Home » Artigos » Dicas » Dicas para realizar um ensaio gestante

Dicas para realizar um ensaio gestante 5/5 (6)

Esta matéria dá início a uma série de dicas para ensaios fotográficos de diversos temas. A cada matéria, vou escrever um pouco de como clicar ensaios, divididos por temas: gestante, sensual, infantil, entre outros, que serão publicados ao longo dos meses.

Começo com dicas de como clicar um ensaio gestante:

O ensaio gestante particularmente, requer um tanto de atenção e sensibilidade com o fotografado, no caso a futura mamãe. Ela está em constante mudança, sensível emocionalmente e fisicamente, por isso, estudar todos os passos antes de começar um ensaio, seja ele externo ou em estúdio é fundamental.

Dicas para realizar um ensaio gestante

Vou listar agora alguns processos de como trabalho com este tipo de ensaio:

1-     Antes de qualquer coisa, “estude” seu cliente. Converse com ele informalmente e perceba seu ritmo de vida, seus gostos, personalidade e o que ele espera ver como resultado do seu ensaio fotográfico.

2-     Caso o cliente decida fotografar em lugares externos, como parques e praias, prefira começar o ensaio no período da manhã. Além do fotógrafo captar a melhor luz, o período da manhã para uma gestante é melhor, pois ela acorda mais disposta e o sol não está forte. Preste muita atenção neste item, pois o sol depois do meio-dia pode prejudicar a futura mamãe no decorrer da sessão.

3-     Procure fotografar se possível, a partir do sétimo mês até no máximo o oitavo mês de gestação.

4-     Organize o ritmo de seu trabalho e das poses. Faça coordenadamente, primeiro poses em pé, depois sentada e por último deitada, assim sua cliente não fica naquele “deita e levanta” desconfortável.

5-     Direcione sua cliente para poses mais suaves, tranquilas e não force poses. Perceba quando sua cliente estiver cansada e faça um intervalo entre as fotos, converse, descontraia a sessão.

6-     A gestante como mencionado na dica acima, se cansa muito rápido, por isso seja breve no ensaio, vá com tudo preparado, se possível anote em um papel e programe seu ensaio para que você não se esqueça de nada!

7-     Peça para sua cliente levar roupinhas, brinquedos e acessórios do bebê para que você possa fazer uma composição e fotografar somente as peças do bebê. Não se esqueça de fazer uma linda composição de cores. Isso é fundamental para uma fotografia sair bela, harmoniosa e “gostosa” de se ver.

Ensaio Gestante

8-     Direcione a futura mamãe a uma pose e desta pose fotografe em diversos ângulos. Lembre-se: Mais opções de fotos, melhor sua edição. Algumas vezes a câmera nos engana em questão de qualidade fotográfica, foco e luz.

9-     Fotos de detalhes são importantes para compor o ensaio, seja ela só da barriga ou do sapatinho do bebê perto da barriga da mãe, essas fotos compõe toda uma história e traz emoção ao seu trabalho.

Ensaio Gestante - Sapatinhos

10-     Brincadeiras entre os pais são sempre bem vindas. Além de descontrair e alegrar a sessão, fotos espontâneas são incríveis, pois o fotógrafo consegue captar a energia dos pais e assim apresentar um trabalho lindo que mexa com as emoções de seus clientes.

Ensaio Gestante - Familia

Lembre-se: por mais que você faça muitos ensaios de gestante, “aquele” ensaio é muito especial a eles (aos pais), portanto, dê a devida atenção, os clientes percebem nitidamente seu entusiasmo, sua atenção, por mais que não demonstrem durante o ensaio. Você perceberá ao final, quando eles olharem nos seus olhos e agradecerem verdadeiramente pelo momento importante que eles passaram e que de certa forma você pode proporcionar ;-)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

24 Comentários

Clique aqui para comentar

  • nao sou profissional mais adoro fotografar ammei suas dicas parabéns que deus abençoe aquele que passa adiante o que sabe obrigada !!

  • Nunca fotografei gestantes… Estou indo para meu primeiro ensaio agora!!! Vou seguir essas dicas e espero que consiga…. Pois as dicas são boas, agora a outra parte é comigo!!!!

    Valeu!!!

    • Bom já que pediu: Melhore o tratamento das imagens (Principalmente as fotos com fundos branco ou preto, estão ficando mal recortadas) Enquadramento: Em algumas fotos vc não escolhe o melhor angulo, e o que é pior, em situações de total controle como essa: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=152756738… (parece que o rosto da noiva e o cotovelo da maquiadora são as msm coisa..E mais em alguns casos vc tb não seleciona um ponto de foco. mistura os assuntos, os detalhes, não da pra saber o q vc quiz mostrar realmente na foto.

  • Adorei a ideia de fazer um roteiro escrito do que vai ser feito na sessão. Ja tenho um pouco de experiência e agora aprendi mais um pouco. Obrigada :)

  • A verdade é que a fotografia exige esforço e pesquisa para obter melhor resultados. Alguns truques que o fotografo aprende irão melhorar as suas imagens, mas há alguns que terá uma série de práticas para dominar.

  • Sylvia Vigarani, Adorei as dicas achei o máximo.
    Só não gostei de uma coisinha, odeio acordar cedo rsrsrsrsrs. Ai sempre faço na parte da Tarde, ai digo pra cliente que por causa do inchaço dos olhos .rsrsrsrsrsrsrs

    • Boa fica Gigi. Também não funciono direito pela manhã, rs. Mas complementando sugiro que peça para a grávida relaxar durante o dia antes da sessão, pois as grávidas costumam inchar pés e pernas no final da tarde.

  • Meu Deus! Uma foto pior que a outra. Um site tão conceituado deveria escolher melhor os fotógrafos para darem dicas.

    • Nossa Paula, me desculpe, mas você foi muito mal educada, as fotos estão lindas e as dicas são muito boas, ao invés de criticar de forma tão grosseira, poderia complementar com informações e dicas relevantes, o que acha?

    • Meu Deus!!! Estou apavorada é com a sua falta de educação e pior, falta de respeito!!!!! Se vc fosse tão boa quanta julga que és, estaria sendo convidada para escrever artigos e não emitindo farpas deselegantes por ai…… uma boa fotógrafa sabe emitir sua opinião técnica sem ofender ninguém!!!!

  • Muito show as dicas parabéns e vai me ajudar muito pois vou fazer meu primeiro ensaio de grávida na próxima semana!

    Obrigado!

  • Bacana as dicas, Sylvia. Gostaria de dicas sobre quais as roupas para as futuras mamães usarem para este tipo de ensaio, tem como me ajudar? Agradeço desde já! Grande abraço!

  • Oi André!
    Legal que gostou, obrigada!
    Geralmente quando vou clicar um ensaio, a produtora de moda sempre me acompanha. Na minha opinião, quanto mais peças básicas, melhor a composição (para não errar), principalmente quando o ensaio for com o casal, porque a produção precisa ficar harmoniosa para os dois.
    Para as mães: Camisas, vestidos, batas, legging (prefira as cores mais neutras e sem estampas, se for com estampa alterne na produção: camisa lisa, calça estampada e vice-versa), tops (pode ser biquini parte de cima, tomara que caia, etc) para mostrar a barriga.
    Para os pais: Camisas, camisetas, uma bermuda e uma calça (homens são mais básicos).

    Mas isso tudo depende muito da personalidade dos pais, cada um tem seu estilo, é legal você verificar isso antes, percebendo o estilo de cada cliente, mas geralmente são essas peças que peço para que eles levem no dia.

    E no dia das fotos, na hora da produção, sempre combine cores,isso sem dúvida é fundamental. Você precisa enxergar uma composição suave e harmônica quando ver seus clientes, se não sentir isso, comece a produção tudo outra vez!!! :)

    Espero ter ajudado!
    Abraços,
    Sylvia Vigarani

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar