É possível viver de fotografia? 4.33/5 (24)

Confira algumas dicas para conquistar o seu lugar no mercado e que provam que é possível viver de fotografia.

Viver de fotografia é o sonho de muitos profissionais espalhados pelo Brasil. Porém, todos ficam com um pé atrás sobre a possibilidade de obter bons resultados nessa carreira. Será que você consegue se estabelecer no mercado e viver apenas trabalhando no ramo da fotografia?

A resposta para essa pergunta é: sim, é possível viver de fotografia. Porém, assim como acontece em qualquer outro ramo de atuação, você precisará encarar alguns obstáculos e ter determinação para superá-los. As oportunidades estão espalhadas pelo mercado, basta saber como aproveitá-las.

Você quer ATRAIR os clientes certos e VENDER MAIS através de ESTRATÉGIAS de MARKETING? Acesse Agora: http://edzz.la/LM7QN?a=46907375

Veremos, neste artigo, como você pode viver de fotografia. Vamos lá?

As oportunidades do mercado

O primeiro passo para que você consiga viver de fotografia é entender a dinâmica do mercado. Por melhor que você seja no que faz, se não houver uma demanda constante pelos seus serviços será muito difícil se manter financeiramente, não é mesmo?

Imagine que você seja um ótimo fotógrafo especializado em fotografar eclipses. Será muito difícil conquistar um lugar no mercado apenas com fenômenos que acontecem raramente.

Por outro lado, existem nichos que possuem demandas constantes e que abrem lugar para muitos profissionais. Pense em quantos casamentos acontecem ao longo de um mês no Brasil: os fotógrafos especializados nesse tipo de evento sempre terão clientes interessados no seu trabalho – basta se destacar em relação aos concorrentes.

Ou seja, o mercado da fotografia está repleto de oportunidades. Existem inúmeros nichos de atuação dentro da fotografia – desde newborn até fotos publicitárias ou cobertura de eventos. Esse é o primeiro indício de que é possível viver de fotografia, certo? Agora, veremos o que você pode fazer para tornar isso uma realidade.

Entre no nosso grupo WhatsApp sobre Marketing para Fotógrafos e tire suas dúvidas com a própria Sílvia Martins: https://chat.whatsapp.com/IA1mQt67OvsFeuWbMXTA5n

Como viver de fotografia?

Já vimos que o mercado está repleto de oportunidades no ramo da fotografia. Mas o que você deve fazer para aproveitá-las? Existem inúmeros profissionais começando as atividades como fotógrafo nesse mesmo instante – e você precisa se destacar se quiser conquistar os seus clientes, não é mesmo?

É por isso que preparamos algumas dicas fundamentais para que você consiga trilhar o seu caminho na fotografia:

Seja diferente

Como vimos, existem vários profissionais interessados em estabelecer os seus lugares no mercado. A melhor forma de chamar a atenção do público e começar a construir a credibilidade da sua marca é sendo diferente dos demais. Possuir um diferencial bem definido, certamente, é essencial.

Acredite no seu potencial

Você dificilmente conseguirá viver de fotografia de uma hora para outra. Na verdade, as atividades nessa carreira podem ser bem paradas e mesmo desanimadoras até o momento em que você cria uma boa clientela. Portanto, é muito importante acreditar no seu potencial e seguir firme no propósito.

MASTERCLASS 100% GRATUITA E ONLINE para ATRAIR os clientes certos e VENDER MAIS através de ESTRATÉGIAS de MARKETING! Se quiser participar, clique aqui neste link.

Divulgue o seu trabalho

Por melhor que seja a qualidade do seu trabalho como fotógrafo, os clientes não descobrirão os seus serviços por acaso.

Trabalhar na divulgação do seu trabalho é uma etapa fundamental se você quer viver de fotografia. Crie um website e mantenha páginas nas redes sociais sempre atualizadas.

Esteja aberto a mudanças

Dificilmente você conseguirá executar tudo o que planejou, mas isso não precisa ser uma coisa negativa. Viver de fotografia significa estar aberto a mudanças e se adaptar conforme o mercado. Se você começou como fotógrafo de eventos e notou ter facilidade em lidar com crianças, por que não investir na fotografia infantil?

Tenha persistência

Como vimos, a vida de um fotógrafo é repleta de obstáculos, e, por isso, determinação e persistência são atributos muito importantes para superá-los e conseguir construir uma carreira na fotografia. Todos passam por dificuldades, mas apenas os melhores seguem em frente sem desistir.

E então, você acha que é possível viver de fotografia? O que achou das dicas apresentadas neste artigo? Conte pra mim pelos comentários.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Silvia Martins

Silvia Martins, formada em marketing com MBA pela FGV em Gestão Empresarial e Comercial. Trabalhou no ambiente corporativo por 17 anos. Hoje, atua como educadora e palestrante de marketing e fotografia em renomados congressos, além de ministrar oficinas exclusivas para fotógrafos. Além da parte da educação no universo fotográfico, Silvia é fotógrafa de família no estilo lifestyle há 6 anos onde já atendeu mais de 600 clientes.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar