Home » Artigos » Dicas » Dicas para montar um portfólio

Dicas para montar um portfólio 4.92/5 (12)

Neste artigo passarei algumas dicas de como montar seu portfólio online.

Conheço muitas pessoas que trabalham na área da fotografia, que não tem portfólio e muitas delas nem sabem por onde começar.

Dicas para montar um portfólio

Criar um portfólio não é uma tarefa complicada, mas é necessário bom gosto e cautela, afinal ele será seu cartão de visita, seu “currículo”, onde seus clientes vão avaliar seu trabalho e te contratar. Ter um portfólio é necessidade quase número 1 para um fotógrafo.

Estas dicas que passarei agora, são referentes as experiências que tive quando montei o meu. Na realidade, confesso que sou um pouco viciada nessa “coisa” de montar portfólio, sempre incentivo meus amigos e achei que seria uma boa, incentivar quantas pessoas eu pudesse alcançar com este artigo.

Desta vez farei dicas diferentes, vou responder algumas dúvidas que muitas pessoas se questionam no início.

1 – Por onde começar?

Bem, cada um tem uma forma de se organizar, mas é bem interessante começar com uma boa pesquisa de portfólios online, seja ele de fotografia ou não, a dica é: Não se limite, abra um leque de possibilidades para que você consiga chegar exatamente onde você quer.

2 – Já fiz uma pesquisa de vários porfolios interessantes. E agora?

Agora é o momento de você unir tudo o que mais te agradou dentro desta pesquisa e trabalhar em cima disso.

3 – Como definir um estilo para meu portfólio?

O Layout do seu portfólio precisa coincidir com a área que você trabalha dentro da fotografia, seja na área de evento, moda, ensaio, infantil, etc… O importante são cores, textos, tipografia e informações que “conversem” com seu estilo fotográfico.

4 – Não sei fazer um portfólio, preciso pagar para alguém?

Depende do investimento que você quer fazer no momento atual. Hoje, existem diversas plataformas simples para que você mesmo possa montar seu portfólio gratuito do jeito que você quer e atualizá-lo no momento que lhe for conveniente.

É claro que existem algumas plataformas que limitam seu layout, mas existem outras que te dão liberdade para começar do zero de forma simples. Você também pode pagar um domínio para que seu portfólio fique mais profissional, assim, você molda do seu jeito.

Portfolio

5 – Portfólio, blog, FanPage. O que é melhor para mim?

Nós, fotógrafos, trabalhamos com imagens, portanto você precisa desenvolver um conteúdo onde as pessoas tenham fácil acesso aos seus trabalhos (suas fotos). É legal ter um blog caso você goste de escrever e contar sobre cada trabalho, mas o essencial é criar um portfólio para que você possa apresentar mais imagens do que textos. Você pode complementar com o blog, o que é muito bem vindo para trazer mais para perto do seu cliente suas experiências através dos textos.
A página do facebook eu considero bastante importante e fundamental igual ao seu portfólio, pois é ali que surgem mais visibilidades e contatos.

6 – Comecei a fazer meu portfólio, como devo organizá-lo?

Primeiramente defina o que você quer apresentar aos seus clientes, qual seu tipo de trabalho, depois divida tudo isso em “abas”. As abas, são aqueles botões que ficam na parte superior, inferior ou nas laterais do site. Ali, você vai dividir seu trabalho, suas imagens, falar um pouco sobre você e deixar seus contatos como e-mail, telefone e endereço.

Como organizar o meu portfolio

7 – Como selecionar as fotos para meu portfólio?

Uma dica muito valiosa: Qualidade é SEMPRE melhor do que quantidade.

Selecione apenas fotos que são realmente boas. E nesta hora você precisa ser bem crítico e realista, avalie de forma sincera seu trabalho e extraia somente fotos que realmente valham a pena ser compartilhadas.

Este é um momento bem complicado porque as vezes nos confundimos com tantas fotos e nos atrapalhamos na hora da seleção, por isso, cumpra esta etapa com calma, em alguns dias… Não escolha tudo na mesma hora. Peça a ajuda de alguém leigo e de algum fotógrafo para te ajudar. Não adianta em nada você colocar 20 fotos de um trabalho sendo que 15 delas estão “mais ou menos”. Se estiver mais ou menos tire do seu portfólio, afinal você gostaria de comprar algo em algum site ou em alguma loja que fosse “mais ou menos”?

Então, seu portfólio não pode ser diferente! ;-)

8 – Como “apresentar” minhas fotos?

Como havia mencionado antes, a pessoa que for acessar seu portfólio, quer apenas ter o trabalho de digitar o endereço e navegar facilmente por ele. Por isso, deixe tudo muito bem claro. Faça subcategorias para suas fotos para que a pessoa possa clicar naquilo que interessa a ela no momento. Deixar todas fotos em um mesmo grupo fica cansativo e confuso. Não deixe seu cliente se sentir perdido quando visitar seu portfólio.

Quanto maior a imagem, melhor. Afinal seu cliente não quer ter dúvidas, ele precisa ver detalhes. Se você apresentar fotos pequenas com péssima resolução ele não pensará duas vezes em clicar no “x” no canto superior da tela e sair do seu site.

Como apresentar minhas fotos 1

Como apresentar minhas fotos 2

9 – Quanto tempo levarei para montar meu portfólio?

Montar um portfólio exige cautela, carinho, paciência e dedicação, porém, determine um prazo para finalizar seu projeto. Uma das coisas mais fáceis de acontecer, é você deixar seu portfolio de lado para fazer outras coisas e depois, quando tiver um tempo você retoma.
Se policie com isso, caso contrário, nunca ficará pronto.

10- O que devo escrever sobre mim?

Importante: Seja breve ao falar de você. Breve e preciso.

Escreva coisas realmente importantes sobre sua trajetória, formação e nicho fotográfico.

Não escreva sobre sua vida pessoal detalhadamente porque as pessoas querem ler algo direto e objetivo.

Se quer contar sobre sua vida ou contar histórias, faça um blog pessoal ou um blog para escrever mais detalhes sobre cada trabalho fotográfico e faça um link com seu portfólio, assim você deixa a pessoa livre para escolher se quer ler mais sobre você ou somente o que lhe interessar.

Não confunda informações profissionais, com pessoais!

O que devo escrever sobre mim

E para finalizar este artigo, volto a escrever que um portfólio exige muita dedicação.

Se decidir fazer um, não poupe esforços para que tudo fique do jeitinho que você quer. Leia, pesquise, pergunte, faça, refaça!

Não espere resultado 100% num primeiro momento. O importante é ter iniciativa, colocar a mão na massa e fazer acontecer. Os erros e ACERTOS só acontecem quando fazemos algo. Se nunca fizermos com medo de errar, nunca sairemos do lugar e o sucesso que tanto sonhamos ficará cada vez mais distante! Portanto, vamos em busca do melhor, sempre!

Boa sorte pra você! :-D

Até a próxima!!!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

11 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar