Home » Artigos » Dicas » Conheça seu público alvo e conquiste mais clientes!

Conheça seu público alvo e conquiste mais clientes! 3/5 (1)

Olá amigos fotógrafos e amantes da arte, nesse primeiro post no Fotogragia-DG falaremos sobre um dos pontos chave quando iniciamos um negócio de fotografia, o público alvo ou target.

Quando decidimos fotografar profissionalmente e montamos o Olha o Passarinho Fotos, sabíamos exatamente qual tipo de cliente queríamos atender. O nosso cliente ideal. Entendíamos perfeitamente todas as suas características e desejos.

E isso foi fundamental para o nosso sucesso. Ajudou a definir o nicho de mercado, os produtos a serem oferecidos e até na estratégia de precificação.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • A importância do Público alvo no Marketing para Fotógrafos
  • Como definir o seu Público Alvo
  • Benefícios de entender o seu Cliente Ideal 

Olha-o-passarinho

A IMPORTÂNCIA DO PÚBLICO ALVO NO MARKETING PARA FOTÓGRAFOS

Em mercados concorridos como o de fotografia, a definição do público alvo ou target é um dos pontos mais importantes dentro do planejamento de marketing. A sua definição auxilia a compreender um segmento ou uma fatia do mercado que se deseja explorar.

No mercado de fotografia existem vários tipos de clientes. Avaliando fotógrafos iniciantes, vejo que muitos possuem equipamentos de última geração e técnica apuradíssima. Porém não sabem identificar o seu cliente ideal.

Muitos iniciantes acham que é o cliente que o escolhe. Mas na verdade, para o verdadeiro fotógrafo profissional, é ele quem deve escolher o tipo de cliente que deseja oferecer os seus produtos.

Então alguns marinheiros de primeira viagem iniciam suas atividades atirando para todos os lados. Desde fotografia de moda a Pet books, passando pelo mundo da fotografia de produtos até aventurar-se pelo mundo dos recém-nascidos. Quando o correto é definirem o nicho e o público target que desejam trabalhar.

Gostamos de dizer que a definição do público alvo é como a escolha da pessoa com quem casamos. Se você não escolher bem, esse relacionamento poderá um dia ficar sem graça e chato. E é aí que as coisas começam a desandar.

Então defina o seu público alvo e entenda o seu cliente ideal. Desta forma, você terá a certeza do nicho de fotografia que deverá seguir trabalhando.  Além disso, a definição de quais produtos serão oferecidos e o quanto cobrar fica bem facilitada.

 PÚBLICO-ALVO-NO-MARKETING-PARA-FOTÓGRAFOS

COMO DEFINIR O SEU PÚBLICO ALVO?

Se você deseja definir o seu público alvo, existem dois passos para chegar lá:

1º Passo – Trace o perfil Sócio-demográfico do seu cliente:

  • Qual é a faixa etária?
  • Qual é o seu nível de renda?
  • Onde eles moram?
  • Quais são os seus hobbies?
  • Quais são seus hábitos de compra?
  • Quais são seus gostos pessoais?
  • Que tipo de fotografia que eles consomem e por quê?
  • Quais são os medos e dores do seu cliente?
  • etc

2º Passo – Identifique o estágio de vida do seu cliente

Apenas definir idade, renda, local onde residem e outros atributos não é o suficiente para definição do seu público alvo. Imagine que você tenha chegado a conclusão que o seu target possui as seguintes características:

“Mulheres de 25 a 35 anos, da classe B e C, que residam na região X…”.

Ainda não é o suficiente. Você ainda deverá definir em que estágio de vida o seu cliente está. Com estas características podemos definir que o público alvo está no estágio materno e são mães com filhos pequenos ou que são mulheres que pretendem se casar.

Embora possam ter as mesmas características sócio-demográficas, existe uma grande diferença em seus estágios de vida. Então as decisões de compra serão completamente diferentes.

BENEFÍCIOS DE ENTENDER O SEU CLIENTE IDEAL

Agora, com todas as características do seu cliente ideal identificadas, ficou mais fácil entender que os principais benefícios desse mapeamento são as estratégias de marketing para fotógrafos que você pode realizar em seu negócio.

Para exemplificar se você optou pelo nicho de casamentos e entendendo as necessidades desse perfil, você poderá definir quais são os produtos adequados ao seu target.

E por último, sabendo do seu nível de renda e social, podemos definir a estratégia inicial para formulação de preços dos produtos e serviços oferecidos.

CONCLUSÃO – RECAPITULANDO:

Entender o seu público alvo e definir seu cliente ideal é um dos pilares das empresas de sucesso. Não seria diferente com fotografia e fotógrafos.

Nesse artigo tivemos a oportunidade de compreender a que importância da definição do público alvo no Marketing para Fotógrafos é muito semelhante à escolha da pessoa com a qual passaremos todos os dias da nossa vida. Se não escolhermos bem, algo de ruim pode fazer com que esse relacionamento promissor acabe muito antes de se consolidar.

Vimos também que definição do seu target passa por dois passos vitais: a identificação do perfil sócio demográfico e a definição do estágio de vida do cliente.

Por último identificamos os principais benefícios que o entendimento sobre o seu target pode trazer para o seu negócio como definição de produtos e estratégia correta de preços.

trigêmeas

Saiba que nesses anos de experiência, nosso público alvo teve algumas variações. E para vender mais, todos os anos fazemos esses mesmos exercícios que listamos acima.

Espero que tenham gostado, desejamos bons cliques e grandes vendas!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Léo Castro

Léo Castro é carioca e tem formação em Administração com MBA em Marketing. Desde 2010, fotografa profissionalmente; em 2011, junto com sua sócia e esposa Dani Castro, lançou o Olha o Passarinho Fotos, e em 2013 estão lançando um blog dedicado exclusivamente ao Marketing para Fotógrafos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra