Home » Artigos » Dicas » 10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil

10 Dicas para Fotografar Aniversário Infantil 4/5 (3)

- Última Atualização a: 04/05/2017

Meu nome é Raphael Peregrino, carioca… e venho falar com vocês de algo que gosto muito, fotografar crianças, em especial, aniversário infantil!! E tudo que escreverei aqui não é regra ou absoluta verdade, mas sim, algumas coisas que percebi que funcionaram comigo desde que comecei a fotografar crianças.

1 – Primeira e mais importante dica de todas!! Você não tem que gostar de criança, você tem que gostar MUUUIIIITOOOO!!! Isso não é clichê ou historinha pra boi dormir. A criança sente que você não gosta dela!! E pode ter certeza que se ela sentir isso, você não vai conseguir fotografá-la direito!!

E tenha também muita paciência, pois você não consegue controlá-la! Dê tempo à ela, até se acostumar com você. Não chegue logo com a câmera no rosto e fotografando, espere um pouco, se aproxime devagar e vá criando o seu espaço!!

2 – Regra básica e que às vezes faz muita diferença.

Fotografe na altura dos olhos.

Eu sei… é cansativo você ficar abaixando e levantando toda hora. Por isso que, quem quer entrar no ramo da fotografia, tem que realmente gostar. Seja casamento, infantil, esportes, sensual… é muito cansativo!! Mas é ai que você se destaca, saia da zona de conforto!! Fotografe na altura dos olhos da criança!!

Veja essa foto abaixo, se eu não tivesse abaixado, creio que não ficaria tão bonita!!

3 – Chegue pelo menos 15 à 20 minutos antes do horário marcado, para tirar foto da decoração e do espaço vazio. Pois sempre tem convidado que chega na hora exata que está no convite. Fotografe todos os detalhes, docinho por docinho, lacinhos, a mesa de frente, só o bolo…etc!

Quando faço as festas, uso apenas duas lentes, a 50mm 1.8 e a 24-70mm 2.8. Na decoração, quando estou usando a 24-70mm gosto de dar todo o zoom, para desfocar bastante e pegar bem os detalhes.

4 – Eu dou essa mesma dica para os pais no dia quando assino o contrato, mas também falo no dia da festa, pois sei que eles vão esquecer!! Peça para eles ficarem um pouco com o filho na festa. Brincar com ele, ficar com ele no colo… por que acontece dos pais deixarem com babás, avós, as meninas da animação ou espaço baby! E quando você vai ver… só tem fotos dos pais atrás do bolo!!

Acho essa dica muito importante, por que depois os pais vão sentir falta dessas fotos, e acho que o fotógrafo deve alertar isso!!

5 – Pergunte quem são as pessoas mais importantes da família! Geralmente são os avós, padrinhos e tios mais chegados!! Além de ser importante você fotografar essas pessoas, com certeza os seus clientes vão perceber que você está preocupado em registrar a festa completa!! E não precisa pedir para eles fazerem posezinhas, fotografe eles conversando, interagindo com outras pessoas!

6 – Fotografe os amiguinhos

Não esqueça também de fotografar as crianças da festa! Como a fotografia é algo que você pode guardar para sempre, é legal o aniversariante lembrar dos amigos que estavam na festa.

7 – Um olho no padre e o outro na missa

Você vai ficar o tempo todo com o aniversariante, certo? Mas com certeza os pais vão querer fazer algumas fotos com alguns convidados, sem ser atrás do bolo! Você vai ter que se virar em 2! Fique com a criança, mas sempre de olho nos pais pra ver se eles estão precisando de algo. Diga para eles que vocês está sempre por perto, qualquer coisa é só chamar!!

8 – Essa dica vale para toda área, até mesmo fora da fotografia!! Esteja sempre sorrindo e sendo simpático! As vezes é difícil pois acontece algumas coisas nas nossas vidas que é difícil controlar! Mas tente deixar isso da porta da festa pra fora! Pois as pessoas vão perceber que você não está bem, e podem interpretar mau pensando que você é antipático ou não está gostando de fotografar a festa deles!!

9 – Troque cartões com os outros fornecedores! Animação, espaço baby, buffet, decoração…..e indique se você gostar do trabalho deles! Nesse mundo ninguém vive sozinho!! Se você indicar pelo menos uma vez, com certeza eles vão lembrar de você um dia! E não cobre nada por isso. Tem gente que indica, mas cobra 10% pela indicação!! Não concordo com isso… a indicação tem que ser pela parceria, por você ter gostado do trabalho do outro!!

10 – Essa última dica vou deixar por conta de vocês, leitores!! Compartilhe conosco uma dica que você acha super importante!

Bom, acho que por hoje é só!! Quem sabe um dia volto a escrever mais aqui no Fotografia-DG!!

Obrigado e espero que tenham gostado!!

Tente resistir a estes incríveis artigos sobre fotografia infantil

Ajude-nos, avalie este artigo:

Raphael Peregrino

Sou Analista de TI por formação e fotógrafo por paixão! Fotografo famílias, gestantes, crianças e casamento. Mas as crianças são o que mais adoro de fotografar! Adoro passar hooooras com esses pequenos!

158 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Muito bom as dicas..
    O que eu sugiro também e que foi informado nas dicas é conversar um pouquinho com a aniversariante.. Tirar alguma foto e mostrar para ela, para que ela se sinta confortável com sua presença..

    Possuo uma T3I com 18-135 e Flash 430 EXII.. Depende muito do local, mas normalmente eu costumo configurar a camera da seguinte forma: f/3.5, 1/160, ISO 400 o flash deixo no TTL em 0.. e dependendo deixo para mais ou para menos a intensidade do flash. Assim como a exposição do branco, deixo no automático.

    (vi nos comentários um que tem T3I e informou que no ISO alto deixa as fotos granuladas.. Fui fazer um casamento dias atras e acabei deixando meu ISO no 1600, foi um erro enorme que não irei cometer nos proimos eventos, por sorte foi tudo em RAW e pude concertar no Lightroom)

    Outra dica é tirar em RAW para facilitar no tratamento depois..

    Um abraço,

    Djalma Dissenha

  • Obrigada demais! Amei suas dicas. Fotografo crianças há muito tempo e tudo que vc falou é importantíssimo e passei anos para descobrir. Muito bonito vc dividir com todos os interessados seu conhecimento. Parabéns !!!

  • Ótima postagem! De grande ajuda sr Parabéns!!
    Tenho uma Nikon D3200 com lente 18.55mm kit, o que preciso a mais para fotografar festa infantil a noite? Apenas o flash externo?
    Uma lente com foco automático faz diferença?
    Muito obrigado

    • Olá Ronny, além da câmera, lente, e flash, você irá precisar de muito estudo, fotografia não envolve apenas equipamentos. Lente com foco automático faz sim, toda a diferença, existe momentos que são muito rápido e que talvez com o manual, você não consiga focar da maneira correta. Indicaria além do flash, uma lente mais clara, talvez uma 24-70.

  • Olá, adorei as dicas. Sou iniciante na fotografia, mas estou sempre buscando novas técnicas. Gostaria de algumas dicas para o comportamento com o cliente e os convidados, pois algumas pessoas estranham… Em relação à alimentação na festa, o que você diz a respeito disso? Porque já li vários artigos e sou meio indecisa.
    Vou fazer mês que vem um aniversário infantil, quais as dicas para a abordagem com a cliente? Como se apresentar? Espero muito uma ajuda.
    Parabéns pelo seu trabalho!

  • Amigo, depois de fotografar tudo o que era de passarinho e flor que aparecia em meu caminho, cansei desses "clientes" e passei a interagi com crianças, começando por meus netos. Sentando com eles no chão, correndo atrás do cachorro, jogando bola e riscando papéis, passei a ver as coisas a partir da altura deles. Assim, ao fotografar uma festa infantil, observar a emoção e o desenrolar da festa, situações lindas de carinho, sempre procurando o melhor ângulo (e isso o mais rapidamente possível), para não perder o sorriso que seria disponibilizado em frações de segundo, tudo isso me fez desabrochar uma sensibilidade e ligar as "antenas", concentrando-me para contar aquela história. Foi depois deste artigo que li antes de sair e fotografar, que tanto me ajudou, que só tenho hoje, palavras de agradecimento pelo desprendimento e generosidade! Muito obrigada! Começar a fotografar aos 58, não é fácil, mas é uma nova luz em minha vida. E, se depender de mim, não vou deixar que se apague! Ah! Ver a cliente tão exigente dizendo: as fotos estão lindas,do jeito que eu queria! – pagou cada esforço daquela tarde. Que venham outras!!

  • Realmente o site esta de parabéns, o encontrei por acaso, mas gostei muito
    mostra que fotografar é realmente uma arte …e para poucos…e que sabem usar a câmera no manual.
    abraços…

    • Rogério obrigado pelo seu feedback. Caso precise de alguma ajuda pode sempre comentar no artigo ou me enviar um email. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter que é gratuita e lhe dá 15 ebooks de graça.

  • Boa noite pessoal,

    Já conhecia o site, e gostava muito dele, por ser bastante esclarecedor e objetivo. Agora passei a gostar mais ainda, pois me ajudou bem no assunto que eu precisava. Sou fotógrafa iniciante, tenho uma Nikon de entrada D3100, a lente do kit + tripé. Irei fotografar um aniversário no sábado e estou bastante ansiosa. Amo fotografia e quero me dedicar profissionalmente a isso.

    Já esclareci minhas dúvidas com todos estes comentários e gostaria de agradecer vocês e ao Raphael, pelo post, muito obrigada!!!

    Minha dica é conhecer o local antes do dia do evento se possível (para evitar surpresas). Falo sobre isso, pois recentemente fotografei dois eventos do meu trabalho, um em um local claro e as fotos ficaram lindas e o outro em uma casa escura e as fotos ficaram péssimas. E principalmente, a calma é essencial. Depois que percebi que não tinha jeito (rsrs) fiquei calma e consegui fazer fotos legais… Outra dica importante para qualquer profissão é o estudo, fundamental para alcançar o sucesso!

    Valeu galera, muito obrigada pelas dicas!!!

    Abraço!

  • Ótimas dicas! Acho que vale ressaltar que, a quem for possível, leve duas câmeras. Eu trabalho com uma 6d + 24-105mm e levo também uma 60d + 50mm 1.4. Isso permite que eu pegue expressões espontâneas com a 50'tinha. Consigo fotos bem bacanas, usando uma grande abertura, que me dá bastante claridade e suavidade nas fotos, enquanto deixo a 6d com o flash e uso para fazer as fotos onde os pais chamam meia festa, heheh, coisa que jamais conseguiria com a 50. Eu amo fazer fotos das crianças na cama elástica, elas amam se ver "voando". Beijooss

  • estou comprando uma nikon d3200, não tenho como comprar outra lente agora a 18,55 do kit da para fazer fotos legais, sim ou não, da para começar? me ajudem por favor.