Home » Artigos » Dicas » #DicaDG: todas as dicas de janeiro

#DicaDG: todas as dicas de janeiro

No começo do ano vocês souberam do novo projeto do Fotografia DG, o #DicaDG, que pretende levar aos fotógrafos dicas diárias sobre técnicas, iluminação, mercado, equipamentos e tudo que envolve o mundo da fotografia.

O projeto já está sendo um sucesso, sendo que para os leitores que tem acompanhado as dicas, e que as tem retransmitido através do Twitter, o Fotografia-DG já sorteou duas credenciais para o Wedding Brasil e irá continuar ao longo de todo ano sorteando prêmios para aqueles que fazem estas importantes dicas chegarem ao maior número possível de fotógrafos amadores e profissionais.

Para quem ainda não conhece o projeto, vale a pena seguir os autores: @diogoframos e @VernagliaJr, além é claro do próprio perfil do @fotografiadg, e acompanhar diariamente as dicas postadas.

E para quem perdeu alguma dica do mês de janeiro, em baixo estão todas as #DicaDG que foram partilhadas durante o mês. Espero que gostem e que possam divulgar no vosso twitter e facebook!

#DicaDG de janeiro

Dia 1 – #DicaDG: se você não fotografa eventos, com o $ de uma 24-70 f2.8 poderá comprar 24 f2.8 + 35mm f2 + 50mm f1.4 e sobra.

Dia 2 – #DicaDG : está fotografando algo sob o sol? sol aberto? entre 9:00 e 16:00? Use abertura f16, tempo 1/100, ISO 100 – Sunny16

Dia 3 – #DicaDG : aprenda a iluminar olhando a luz, qual é a luz da janela, da porta, da luminária, depois é copiar isso com flashes

Dia 4 – #DicaDG : Luz de led x Flash Remoto: luz de led você pode prever o efeito, porém são menos potentes que os flashs remotos.

Dia 5 – #DicaDG : o bom curso de fotografia é o que ensina a pensar a lógica da luz, mais do que dar truques prontos.

Dia 6 – #DicaDG: lente zoom tem de bom a praticidade. Lentes fixas tem todo o resto de bom: foco, bokeh, nitidez, contraste.

Dia 7 – #DicaDG : se você não conseguir fazer uma boa foto dentro de um banheiro ou cozinha, você ainda não é um bom fotógrafo.

Dia 8 – #DicaDG : Evite fotografar mulheres com os quadris de frente para a câmera, isso faz o corpo parecer mais largo

Dia 9 – #DicaDG : se você tem algum dinheiro e pensa em investir em uma nova câmera, flash ou lente, invista em cursos e livros.

Dia 10 – #DicaDG : você só rebate o flash se tiver onde rebater – algo claro e próximo. Teto alto, escuro ou sem teto? Use flash direto.

Dia 11 – #DicaDG : em quantidade de luz, f22 com 30 segundos com ISO100 = f2.8 com 1/15s com ISO800. Entre outras combinações.

Dia 12 – #DicaDG : quer fazer fotos noturnas com farois de carros riscando a foto? Abertura f22, 30 segundos de exposição, ISO 100

Dia 13 – #DicaDG : visite regularmente o www.fotografia-dg.com e assine a newsletter para estar sempre em dia com as novidades.

Dia 14 – #DicaDG : em fotografia nada é o que parece, a sombra da árvore pode ser feita com uma cartolina e um banheiro ser clicado na sala

Dia 15 – #DicaDG : Fotômetro “de mão” (Flashmeter) calcula a luz incidente, fotômetro da câmera (embutido) calcula luz refletida.

Dia 16 – #DicaDG : a evolução na fotografia é proporcional ao volume de esforço aplicado aos treinos e estudos. No pain, no gain. =^)

Dia 17 – #DicaDG : quer um bom livro de história da arte? Chama-se História da Arte, e o autor é o Ernst Gombrich.

Dia 18 – #DicaDG : ilumine do fundo para a frente, é como na pintura, então ilumine o fundo, depois o primeiro plano.

Dia 19 – #DicaDG : dica curta, rápida e mais que necessária: faça backup diariamente

Dia 20 – #DicaDG : photoshop deve ser visto como ferramenta de ajuste e melhoria, não de correção

Dia 21 –  #DicaDG : Uma boa luz pode ser avaliada pela sua cor, contraste, direção e volume.

Dia 22 – #DicaDG : a compensação de exposição do flash é a forma de controlar a força de disparo do flash quando em TTL.

Dia 23 – #DicaDG : visite regularmente a loja do Fotografia DG, sempre itens novos por lá – http://loja.fotografia-dg.com/

Dia 24 – #DicaDG : Na iluminação “borboleta” posicione a luz principal em frente ao rosto do modelo e acima do nível dos olhos.

Dia 25 – #DicaDG : A iluminação do tipo “borboleta” disfarça um nariz grande, duplo queixo ou um rosto muito magro.

Dia 26 – #DicaDG : flash direto gera sombras atrás da pessoa fotografada, flash rebatido gera uma luz mais suave.

Dia 27 – #DicaDG : o uso de lentes claras, com aberturas como f2.8 ou maiores, torna mais fácil a focagem.

Dia 28 – #DicaDG : Na iluminação do tipo Rembrandt posicione a luz a 45º entre a câmera e o modelo e a 45º acima do nível dos olhos.

Dia 29 – #DicaDG : Na iluminação Rembrandt, se você fotografar o lado da sombra o rosto parecerá mais magro.

Dia 30 – #DicaDG : em retratos, procure usar o ambiente da pessoa para dar significado à foto.

Dia 31 – #DicaDG : para ter fotos com grande profundidade de campo use diafragmas bem fechados como f16 e f22.

Download de todas as dicas do mês de janeiro!

Continue acompanhando e compartilhando!

Um abraço!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Ramos

Diogo Ramos, 26 anos, é fotografo e advogado, especialista em Direito de Imagem e Autoral. Desde criança esteve envolvido com a fotografia, vendo os trabalhos da coleção de seu pai. O interesse em fotografar surgiu somente após concluir a faculdade de direito, há dois anos atrás, quando realizou uma pesquisa sobre o Direito a Imagem e a Liberdade de Imprensa. A paixão pela fotografia foi tamanha que hoje se sente mais fotógrafo do que advogado, e exerce ambas as profissões conjuntamente.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra