fbpx

Cronograma do fotógrafo no evento

Sempre que iniciamos um evento, ficamos preocupados com o que vamos fazer primeiro, o que não pode ser esquecido, e torcemos para que tudo dê certo. Ter um pequeno cronograma em mente sempre ajuda a organizar e não esquecer nenhum detalhe.

Eu vou sugerir um cronograma que tem me ajudado a melhorar a minha produtividade no evento. Um passo a passo sobre o que você não pode esquecer de fotografar, em que ordem fotografar, que tipos de fotos não podem faltar e as que você pode perguntar aos pais se fazem questão ou não. Afinal, você não quer ouvir depois que infelizmente você esqueceu de fotografar algum momento ou alguém  importante, que não poderia ter faltado. Resumindo é assim:

  • Decoração do salão vazio;
  • Fotografia da criança com os pais antes de começar a festa;
  • Fotografias posadas da criança na mesa dos parabéns aproveitando a decoração;
  • Acontecimentos da festa, crianças brincando, convidados conversando, aniversariante nos brinquedos, shows, etc.;
  • Fotos dos convidados da festa (com ou sem os pais)
  • Parabéns
  • Fotos com membros da família na mesa do bolo

Decoração

Tire muitas fotos da decoração. Capriche, aproveite que você chegou mais cedo e que o salão está todo arrumado e tire foto de cada detalhe, pois são os detalhes que farão a diferença na hora de fazer a diagramação dos álbuns. Tire fotos amplas do salão como um todo e também de cada personalizado, cada peça da decoração, são pequenos detalhes que muitos pais só vão ver na fotografia devido à correria do dia da festa e que eles valorizam, afinal, pagaram caro por todos esses detalhes. Aproveite que estará sozinho e faça bastante testes de iluminação.

Use o flash rebatido no teto ou use um difusor para suavizar a luz nos docinhos e bolo (No livro Fotografia de Festa Infantil, veja o capítulo de flash para conhecer algumas dicas). Tire de perto, de longe, de cima para baixo, tire fotos de cada detalhes da mesa, das cores, das texturas, de uma forma que a pessoa possa relembrar o sabor do docinho ao olhar as fotos.

Fotografia de Raphael Peregrino

A Festa

Antes dos convidados chegarem você terá um tempinho a sós com o aniversariante e os pais. Aproveite esse momento para fazer fotos com poses, fotografe a chegada deles no salão, fotografe-os na mesa do bolo. Faça fotos do aniversariante sozinho com a decoração, junto com os pais, depois só os pais, eles sempre gostam.

Não é fácil, mas tente fazer fotos do aniversariante junto com os convidados na hora da chegada deles, se não der para tirar com o aniversariante faça somente dos convidados, mas fique com os olhos atentos na criança para não perder algum detalhe.

Depois disso, fique sempre por perto do aniversariante, atento a cada detalhe para não deixar escapar nenhum clique interessante, deixe-o brincar a vontade e fotografe cada detalhe, brincadeiras com os amiguinhos, sorrisos, choro, a festa em si acontecendo.

Tente captar o olhar da criança para a festa, como a criança está vendo tudo aquilo acontecer, para isso, é muito importante fotografar na altura da criança, para que você pegue os detalhes como são vistos por elas e também para que quando a criança for fotografada não pareça que foi fotografada de cima, por um gigante.

Você tem que fazer parte do mundo dela, ajoelhar na altura dela, falar de maneira que ela te compreenda, brincar, sorrir muito, enfim, deixar a criança à vontade.

Fotografia de Raphael Peregrino

De vez em quando chame para fazer alguma pose, foto em algum lugar bonito ou com alguém especial. Chame os pais para fazer algumas fotos em família, eles querem aproveitar a festa e acabam esquecendo-se de tirar fotos com a criança e depois acabam se arrependendo, cabe a você como fotógrafo lembrar desses detalhes.

Não esqueça de fotografar a criança com os amiguinhos e os demais convidados da festa, é claro que o aniversariante é o centro das atenções, tem que ter mais fotos dele em todos os momentos, mas ninguém quer um álbum só com fotos do aniversariante e dos pais, senão, fariam um ensaio de família.

Eles querem pegar as fotos da festa e relembrar quem esteve lá, os acontecimentos, os amiguinhos que por algum motivo não fazem mais parte do ciclo de amizades e por aí vai.

Chame os membros da família para as fotos: avós, tios, primos, padrinhos, amigos especiais e pessoas que os pais acham interessantes que tenham fotos com a criança na mesa principal, o ideal é fazer essas fotos após os parabéns, pois já estarão todos de pé e por perto da mesa.

É claro que tudo depende muito de cada evento, sempre pergunte aos pais para fazer tudo da maneira mais harmônica possível. Alguns fazem questão de ter fotos com todos os convidados na mesa, outros chamam só os avós e padrinhos, então converse tudo antes e faça de acordo com a preferência do seu contratante.

Fotografia de Raphael Peregrino

Faltando pouco tempo para o momento dos parabéns, eu sempre faço fotos dos grupos de convidados. Peço para eles se juntarem para fazermos uma foto, eles adoram, muitos pedem pra ver as fotos, pedem pra enviar pra eles depois. Eu tiro as fotos onde eles estiverem, no meio do salão, nas mesas dos convidados, nos brinquedos, tento fazer o máximo de fotos possíveis dos convidados. Não é necessário que os pais e/ou a criança acompanhem, é um momento bem cansativo para eles que querem aproveitar a festa, nem todos querem andar a festa inteira tirando fotos, mas claro que com eles ficaria muito melhor, então sempre pergunte se eles querem tirar fotos com os convidados e se eles não quiserem, tire apenas dos convidados. É muito importante ter fotos de cada pessoa que participou da festa.

Fotografe também outras crianças junto com os seus pais, casais de namorados, fotografe as mulheres separadamente, mulheres gostam de ser fotografadas, gostam de ver como ficou o cabelo, a maquiagem, o vestido e etc. Pode dar um pouco de trabalho, mas com isso você vai fazendo um contato com os seus possíveis clientes e demonstrando que você presta atenção a todos os detalhes da festa.

Eu vou continuar este post no meu livro Fotografia de Festas Infantil, o livro está repleto de ótimas dicas para você que quer mergulhar de vez no mercado de fotografia de festas infantis.

João Oliveira - Tio Vaninho

Natural de Brasília, João Oliveira começou a carreira como auxiliar de fotógrafos em casamentos, porém sua verdadeira paixão eram as festas infantis, pois é muito divertido e brincalhão e sempre conseguiu arrancar sorrisos de todos com facilidade. Começou em 2006 a se dedicar e se especializar em festa infantil e passou a ser chamado de Tio Vaninho. Conquistou crianças e pais por todo o Distrito Federal ficando conhecido dentro e fora de Brasília.

×
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar