Home » Inspirações » Foto Arte

Conheça a Arte do Fotógrafo Talentoso e Artista David duChemin

David duChemin é um fotógrafo de atribuição mundial e humanitária, autor Best-seller, editor digital, e líder de workshop internacional cuja vida de nômade e aventura alimenta sua paixão para criar e compartilhar.

Com sede em Vancouver, Canadá, quando está em casa, David leva uma vida nômade perseguindo imagens fortes em todos os 7 continentes.

David duChemin

Quando em tarefa David cria imagens poderosas que transmitem a esperança e dignidade das crianças, os vulneráveis e oprimidos para a comunidade internacional de ONG. E ao criar a arte que ele de forma tão apaixonada compartilha, David se esforça para capturar a beleza do mundo natural.

A viagem de David o levou através de invernos na Rússia e Mongólia, um verão na Amazônia, passando tempo entre os nômades no Himalaia indiano e remoto norte do Quênia.

Ele realizou trabalho de atribuição no Equador, El Salvador, República Dominicana, Haiti, Etiópia, Malawi, Uganda, República Democrática do Congo, Bangladesh, entre outros, e prosseguiu o trabalho pessoal em locais como Islândia, Antarctica, Tunísia, Cuba, Vietnã, Quênia e Itália.

E baseando-se em uma carreira anterior na comédia, David é um apresentador dinâmico e envolvente e ainda educador. Um artista conduzido, profissional criativo, empreendedor e aventureiro ao longo da vida, David educa e inspira através de visuais deslumbrantes e histórias de viagem hilárias, e conhecimentos, de uma experiência de vida no exterior.

A seguir são apresentados alguns dos livros de sucesso de David duChemin e na próxima semana teremos um trecho da entrevista do fotógrafo para conhecer um pouco mais sobre seu talento e obras.

No final deste artigo conte com uma amostra de seu trabalho com portfólio de suas imagens.

Surpresa para Brasileiros com Livro de duChemin

Para os admiradores brasileiros do trabalho e talento de David duChemin uma surpresa pode estar por chegar. O livro Photographically Speaking, A Deeper Look at Creating Stronger Images será lançado no Brasil em português. A expectativa é grande, mesmo para os apenas curiosos acerca do trabalho de David, e confira na sequência de modo mais detalhado sobre o que trata o livro.

duChemin é autor de 8 livros de sucesso e mais eBooks, sendo suas obras verdadeiro presente para os fotógrafos e entusiastas da fotografia, para prestigiar e aprender com obras e experiências dele.

Photographically Speaking, A Deeper Look at Creating Stronger Images, 2011

Photographically Speaking

Ao olhar para uma fotografia, muitas vezes uma conversa inicia, e infelizmente, termina com uma declaração do tipo, “Eu gosto dela”. A próxima pergunta lógica, “Por que?”, geralmente passa sem acontecer e sem resposta. Como fotógrafos, frequentemente há dificuldade em falar sobre as imagens porque, francamente, os mesmos não sabem o que pensar sobre.

E se não é entendido como pensar sobre uma fotografia e sua linguagem visual, como uma imagem é construída, como trabalha, e o motivo que funciona, então quando está por trás da câmera, realmente o fotógrafo está fazendo imagens que melhor comunicam a própria visão, a intenção original?

A visão é crucial, e não é o objetivo final da fotografia, a expressão é o objetivo. E para melhor se expressar, é necessário aprender e usar o vocabulário e gramática da linguagem visual.

O livro é sobre aprender linguagem visual de fotografia para melhor falar o motivo e como uma fotografia faz sucesso, e em curso para conscientemente usar a linguagem visual na criação das próprias fotografias, com fotógrafos mais fortes que são capazes de expressar plenamente e comunicar a visão própria.

Conheça Mais Livros do Fotógrafo David duChemin

eBooks Craft & VisioneBooks Craft & Vision, David duChemin

Em agosto de 2009, David publicou seu primeiro livro no formato PDF, acidentalmente criando Craft & Vision. Desde então, seus eBooks, e os livros de fotógrafos que ele respeita, tiveram mais de um milhão de downloads.

A coleção de eBooks em PDF de David duChemin, a incluir TEN, TEN More, Drawing The Eye, Chasing the Look, The Vision-Driven Photographer, e outros, são disponíveis no site da Craft & Vision.

Junto com os títulos best-seller de fotógrafos que inspiram David, como Dave Delnea, Eli Reinholdsten, e Martin Bailey. E muitos por apenas US$ 5 cada. A dica é parar de gastar dinheiro em aprender o ofício que se ama, e conferir a biblioteca crescente de quase 100 títulos, em Craft & Vision.

[divider style=”double” top=”20″ bottom=”20″]

Vision & VoiceVision & Voice, Refining Your Vision in Adobe Photoshop Lightroom, 2010

David duChemin, autor do best-seller Within the Frame, acredita que há 3 imagens que entram na produção da imagem final de um fotógrafo, aquela que imagina, aquela que fotografa, e aquela que desenvolve.

Vision and Voice é sobre seu terceiro e último componente, como o fotógrafo traz a imagem para o módulo de desenvolvimento do Adobe Photoshop Lightroom; hoje é o darkroom digital mais popular. Mais freqüentemente, as imagens mais poderosas fortemente comunicam apenas uma mensagem, tema, ou emoção.

Este livro ensina os leitores a como tomar este tema ou emoção que tiveram quando inicialmente fotografaram a imagem, e levar o mesmo para o processo de desenvolvimento no Lightroom.
Após discutir este processo crucial de trazer a intenção e visão do fotógrafo para Lightroom, duChemin primeiro dá aos leitores um olhar rápido no módulo de desenvolvimento do Lightroom, explicando as características e definições, não apenas em como eles trabalham mas em que efeitos estéticos que apresentam em uma imagem.

duChemin então revela seu processo pessoal para desenvolvimento de imagens no Lightroom, como ele trabalha através de 20 imagens, começando com o negativo digital RAW e finalizando com a imagem desenvolvida final, pronta para compartilhar.

Este livro não é um quadro exaustivo ou exposição do Lightroom. Ao invés, duChemin toma uma abordagem única por concentrar apenas em módulo de desenvolvimento, o componente do Lightroom onde um fotógrafo tem as ferramentas mais poderosas para trazer a visão dele e voz para imagem.

[divider style=”double” top=”20″ bottom=”20″]

The Print & The ProcessThe Print & The Process, Taking Compelling Photographs from Vision to Expression, 2012

O livro é de idéias, pensamentos e técnicas sobre os fotógrafos e o processo que leva à imagem final. Não se trata de um livro de instrução sobre como publicar as imagens.

Neste lindo livro, David leva o leitor atrás das cenas em 4 projetos distintos fotográficos, discutindo motivação, criação de imagem, e pós-produção. O trabalho em destaque é da Islândia, Quênia, Antarctica, e Veneza, e para cada um ele discute as maneiras e motivos de seu processo próprio de tomada de imagem.

Cada projeto começa com uma linda série de 20 a 30 imagens finais do projeto, esta é a seção de publicação, e é voltada para o leitor que realmente toma as imagens de forma holística. Então, duChemin discute o processo por trás da criação daquelas imagens. Nesta seção, o leitor verá as imagens do projeto novamente, e David passa por cada uma, explicando muito bem o seu processo.

duChemin não pré-visualiza uma cena, como Ansel Adams famosamente discutia. Ao invés, ele sente a mesma. E é de uma sensação que ele começa a trabalhar com elementos em frente dele e olhando as opções disponíveis. E conforme ele se move ao redor, incluindo e excluindo elementos do quadro, a câmera e o fotógrafo se tornam colaboradores. É a partir desta luta que a imagem final emerge.

[divider style=”double” top=”20″ bottom=”20″]

How to Feed a Starving ArtistHow to Feed a Starving Artist, A Financial Field Guide for Creatives, Solopreneurs, and Olher Anarchists, 2014

How To Feed A Starving Artist é um livro sobre dinheiro para pessoas criativas, pessoas que não desejam conversar sobre dinheiro, sentem que precisam de um longo e quente banho quando o fazem, mas que precisam de ajuda sobre finanças para que possam continuar a fazer o que amam, com liberdade maior.

Este é um livro acerca das possibilidades simples financeiras disponíveis para artistas e outros criativos. Como seu antecessor, A Beautiful Anarchy, este é um livro honesto sobre a liberdade. E o livro promete não soluções de rápido dinheiro, apenas sabedoria e idéias práticas para ajudar o leitor a mudar a forma de pensar e agir na relação com dinheiro.

É um lugar de início para as pessoas que desejam a liberdade não necessariamente para ser rico, mas para viver os próprios sonhos e preencher os dias com arte e aventura desejadas. O dinheiro não é a questão, nem mesmo remotamente. Mas o dinheiro torna as coisas possíveis.

Fotografias de David duChemin

Para conhecer mais sobre o seu trabalho acesse o site oficial, clique no link: davidduchemin.com

Livro Falando Fotograficamente de David duChemin

capa_grd_Falando-FotoO livro FALANDO FOTOGRAFICAMENTE trata do aprendizado da linguagem visual, de modo que possamos explicar melhor por que e como uma fotografia é bem sucedida, tornando-nos fotógrafos mais fortes e capazes de expressar e comunicar melhor nossa visão.

➜ Para saber mais detalhes clique aqui

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Oi Diogo, mais uma coisa. Os artigos enviados por e-mail, não tem links para o site, então fico com dificuldade de achar aqui o texto, pra poder fazer um comentário. Será que não dava pra anexar o link, facilitaria a vinda aqui. Obrigada!

    • Fernanda, esse artigo foi enviado inicialmente apenas par os assinantes de newsletter e só depois foi publicado aqui no Blog. Por esse motivo não tem o link no email que recebeu.

  • Sim, gostei!

    Interessante o David, aliar duas habilidades, fotografa e escrever. Achei interessante o livro sobre o dinheiro e sua relação com a arte. Historicamente esta tem sido uma relação delicada, parece que o artista esta sempre preso a um bem feitor… ou pobre… rsrs O Modigliane parece que teve muitos problemas com ter que agradar pra sobreviver. Então se o David, encontrou um meio de não passar fome, ser livre e fazer o que gosta é um achado!

    Gostei muito das fotos dele, quem sabe com muito treino eu não faço algo tão bonito quanto? Principalmente fotografando pessoas que acho tão difícil, mas tão lindo!

    Abraços!!
    Nanda Botelho

    Enviei também um e-mail por não saber imediatamente como fazer um comentário aqui, mas agora que aprendi, não envio mais e-mail. Sei que entope a caixa de entrada! rsrs

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar