Home » Artigos » Dicas

Dia-a-dia de um profissional da fotografia em uma emissora de televisão 4.5/5 (2)

Olá Pessoal, este é meu primeiro artigo para o DG, vou usá-lo para me apresentar e matar um pouco a curiosidade dos colegas, de como é o dia-a-dia de um profissional da fotografia em uma emissora de televisão.

Meu nome é Ricardo Martins, tenho 49 anos sou fotógrafo há aproximadamente 25 anos, desses 25 anos, 22 anos trabalhando com o apresentador Jô Soares. Uma pessoa metódica e perfeccionista, a minha rotina junto ao Jô e ao programa, me faz a levar na mala de equipamentos, sempre dois corpos Nikon, um de reserva, lentes 24-70/85/70-200/16-24 mm, todas sempre luminosas, no mínimo 2.8, esse leque de lentes se deve a nunca saber que foto me aguarda, pode ser uma foto no camarim do Jô com uma iluminação nada boa, assim pode ser uma foto externa do GloboCop (helicóptero da Globo) ou ainda uma foto panorâmica do estúdio 3 (onde gravamos o Programa do Jô), mas normalmente as fotos são feitas durante o programa dos entrevistados com o Jô, ou algo inusitado que possa ocorrer durante a entrevista. Por exemplo, para a entrevista o adestrador de animais, trouxe um chipanzé, durante a entrevista um dos câmeras estava dando um take do macaco, só que o macaco não gostou e atacou o câmera e literalmente arrancou suas calças.

Ricardos Martins

Ricardo Martins

Sempre recebemos antes do inicio do programa um roteiro, indicado o que pode ocorrer durante a entrevista, só que muita coisa acontece de improviso e por isso o fotografo de estúdio de televisão tem que estar atento e se Deus quiser com a lente certa para o acontecimento, sempre apostos, eu quase sempre uso uma 24-70 2.8 Nikon, iso 400, abertura mais usada 5.6, outro problema que enfrento durante a gravação dos programas é ter que driblar 6 câmeras móveis, que é claro têm a preferencia das imagens, ou seja eu tenho que registrar a imagem e tomar cuidado para não entrar na frente da câmera que esta no ar no momento ou na câmera que o diretor vai fazer o corte.

Ao termino do programa, é a hora de baixar as fotos e editar, faço aproximadamente 200 fotos por programa, todas em alta resolução, para visualizar as fotos e utilizo o irfanview, onde visualizo e descarto as com problema: foco, enquadramento, olho fechado do entrevistado ou do Jô. Depois de feita a seleção, cada foto é renomeada utilizando um padrão com o nome do entrevistado e o número do PGM (programa), essas fotos seguem para o arquivo da produção, para o site Globo.com e para meu arquivo pessoal, para mim utilizo no tamanho original, mas para o arquivo do programa e para a internet é necessário baixar a resolução, por questões de espaço e padrões de internet.

Uma curiosidade, eu comecei utilizando uma Nikon FM2 mecânica e película, o processo era um mais demorado, revelar, ampliar, editar, nomear escanear e arquivar, passei pela Sony Mavica (alguém se lembra dela?) e hoje utilizo a D600, D800E e uma G15 Canon (a reserva da reserva), Flash um SB 910 (utilizado apenas para as ocasiões adversas).

Vista-do-Estudio-Apartir-da-Mesa-do-Jô

A foto acima é uma visão a partir da mesa do Jô, a direita da mesa do Jô, fica posicionado o sofá, do entrevistado, eu tenho que ficar atento a o que ocorre na entrevista, e a o que pode ocorrer no sexteto, que fica posicionado mais além a direita do Jô e me lembrar de olhar qual câmera esta dando o take, essas câmeras são representadas na foto, pelos pontos vermelhos, elas se movimentam da seguinte forma (não é regra): a câmera do fundo do estúdio se movimenta da esquerda para direita, a de frente para o Jô, fica fixa no Jô, se movimenta para frente e para trás e segue o Jô, para onde ele for, a câmera da direita do Jô, movimenta-se para esquerda e para direita e as vezes aproxima-se do Jô, a grua, movimenta-se para todos os lados (acima, abaixo, frente, trás, direita e esquerda), a câmera a esquerda do Jô, a mais próxima a mesa, faz a mesma movimentação que a câmera da direita, a segunda câmera da esquerda, um pouco mais afastada da mesa, ela se movimenta para todos os lados, inclusive quando tem que mostrar algum objeto que se encontra na mão do Jô, ela se posiciona atrás do Jô, ou seja, um fotógrafo de estúdio de televisão tem que ficar atento a regulagem da câmera fotográfica, as câmeras de vídeo em funcionamento no momento da gravação, ao conteúdo do que esta sendo gravado e necessita de registro, ah, e não pode fazer barulho ou fazer movimentos bruscos que possa tirar a atenção de quem esta gravando.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Patricia

    Passando pra deixar um beijo de uma mineirinha de Uneraba … que tem boas lembranças de Santos-SP ;*

  • Everton Moura

    Muito bom o post!!! Sou fotografo já fotografei um pouco de tudo mas atualmente faço fotos sociais e still. Eu gostaria de saber como posso me candidatar a uma vaga em uma emissora de tv? Pode me dar umas dicas ? Abraços Everton Moura

  • Bom artigo, interessante e elucidativo.

  • Sandra Leandro

    Legal o post , parabéns!

  • Dagmar Granero

    Muito interessante! Esperamos mais posts… forte abraço!!!

  • Thiago Chaves

    O artigo ficou 10! Parabéns e sucesso!

  • Marcos

    É um orgulho poder conhecer um pouco da sua história, seu trabalho é maguinifico e feito com exelencia.

  • Alexandre Mathias

    Parabéns, excelente post!

  • Claudio Fulas

    Parabéns pelo trabalho, não deve ser tarefa fácil, mas é muito interessante saber o que esta por trás dos programas… Espero que possa ter mais tempo para criar novas postagens sobre seu trabalho…

    Abraços

  • Fabiano

    Ao assistir este ou qualquer programa, muitas vezes nem temos ideia do trabalho envolvido.
    Parabéns pelo post! Excelente!

  • Norbert Waage Jr.

    Parabéns! Muitíssimo interessante!

  • Excelente texto.
    De fato a gente sempre fica imaginando que trabalhar em um grande programa deve ser muito fácil pois tudo está a disposição. Mas como vemos no texto, vai além disto. Vc tem que ser muito bom em se adaptar e prever situações. Parabéns. Quero ler os outros :)

  • Rafael Flores

    Parabéns Ricardo, pelo teu ótimo trabalho e obrigado por dedicar uma parcela do teu tempo pra gente, o que considero precioso. Ah, se possível manda um beijo pro Gordo, do admirador Rafael Flores de porto alegre… rsrs… Abraços.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar