Home » Artigos » Dicas » Cuidados com o equipamento fotográfico

Cuidados com o equipamento fotográfico 5/5 (1)

Tudo bem se você não é dono de um set de equipamento fotográfico caríssimo, mas leia o texto até o fim, pois isso pode economizar um troco para você.

Use

Manter seu equipamento em uso é uma das melhores maneiras de garantir  o seu bom funcionamento, ai você me diz, e o desgaste pelo uso? Ok, existe o desgaste, mas o que você prefere gastar para limpar uma lente tomada por fungos? Vou te contar um segredo: quando se limpa os fungos de uma lente, o revestimento dela é afetado. Usando seu equipamento, você o mantém longe de fungos, engrenagens  lubrificadas e borrachas livres de ressecamento.

Controlar a umidade sempre que possível

Mantenha suas lentes em uma área com umidade controlada, especialmente se você vive perto da costa ou em uma região úmida. O excesso de umidade ajuda o crescimento de fungos em suas lentes, que, ao longo do tempo levará a má qualidade de imagem. Uma vez que o crescimento dos fungos tenha começado, é quase impossível removê-lo completamente, sem danificar o revestimento da lente. Em contrapartida,a baixa umidade (abaixo de 20%) pode secar o lubrificante e ressecar borrachas.

Neste caso, prevenir é certamente melhor do que remediar. E a prevenção é fácil, basta,usar seu equipamento, ter um desumidificador ou sílica gel ajuda bastante, mas nunca deixe a umidade abaixo de 20%, pois pode ocorrer o ressecamento das borrachas e lubrificantes

Evite forte vibrações no seu equipamento

Sua máquina é um item eletrônico e delicado, por isso, deve ser mantido longe de vibrações. Vibrações fazem parafusos se soltar e, eventualmente cair. Imagine um parafuso solto dentro de um equipamento de precisão,tal como sua maquina fotográfica. Vibrações também podem afetar a calibração dos itens de seu equipamento.

Para o transporte de seu equipamento, tenha uma Bag com compartimentos acolchoados.

Chegou do job limpe tudo (sem preguiça), seu equipamento é alérgico a poeira

Poeira, areia e umidade são os piores inimigos de uma câmera, pior que você pode fazer é mantê-lo em um ambiente com esses elementos ao redor.

  • A poeira fica incrustada em lugares inconvenientes e é muito difícil de se livrar dela uma vez que ela entre no  corpo da câmera.
  • A areia é extremamente abrasiva e em qualquer quantidade, pode danificar qualquer parte móvel em sua câmera.
  • A umidade / água, são uma combinação letal. Mantenha a câmera o mais seca possível, mesmo que o fabricante diga que a câmera é à prova de água. Após o uso, seque e limpe-a. Além disso, a umidade é ruim para suas lentes, lembra? Fungos.

Use filtros UV em suas lentes, apesar de muitos fotógrafos dizerem que afeta a imagem , é um item barato que protege sua lente e depende muito de fotógrafo para fotógrafo o achar que danifica a imagem final, quer tirar a duvida? Faça duas imagens iguais, câmera no tripé, abertura, velocidade, iso, tudo igual, só que uma com e outra sem o filtro e tire conclusões.

O elemento frontal da sua lente está sempre exposta, digitais, poeira,  muitas vezes arranhões, não são difíceis de acontecer, por mais cuidadoso que você seja. Colocar um filtro ultra-violeta na sua lente mantém ela um passo  longe desses eventos desastrosos. Você pode deixá-lo o tempo todo, pois têm um efeito muito menor sobre as fotografias resultantes do que dizem outras pessoas.

Uma ultima dica, se você tem uma caixa estanque, após o uso lave-a bem com água doce, seque e lubrifique os rings com graxa de silicone e boas fotos.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Ricardo Martins

Meu nome é Ricardo Martins, tenho 49 anos sou fotógrafo há aproximadamente 25 anos, desses 25 anos, 22 anos trabalhando com o apresentador Jô Soares.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar