Dicas para realizar um ensaio gestante 4.73/5 (15)

Esta matéria dá início a uma série de dicas para ensaios fotográficos de diversos temas. A cada matéria, vou escrever um pouco de como clicar ensaios, divididos por temas: gestante, sensual, infantil, entre outros, que serão publicados ao longo dos meses.

Começo com dicas de como clicar um ensaio gestante:

O ensaio gestante particularmente, requer um tanto de atenção e sensibilidade com o fotografado, no caso a futura mamãe. Ela está em constante mudança, sensível emocionalmente e fisicamente, por isso, estudar todos os passos antes de começar um ensaio, seja ele externo ou em estúdio é fundamental.

Dicas para realizar um ensaio gestante

Vou listar agora alguns processos de como trabalho com este tipo de ensaio:

1-     Antes de qualquer coisa, “estude” seu cliente. Converse com ele informalmente e perceba seu ritmo de vida, seus gostos, personalidade e o que ele espera ver como resultado do seu ensaio fotográfico.

2-     Caso o cliente decida fotografar em lugares externos, como parques e praias, prefira começar o ensaio no período da manhã. Além do fotógrafo captar a melhor luz, o período da manhã para uma gestante é melhor, pois ela acorda mais disposta e o sol não está forte. Preste muita atenção neste item, pois o sol depois do meio-dia pode prejudicar a futura mamãe no decorrer da sessão.

3-     Procure fotografar se possível, a partir do sétimo mês até no máximo o oitavo mês de gestação.

4-     Organize o ritmo de seu trabalho e das poses. Faça coordenadamente, primeiro poses em pé, depois sentada e por último deitada, assim sua cliente não fica naquele “deita e levanta” desconfortável.

5-     Direcione sua cliente para poses mais suaves, tranquilas e não force poses. Perceba quando sua cliente estiver cansada e faça um intervalo entre as fotos, converse, descontraia a sessão.

6-     A gestante como mencionado na dica acima, se cansa muito rápido, por isso seja breve no ensaio, vá com tudo preparado, se possível anote em um papel e programe seu ensaio para que você não se esqueça de nada!

7-     Peça para sua cliente levar roupinhas, brinquedos e acessórios do bebê para que você possa fazer uma composição e fotografar somente as peças do bebê. Não se esqueça de fazer uma linda composição de cores. Isso é fundamental para uma fotografia sair bela, harmoniosa e “gostosa” de se ver.

Ensaio Gestante

8-     Direcione a futura mamãe a uma pose e desta pose fotografe em diversos ângulos. Lembre-se: Mais opções de fotos, melhor sua edição. Algumas vezes a câmera nos engana em questão de qualidade fotográfica, foco e luz.

9-     Fotos de detalhes são importantes para compor o ensaio, seja ela só da barriga ou do sapatinho do bebê perto da barriga da mãe, essas fotos compõe toda uma história e traz emoção ao seu trabalho.

Ensaio Gestante - Sapatinhos

10-     Brincadeiras entre os pais são sempre bem vindas. Além de descontrair e alegrar a sessão, fotos espontâneas são incríveis, pois o fotógrafo consegue captar a energia dos pais e assim apresentar um trabalho lindo que mexa com as emoções de seus clientes.

Ensaio Gestante - Familia

Lembre-se: por mais que você faça muitos ensaios de gestante, “aquele” ensaio é muito especial a eles (aos pais), portanto, dê a devida atenção, os clientes percebem nitidamente seu entusiasmo, sua atenção, por mais que não demonstrem durante o ensaio. Você perceberá ao final, quando eles olharem nos seus olhos e agradecerem verdadeiramente pelo momento importante que eles passaram e que de certa forma você pode proporcionar ;-)

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar