadora.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar