Home » Artigos » Dicas » Como melhorar as suas fotos: 5 dicas essenciais

Como melhorar as suas fotos: 5 dicas essenciais 4.66/5 (50)

01 – Saia pra fotografar e use a câmera que está com você. Não espere viajar, fotografe coisas banais do seu dia a dia, não é selfie, não é prato de comida. Fotografe um balde, faça fotos de coisas coloridas, seus filhos, sua rua. Enfim, a melhor forma de aprimorar suas fotos, é treinar, sempre!

02 – Varie o plano. Você fez uma pequena viagem de final de semana. E quando voltou fez as fotos todas com o mesmo plano. Todo mundo sempre aparece de corpo inteiro em todas as fotos. Fotos de plano geral onde você contextualiza o ambiente é importante. Mas, chegue perto e varie o plano. Fotos com o enquadramento da cintura pra cima (plano americano) ao mesmo tempo que contextualizam, destacam mais as pessoas.

03 – Fotografe na hora certa – início da manhã e final da tarde. Da pra fotografar ao meio dia. Sim, claro, se fizer fotos num ambiente interno, se estiver nublado ou se seu objetivo é fotografar com uma luz muito dura. A luz do sol na posição mais baixa facilita muito, inclusive o aprendizado.

04 – Seja um amante da arte – A pintura nos ensina muito sobre composição, luz, equilíbrio e uso da cor. Seja um amante dessa arte. Leia livros, procure entender mais sobre a concepção das obras dos grandes artistas. No geral, os pintores do estilo clássico são mestres em composição e uso da luz enquanto os expressionistas e modernistas são exímios exemplos de uso das cores. O cinema nos fornece exemplos reais de como a fotografia ajuda a contar uma história: desde a composição das tomadas (cenas) até as cores e a iluminação, responsáveis por criar uma atmosfera, um clima, provocar um sentimento.

05 – Peça a opinião de outras pessoas – As vezes nos apegamos a uma foto que fazemos apenas pela dificuldade de faze-la ou por algum outro motivo. Se for perguntar a um fotógrafo, descreva pra ele o contexto, seu objetivo e as dificuldades que teve pra fazer a foto. Isso vai permitir a ele fazer uma analise mais detalhada e realista da sua imagem.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Leo Horta

Todo mundo ama ver fotos sensacionais e a maioria de nós compartilha fotos o tempo todo: nas redes, entre amigos e familiares e pessoalmente. Muitas vezes vejo que algumas pessoas se frustram por não conseguir se expressar da maneira que gostariam. Em alguns casos, usam também a fotografia pra divulgar o seu trabalho. E por isso eu iniciei uma missão de dar dicas de fotografia com uma linguagem simples e direta, pra ajudar quem deseja aprender a fotografar.

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Na boa, gosto do site, obrigado pelas dicas, mas é um saco aturar essa barra de ícones de compartilhamento flutuante no rodapé (Android). Tirem isso, por favor, os ícones já estão no fim da página. Abraço.

  • Muito bacana. Sempre uso o princípio “fotografar sempre e com a máquina que estiver à mão”. Não espero momentos especiais, pois acho que, se estamos vivos, todos momento pode ser especial.

  • Suas dicas foram muito bacanas, tanto que vou repassá-las a minha filha que está começando a brincar com minhas câmeras. Gostaria de dar uma sugestão especificamente sobre este texto.

    Desejo sucesso a você e digo que suas dicas são muito boas para iniciantes e profissionais do mercado. Sou se fã.

  • Muito obrigado pelas suas dicas e disponibilidade de partilhar o seu conhecimento!
    Bem haja.
    Rosa Maria

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar