Home » Artigos » Dicas » Seguro de equipamentos fotográficos

Seguro de equipamentos fotográficos 4.67/5 (9)

Escrevemos esse artigo para o Fotografia-DG sobre seguro de equipamentos fotográficos em 2012 e notamos que merecia uma boa atualização diante das novidades.

Mas conversando com o Diogo Guerreiro, decidimos oferecer algo mais para os leitores do Fotografia DG, por isso além de ficar bem informado, a partir de agora, você que é Leitor Premium terá um excelente desconto no seguro de equipamentos Porto Seguro. Mais detalhes abaixo:


Neste artigo, falaremos de tudo o que você precisa saber ao contratar o Seguro para sua Câmera e demais equipamentos Fotográficos, para nunca mais correr riscos com seu equipamento. Então vamos direto ao que interessa, informação:

Quem pode contratar?

Fotógrafos profissionais e amadores, empresas e pessoas físicas em todo território nacional, inclusive no exterior se possuir CPF.

Qual é a abrangência?

Garante o equipamento em todo território nacional, em ambientes internos e externos.

O seguro é válido por quanto tempo?

Por padrão o seguro de equipamentos fotográficos, tem vigência de um ano. Para ocasiões pontuais você pode contratar um seguro para eventos e incluir a cobertura de equipamentos. Mas se a intenção é economizar, o seguro equipamentos muitas vezes sai mais barato.

Preciso ter as notas fiscais dos equipamentos?

A nota fiscal é a preferência, mas você pode apresentar também as Invoices (para equipamentos adquiridos no exterior) e caso não possua nota fiscal, você ainda poderá apresentar duas fotos de cada item; uma de perfil e outra do número de série (caso o item possua), dessa forma sua contratação será realizada pelo que chamamos de tratativa diferenciada de aceitação; que garantirá as coberturas nas mesmas condições.

Quais coberturas posso contratar?

Danos físicos ao bem (básica)
A cobertura de danos físicos é considerada cobertura básica, o que significa que sem ela as demais não podem ser contratadas. Ela cobre todos eventos de origem externa e imprevisíveis como acidentes com veículos, quedas acidentais, danos causados por laser ou raios solares, incêndio, raios, entre outros.

Subtração do bem
Compreende em geral duas situações de subtração dos equipamentos, furto qualificado e roubo.

Furto qualificado: Geralmente quando o equipamento está guardado e ocorre uma quebra de obstáculos (arrombamento de portas, janelas, armários, etc…). Exceto quando o equipamento é deixado/guardado dentro de veículos.

Roubo: Quando em geral o equipamento está sendo utilizado e ocorre a subtração mediante ameaça física ou a própria vida.

Danos elétricos
Apesar de possuírem componentes elétricos e apesar de existir essa cobertura no seguro, ela é válida apenas para itens que conectam-se a rede elétrica, como notebooks, e alguns itens de iluminação. Isso porque as seguradoras em geral cobrem apenas danos causados por queda, oscilação e/ou descargas elétricas quando equipamento estiver conectado à rede. Outros danos internos ao equipamentos, exceto quando decorrer de queda (de acordo com laudo da assistência), são considerados defeitos do fabricante.

Danos por água/líquidos
Exclusivamente na Porto Seguro, essa cobertura compreende qualquer danos causado por água ou componente líquido desde que causado involuntariamente.

Cobertura Internacional
É a cobertura que estende para o exterior, todas as coberturas contratadas em sua apólice.

Perda ou pagamento de aluguel
Em casos de sinistros, a seguradora paga diárias de aluguel para que você possa cumprir trabalhos e compromissos agendados. Ou cobre perdas de alugue para quem faz locação dos seus equipamentos.

Quais são os limites de cobertura?

O valor da indenização do seguro é limitado de acordo com o valor da nota fiscal, ou da importância segurada. No ato do pagamento a seguradora poderá realizar uma consulta de valor de mercado e se limitar a esses valores, uma vez que o objetivo maior do seguro é o de repor o bem ou prejuízo coberto pelo seguro.

O que o seguro NÃO cobre?

Algumas das principais exclusões são atos de vandalismo, subtração por parentes e ou funcionários, furtos simples ou desaparecimento inexplicável, equipamentos guardados dentro de veículos e defeitos de fabricação. Outras exclusões: consulte as condições gerais em nosso site www.safercorretora.com.br/seguro-equipamentos/fotograficos.

Possui Franquia?

Como todos os outros, o seguro de equipamentos fotográficos também possui franquia, mas aqui ela é tratada como POS (Participação Obrigatória do Segurado), mas não é cobrada em todos os casos, conforme abaixo;

  • Danos físicos: Franquia de 15%.
  • Subtração do bem: Não há franquia.
  • Danos elétricos: Franquia de 15%.
  • Danos por água/líquidos: Franquia de 25%.
  • Perda ou pagamento de aluguel: Não há franquia.
  • Cobertura Internacional: Não há franquia.

Ao decidir contratar, em quanto tempo o seguro passa a valer?

Uma vez que você opta pela contratação do seguro, e encaminha os dados para contratação, emitimos sua proposta de seguro, que passa a garantir as coberturas a partir das 24 horas do dia da contratação.

Se eu precisar inserir, excluir ou substituir itens no decorrer da vigência do seguro eu posso?

No decorrer da vigência do seguro você pode realizar todas as alterações de itens necessárias, inclusive inclusões de coberturas como a cobertura internacional e danos por água e líquido. Uma vez inclusas, essas coberturas deverão permanecer até o final da vigência do seguro.

Como agir caso eu sofra de um evento coberto pelo seguro?

Em caso de sinistros, a primeira orientação é de que você deverá zela por qualquer remanescente dos equipamentos, incluindo carregadores e caixas dos equipamentos, pois a seguradora irá solicitar todos.

Ligue para a Central de atendimento do seguro (11 3366-3110) após o ocorrido e faça um relato do que aconteceu e anote o número protocolo. De acordo com o ocorrido, a seguradora lhe encaminhar via e-mail a documentação necessária para dar início ao processo de sinistros. Para os clientes da Safer Corretora, após o encaminhamento da documentação completa recebem o pagamento do seguro em aproximadamente 48 horas. A Safer Corretora também estará a postos para esclarecer dúvidas e intermediar o processo diante de qualquer dificuldade.

Quer saber mais informações? Acesse o site da Safer Corretora em: www.safercorretora.com.br/seguro-equipamentos/fotograficos.

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro de equipamentos fotográficos, que tal um belo desconto de 15%?

Os leitores Premium do portal têm atendimento exclusivo e um desconto de 15% na contratação do seguro de equipamentos fotográficos Porto Seguro pela Safer Corretora.

Para cotar com desconto acesse este link, Bônus 16 :)

Aproveite!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar