fbpx

Como GANHAR DINHEIRO com Fotografia. DESTAQUE-SE DA CONCORRÊNCIA!

Olá Fotodgianas e Fotodgnianos! … Ladies First! … como minha família me ensinou … 😉

Tá tudo beleza pura por aí?! … tenho muitas coisas boas prá contar!

Primeiro, eu quero explicar algumas coisas importantes sobre esta vídeo aula onde eu mostro qual é a Primeira Chave do Sucesso na Fotografia Profissional de Moda e Publicidade onde estou há 30 anos firme e forte, e isso é importante prá vc ficar segura(o) que será uma porta aberta para o seu objetivo de poder viver fazendo algo que dá muito tesão … sem patrão pentelho na orelha ou trabalhos mais pentelhos que o próprio patrão e que criam espinhas na bunda … na real do dia a dia cheguei à conclusão de que … pause:

E se também não é o seu mundo, ou se for vc não quer ficar nesse mundo sem profissionalismo e incerto, acredito que esta vídeo aula vai dar uma puuuta força ai no seu plano de se tornar Empresária(o) da Fotografia com postura técnica no nível exigido pelos grandes Clientes que sempre trazem grandes desafios nos trabalhos e uma forma de trabalhar a fotometria porque (quase) sempre o prazo é “ontem”.

… Ah, peraí que eu lembrei de uma coisa que pode dizer tudo o que eu quero dizer prá Vc!

… é uma conversa pelo WhatsApp com um Amigo lá na EFOtv que é o meu canal no Youtube que eu levo muito a sério porque consigo concentrar uma informação que vem diretamente do mercado, sem mimimi, sem chance de errar na Fotometria ou depender da pós-produção porque nesse mundo as coisas funcionam diferente dos outros mundos abarrotados de gente ainda sem a devida experiência da adrenalina que é, da responsa gigante bombando na mente porque se errar alguma coisa eu comprometo todo o timing do meu Cliente … e o pior de tudo, todos os custos inesperados “SÓ” porque eu lagartixei …

Esse não é o meu mundo … Improvável e Impossível, arrisco dizer! … cobro de mim, a mesma capacidade de execução que cobro de um cirurgião que eu tenha de escolher … e acredito que pensar assim me ajudou pra [email protected]@lhº quando eu, finalmente, dei o primeiro passo na porta de entrada do competitivo mercado de moda de São Paulo que é fº[email protected] de tanta pressão e Cultura da Indústria super necessária para mostrar a própria identidade que é algo que deixa de existir quando se usa presets comprados de outras pessoas …
Tipo … prá mim é surreal pensar que eu faço uma foto mas o preset é de outra pessoa … no way! Nunca!

Eu vou fazer uma coisa que sempre quis fazer que é partilhar aqui um vídeo clip lindo, muito fº[email protected] do Pink Floyd que eu utilizo como exemplo daquilo que essa nova forma de “educação técnica” pode causar de ruim quando junta talentos individuais numa máquina de fazer salsichas e no final ninguém consegue diferenciar um talento do outro … a mistura de talentos só é saborosa para quem come a salsicha! 😉

Voltando ao Pink Floyd e a parte que é a história por trás do vídeo, o tema “NO EDUCATION!” ou “Hey, teacher! Leave the Kids alone!” faz todo o sentido … depois de assistir, sugiro que pare um minutinho para escolher um dos personagens que represente aquilo que Vc quer ser ali no fundo da alma em busca da Felicidade … esse é o passo mais importante de todos os que virão a seguir!

Eu me identifico só com o menino poeta do filme … pega a pipoca, relaxa as costas e curte essa Luz Fº[email protected]!

Costumo assistir 3 vezes … na primeira entro no filme de cabeça … até choro de vez em quando …

E depois entro em modo Fotografia e fico focadaço na Iluminação Contínua que foi construída em cada take que é uma puuuuuuuuta experiência muito fº[email protected]

E no final faço uma coisa que eu chamo de Tecladografia porque eu vou dando um gás na tecla PrintScreen e congelo alguns frames muito fotográficos onde consigo parar o tempo e depois estudar com calma a distribuição e a possível aplicação dessa inspiração no meu atendimento a um Cliente da Música, por exemplo … se o produto é bom, sempre haverá mercado para ele … torne-se Bom e aguarde o Boom!

Nessa ordem … senão nunca vai rolar! … assiste ai e depois volta que eu espero aqui na boa! Vai lá! 😊

Quando eu estou concentrado num job, repito incontáveis vezes pra mim mesmo:

“Fernando, escorregar na técnica aqui deste lado é tão perigoso como um piloto de F1 errar numa curva de alta velocidade!

… e dai entra a Fotometria Manual, linda maravilhosa mostrando toda a Luz e como podemos pintar a nossa assinatura fazendo as nossas combinações corretivas/criativas que é o Cliente sonhou e precisa … “

Achei aqui a conversa que pode ser a conversa de muitas Fotodgianas e Fotodgianos que se encontram no mesmo momento desse Amigo que chamo de X por razões de privacidade:

“Fala Bagnola

É noissssss !!!!!! rsssss

Meu nome é X, sou professor, tenho X anos e há cinco anos atrás eu comecei a fotografar.

Eu queria muito dividir meu tempo entre lecionar (que eu amo) e fotografar (que eu amo também). Infelizmente eu não consigo fazer isso pois o mercado fotográfico daqui do Brasil, nesse momento, não me permite. Além disso eu mesmo não me considero um bom fotógrafo, o que faz com que eu não tenha muita segurança para propor trabalhos diferenciados e até mesmo preços diferenciados, preços que valham a pena eu pegar trabalhos. O que o pessoal quer pagar não cobre sequer o risco de eu sair de casa com meu equipamento, acho que vc conhece bem essa história.

Eu gosto de fotografar pessoas, sabe.

Queria muito fazer um trabalho diferenciado nesse nicho de mercado.

Há uns dois anos eu montei um home estudio com 36 metros quadrados em minha casa.

Tinha a intenção de usá-lo em trabalhos criativos, mas ficou só na intenção mesmo. Comprei muita coisa que hoje está aqui parada. Hj eu tenho uma Nikon D700, duas Nikon D200, Uma Canon T3, Uma Nikon 2020 que eu uso para fotografar com filme. Tenho uma lente 18-55 da Canon e uma Youngnuo 50mm também da Canon. Da Nikon eu tenho a 50mm 1.8, a 85mm 1.8 e uma 24-120 3.5-5.6. e uma 55-200 cropada. Tenho modificadores, flashes, um monte de tripés, coloquei luz de led em meu estudio, tenho dois speedlights AHHHHHH eu tenho um fotômetro igual ao seu rssss. Bom, como eu disse, 90% dessas coisas estão paradas aqui, tem horas que eu penso em vender tudo e ficar só com uma câmera para hobbie.

Mas aquele desejo de fazer algo diferenciado que me ajude talvez não a sobreviver de fotografia, mas pelo menos ter uma renda que me permitisse dividir meu tempo entre fotografar e ensinar fosse possível. Pergunta: Tenho salvação??? KKKK.

Adoro o Canal, assisto todas as suas aulas lá na EFO TV.”

E daí eu tive de parar tudo porque é alguém que apoia o meu projeto EFOtv e não precisa de muita coisa prá dar esse salto da rampa do avião e sentir que nem o céu será o limite … e respondi:

Salve X✌🙂 Blz?!

Obrigado pelo contato e pela confiança naquilo que eu partilho na EFOtv que um dia também foi só um sonho que se realizou trazendo um pouco de Realidade Comercial no YouTube para Amigos da EFO que   estejam dispostos a Viver da Fotografia e, principalmente, começar a Agir como verdadeiros Profissionais.

Respondendo a sua questão sobre ter Salvação, eu só consigo responder -SIM!👍 pela metade lendo a sua mensagem sobre a parte do investimento já feito. Discordo que a culpa seja do mercado do Brasil pois já aprendi que a culpa é sempre de quem pensar assim que acaba por nunca tomar uma atitude profissional sustentável, como me pareceu o seu momento.

A outra metade do -SIM!é completamente sua e deve ser A Voz Interior a responder … 50 anos, no meu caso, foi o Ano da minha Grande Mudança pois tomei a decisão de crescer profissionalmente no novo modelo de negócio baseado no Mercado de Arquitetura, Hotelaria e Gastronomia … Onde já tenho portfólio europeu com destaque disponível no meu site.

Você deve fazer o mesmo, na minha opinião …

E daí FOCAR no TEU EQUIPAMENTO, dar o Sangue para tirar dele o máximo possível para e ser a melhor versão de si próprio para poder cumprir as expectativas com total segurança, rapidez e profissionalismo.

E vai comprovar que a culpa nunca é do mercado da Fotografia e sempre há novos horizontes para quem tiver Olhar Artístico que traga Criatividade ao momento mágico que os 50 anos podem ser desde que o Olhar enxergue a Vida Profissional como o copo meio cheio e não mais como o copo meio vazio de Oportunidades (só nesta pequena mudança 90% dos atuais concorrentes já viram poeira!👍

Abraço e obrigado mais uma vez!

Fernando Bagnola

Na realidade é exatamente esse o contéudo de ajuda que eu quero partilhar com Você que já tenha uma puuuta grana investida em equipamento que tem de se tornar lucrativo, porém, dentro das áreas que vc escolher que quer atuar e não só porque ali (dizem) que é o filão de ouro do mercado e vai todo mundo disputar migalhas nesse alvoroço que faz parte do mercado com baixo nível de exigência, de baixo nível de valores praticados, com baixo padrão de qualidade e segurança naquilo que rompe o compromisso com o profissionalismo … que me assusta muito pela dependência GIGANTE da pós-produção para fazer correções muito fáceis antes do primeiro clic … eu mostro isso no vídeo … relaxa, tá tudo lá pra Vc!

E criei a EFOtv e lá é a minha casa que agora já é a casa de 37.000 pessoas que são a minha força multiplicada por 37.000 para dizer a minha Verdade do dia a dia, respeitando a Verdade do dia a dia dos que têm outras Verdades discordantes … nessa vídeo aula eu não falo para mais ninguém além de Você!

Ali o que eu digo não é para brigar com ninguém … cada um é cada um … ali a briga é comigo mesmo para ser melhor e dai poder melhorar a qualidade do que eu vou publicando para que pouco a pouco vc vá aprendendo os truques e ganhe ai um turbo no sonho para fazer do sonho um objetivo alcançado, blz?!

… é nessa vibe, Bob Marley na mente, conversa inteligente e o que importa é olhar pra frente!

Quero agradecer ao mano Diogo Guerreiro (e como combina esse sobrenome com a pessoa!) pela Coragem de ter me convidado para fazer parte deste teu novo projeto, o 1º Congresso Nacional FotoDG que, mais uma vez, Une a Fotografia trazendo à tona Grandes Nomes e suas respectivas experiências …

Tenho Respeito por cada um dos que farão parte deste Encontro Internacional e qualquer eventual discordância de opinião, nada mais é do que uma simples discordância de opinião que termina com um brinde ali sincero e cheio de novas visões adquiridas que podem nos ajudar a melhorar a nossa visão.

Isso mantém a Alma Original do FotoDG que um dia deste à Luz! 😊

Valeu ai prá quem chegou até aqui e espero que a vídeo aula possa fazer vc levantar ai da cadeira, ficar de meias e detonar aí a dança do Michael Jackson porque era o que buscava encontrar!

Peço desculpas se houver algum erro de ortografia mas não tenho tempo, neste momento, de fazer uma revisão … mas o que está aqui é tudo aquilo que eu queria dizer pra Você!

Conselho Final: “Aproveita agora que vc treinou ler ao invés de assistir e pega nos manuais de cada equipamento que Você comprou com suor … lê tudo … com atenção … com tesão … imagina que a cada página lida a concorrência fica menor no teu retrovisor só porque eles são preguiçosas(os) … 😉
Pensa nisso! … vai ver como é bom mandar a preguiça mental dos automatismos e surfar por cima dos tsunamis que de vez em quando aparecem no mercado de Moda & Publicidade (é a melhor parte!).

Cola lá na EFOtv que é parceiraça do FotoDG … até no nome a gente rima!

O Sucesso vem nos detalhes e se você quer ficar mais preparado para vencer a concorrência e conquistar o seu espaço, indico dois livros que escrevi que vão dar uma força gigante, pode apostar:

Abreijos … #tamujuntonofotodg #tamujuntonaefotv #énóis #eusoufotógrafo

Fernando Bagnola

Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984 atua nas áreas de Moda e Publicidade, vive em Portugal há 10 anos e desenvolve formações avançadas de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de workshops e cursos ao vivo por vídeo-conferência tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil, USA, África, Austrália e Portugal.

× Precisa de Ajuda?
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar