Home » Artigos » Dicas » Dicas para realizar um Ensaio Infantil

Dicas para realizar um Ensaio Infantil 5/5 (6)

Mais uma matéria com dicas, dessa vez sobre ensaio infantil. Não sou especialista em fotografar crianças, bebês, muito menos recém-nascidos, mas como já fiz alguns ensaios, aprendi muita coisa com esses “baixinhos”, por isso deixo aqui registrado o meu ponto de vista sobre o que aprendi com eles. Pra quem gosta desta área da fotografia, espero que estas dicas ajudem!

Vou dividir esta matéria em duas partes: Bebês e Crianças
(as fotos a seguir foram tiradas por mim, na empresa Flash Studio Fotográfico).

Bebês

Ensaio Infantil

  1. O bebê tem horário regrado para tudo, portanto certifique-se sempre de que ele está alimentado e com o sono em dia. Converse com os pais e esclareça todos estes detalhes. Os bebês precisam se sentir bem na hora dos clicks.
  2. Se for fotografar em estúdio, faça um teste antes com os flashes. Avise os pais e dispare o flash uma vez e observe como o bebê reage. A maioria não se incomoda, geralmente porque os pais tiram fotos com flash em casa, sendo assim alguns já estão acostumados. Se caso o bebê chorar é legal mudar de local, de preferência fotos externas com luz natural.
  3. Mantenha sempre os pais por perto e peça a eles que brinquem com o bebê durante o ensaio para que ele possa sorrir e se sentir seguro.
  4. Higienização é muito importante, tanto do estúdio quanto do fotógrafo. Lave sempre as mãos antes de tocar no bebê e não se esqueça de aquecer o estúdio antes de começar a sessão. Os bebês precisam ficar em ambientes mais quentinhos.
  5. Peça aos pais para que levem algumas trocas de roupas e alguns brinquedos. Espalhe os brinquedos pelo estúdio, monte um cenário… Use a imaginação!
  6. Fotos do bebê somente com a parte de baixo seja ela uma calcinha de babadinhos, ou fraldas sempre ficam lindas!
  7. Não ultrapasse o limite de paciência dos bebês! Não faça muitas trocas de roupas, geralmente eles ficam incomodados e preferem ficar sem roupa. Quando você sentir uma situação parecida deixe-o a vontade até que se acalme.
  8. Alguns bebês a partir do 5º mês já conseguem levantar a cabecinha e sentar, portanto o fotógrafo tem mais opções de poses.
  9. Tanto no estúdio quanto em locais externos, procure sempre fazer uma composição ou iluminação suave, se tratando de um ensaio de bebê quanto mais o ambiente estiver claro e suave, mais rica ficará sua foto.

Crianças

Fotografia de Criança

  1. Todos os bebês e crianças precisam da atenção redobrada do fotógrafo, por isso sempre converse e brinque! Crianças com quase 2 anos para frente requer mais atenção ainda, pois eles já te observam, então atenção sempre e muito diálogo!
  2. Crianças a partir dos 4 anos tendem a se comunicar mais, por isso antes do ensaio fotográfico, se apresente: Diga seu nome, explique que você irá fotografá-la e que será muito divertido. Pergunte o nome do seu pequeno cliente, pergunte quantos anos tem e converse sobre assuntos do mundo dele: escolinha, brinquedos, desenhos animados, etc… Faça amizade!
  3. Analise juntamente com os pais o estilo e perfil da criança. O que mais a diverte, o que mais a agrada na hora de se vestir.
  4. Se a criança estiver muito tímida, experimente fazer uma brincadeira: Peça a ela que pule o mais alto que puder e fotografe. Assim, ela se sentirá mais a vontade e os sorrisos virão espontaneamente.
  5. E ao contrário dos tímidos, crianças sapecas demais tendem a correr sem parar e acabam dificultando o resultado do ensaio. Nesta situação, procure sempre a ajuda dos pais e converse com a criança. Mostre as fotos na sua câmera e diga como ficou linda e se ela poderia fazer outra pose legal como aquela. E assim vai, é tudo uma questão de paciência, diálogo e saber contornar as situações.
  6. Quanto mais natural a foto melhor o resultado. Na hora dos clicks, converse com a criança, deixe que ela se comunique, que conte sobre sua vida. Se mostre interessado, elogie sempre! Converse muito, peça a ela que mostre poses legais para te ensinar.
  7. Peça a ela que mostre a língua, que faça caretas, com certeza a criança vai se divertir e gargalhar e é neste momento que você deve entrar em ação rapidamente e fazer muitas fotos. Câmera digital e edição existem para isso, o momento é que importa, portanto, fotografe, fotografe e fotografe!!!

Ensaio Criança

As crianças são especiais. Elas são puras e possuem um alto nível de sensibilidade, se o fotógrafo gostar do que faz a criança vai sentir e se ele não gostar e fizer simplesmente por pura obrigação, ela também sentirá. Acho que o importante nessa história toda é o fotógrafo gostar de crianças, elas olham nos seus olhos e te respeitam se você mostrar respeito por elas primeiro.

O segredo é não forçar nada. O resultado do seu ensaio será frustrante se a criança sentir que o fotógrafo quer impor algo…

Na minha opinião e nas experiências que tive em fotografar crianças, sempre procurei me comunicar da maneira mais natural e simples possível, mantendo um diálogo descontraído e porque não num tom “adulto e moderno”?  Sem aquele tom infantil demais… As crianças de hoje são bastante evoluídas e precisamos acompanhar este processo para não ficarmos pra trás e virarmos “o tio (a) chato e sem graça”. Aliás, deixe que a criança te chame do jeito que ela achar mais legal e fácil pra ela.

Na verdade todo fotógrafo precisa ter um “pezinho” ali na psicologia, ter sensibilidade para olhar seu cliente e extrair o melhor dele, sua essência…

[divider]

Para esclarecer dúvidas sobre quaisquer assuntos fotográficos, por favor, acessem minha página no facebook em mensagens ou então mandem e-mail para: [email protected]

Fico a disposição no que puder ajudar, perguntas, comentários, sugestões de artigos. O importante é sempre trocarmos informações!

Até a próxima!!!

[divider]

Sem sombra de dúvida que você vai gostar deste artigo: 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

 

Ajude-nos, avalie este artigo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá gostei da sua matéria, sou mãe de uma menina de 3 anos e gostaria de algumas dicas de roupas ideais para ela fazer um ensaio fotográfico, obrigada!

  • Gostei muito do seu artigo.
    Concordo com a última frase, sou psicóloga e estou começando a estudar fotografia, uma área tem muito a contribuir com a outra, ambas envolvem olhar, sensibilidade, entre outras coisas em comum. Estou tentando colocar um pezinho na fotografia…