Entendendo sobre Pixel no Photoshop

Certa vez quando estava iniciando meus estudos com o aplicativo Photoshop um senhor de mais ou menos 55 anos de idade me fez o seguinte comentário: Antes de você entender sobre fotografia digital, Photoshop, resolução de imagem, profundidade de bits eu recomendo você saber o que é pixel. No primeiro momento eu achei bacana a honestidade e simpatia daquele senhor em querer ajudar, mais ao mesmo tempo fiquei pensando por que tenho que primeiro aprender sobre pixel.

Acredito que muitos de vocês que estão lendo este artigo não tenha tido a sorte de ter um senhor ou alguém para lhe orientar/aconselhar em certos momentos ao iniciar um estudo. Eu particularmente tive este privilegio e depois de pensar por alguns minutos não hesitei em seguir a dica que me foi dada e posso afirmar que isto me ajudou e muito a ser o profissional que sou hoje em dia.

Passados os anos, chegou a minha hora de ajudar as pessoas a seguirem o caminho correto para que lá na frente possa colher bons frutos com o conhecimento adquirido. Então boa leitura e faço votos que possa ter ajudado você a entender melhor sobre o que é pixel.

A primeira pergunta que vem naturalmente é: O que danado é Pixel?

Permita-me explicar: Pixel é um elemento pequeno de exibição atribuído a uma cor. Sendo mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, consequentemente milhares de pixels formam a imagem digital completa que vemos hoje em dia.

Quando você está no seu computador por exemplo olhando uma fotografia digital, você consegue visualizar e distinguir claramente pessoas e objetos na foto, mais o que você está realmente vendo nada mais é do que uma enorme quantidade de quadrados coloridos que normalmente são tão pequenos e impossível de serem vistos por nossos olhos, mais que quando colocados lado-a-lado, em cima e embaixo estes quadrados formam uma imagem completa, que é a fotografia que você está vendo na tela do seu computador.

1

Na imagem acima que tirei com minha câmera digital, a foto se parece com uma cesta de limões, correto? Será mesmo uma foto de limões? Dê uma olhadinha na imagem abaixo e me diga por gentileza o que representa a foto.

2

A princípio quando olhamos a primeira imagem temos toda a concepção que é uma foto de limões, mais quando nos deparemos com a segunda imagem ai tudo começa a ficar complicado, pois eu e você com essa quantidade imensa de quadrados coloridos não iremos em hipótese alguma descrever com segurança do que se trata, correto?

Nesta segunda imagem o que você está vendo é a mesma foto dos limões, ou pelo menos uma parte dela. A diferença é que a imagem está com uma ampliação com mais de 1600%.

3

Observe na imagem que eu utilizei o Navegador do Photoshop. Veja que existe um pequeno retângulo vermelho minúsculo no centro da imagem. Essa é a seção da foto que estamos olhando na janela do documento acima:

A Paleta Navegador nos mostra que estamos de fato olhando para a foto dos limões. Neste nível de ampliação, a imagem não se parece nada com limões, e é obviamente nada mais do que uma coleção de quadrados coloridos. Estes quadrados são os pixels, e é esses pixels que o Photoshop vê e se preocupa. O Photoshop não se importa quem é o sujeito ou objeto da foto, para ele o que é mais importante são os pixels.

Faço votos que você tenha notado no zoom da imagem 2 que cada pixel individual contém apenas uma cor. Alguns pixels podem aparecer para conter diferentes tonalidades de cor, dependendo evidentemente da cor do pixel ao lado dele, mas isso é apenas seus olhos brincando com você. Sério, é uma ilusão, mas é uma ilusão causada por um assunto completamente diferente na cor que não vai entrar aqui. Tudo o que precisamos entender agora é que cada pixel individual usa exatamente uma cor, e é a cor dos pixels que estamos mudando sempre que editar nossas fotografias digitais no Photoshop. Além disso, são as variações de cores e valores de brilho dos pixels individuais que nos dá o que vemos como detalhes da imagem em nossas fotos. Nos próximos artigos irei avançar com vocês sobre mais assuntos. Eu só queria dar-lhe um sentido de como é extremamente importante entender os pixels das imagens, principalmente porque vamos estar mudando sua aparência, para melhor ou para pior quando formos trabalhar no Photoshop.

Se você achou este artigo importante e que de fato lhe ajudou a ter um entendimento melhor sobre o assunto, eu gostaria de pedir um pouco da sua atenção e lhe informar que aqui no Fotografia DG possui alguns cursos do Photoshop de diversos níveis para que você possa entender melhor como extrair ao máximo deste fabuloso aplicativo.

Cursos sobre Photoshop que você não pode perder:

Todos os cursos em cima possuem um desconto de 30% até ao dia 26/03/2013.
Não perca esta oportunidade de comprar um curso de óptima qualidade com preço reduzido.

Até a próxima.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Moises Ribeiro

Diretor da MRCcursos - Empresa especializada em cursos online e DVD-Rom do Photoshop e Lightroom. Formado em Administração com Habilitação em Marketing e membro da National Association of Photoshop Professional - EUA. Moises Ribeiro é um verdadeiro apaixonado por fotografia, onde já desenvolveu mais de 35 cursos entre Photoshop e Lightroom desde o ano de 2010.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar