Home » Artigos » Dicas

Direção de Modelo para Editorial de Moda 4.75/5 (4)

Hoje vou dar umas dicas sobre direção de modelo para editorial de moda. É claro que cada fotógrafo tem sua particularidade e não existe regra na hora de dirigir um ensaio de moda. Porém, aos que estão iniciando, seguem algumas dicas que podem facilitar o trabalho. Espero que ajude!

Vamos lá…

Antes mesmo do primeiro clique converse com a sua modelo.  Pergunte sobre o seu ângulo mais fotogênico, porém, independente da resposta, observe você mesmo sobre esse aspecto. Dê algumas sugestões, conte suas experiências, casos engraçados, ou seja, crie um clima de descontração para que ela fique a vontade diante das câmeras. Seu foco é passar conhecimento e experiência de forma objetiva e clara, visando um melhor desempenho dela.

Eu sempre começo falando sobre o posicionamento das mãos, pois elas costumam dar trabalho. As pessoas tendem a não saber onde colocar as mãos em momentos de exposição ou quando ficam sem jeito.

Atente também para as manias, é muito difícil se desfazer de uma mania. Certa vez, fotografei uma ex-bailarina para um editorial de moda e ela sempre cruzava os dedos das mãos, mesmo eu a alertando, era algo que ela não conseguia deixar de fazer.

Por isso, não importa o quanto tudo saia perfeito, basta uma mão mal posicionada para comprometer todo o charme da sua foto.

Segue alguns exemplos de como proceder:

 

  • Mãos na cintura. Essa é fácil e toda mulher já nasce sabendo fazer, mas atente a modelo sobre a importância de variar essa posição.
  • Passar levemente as mãos nos cabelos ou segurar a franja para que ela não caia nos olhos é uma boa opção.
  • Apoiar delicadamente as mãos nas pernas também. Evite colocar sempre as duas juntas, alternando-as, conforme a foto abaixo.

DIRECAO-DE-MODELO

Observe atentamente o look da sua modelo, assim como os acessórios. Não adianta ficar só observando a luz. Para que você consiga dirigir a modelo e dizer o que ela deve ou não fazer, você precisa perceber o que a está vestindo. Assim você estará ciente de que um look descontraído não combina com uma expressão séria. E vice versa.

Isso deve ser feito a cada troca de roupa. Peça também que a modelo observe com atenção o estilo de roupa e acessório que está usando. Imaginem onde ela poderia ir com aquele look, isso pode ajuda-la a se comportar de acordo com o “ambiente imaginário”. Uma roupa elegante pede um olhar mais penetrante, um brinco lindo deve aparecer e não ficar escondido atrás dos cabelos, assim como aquele detalhe exclusivo da jaqueta, por exemplo. Pensa o quanto o cliente ficará bravo se não encontrar nenhuma foto aparecendo aquele detalhe da sua criação (a roupa) tão especial! Imagina a frustração. E ele estará certo. Portanto, atenção sempre!

Observe o exemplo abaixo. A foto a direita, a modelo está visivelmente alegre e descontraída. Seu look é jovial e pede um comportamento de acordo. Além disso, segurar a saia ajudou a mostrar seu detalhe transparente. Já na foto à esquerda, o look é mais sério e a modelo transmite elegância em seu olhar, bem como na forma de colocar as mãos no corpo e ao levantar o queixo levemente.

fotografar-modelos

Dicas adicionais:

Quadril: Cuidado com a “quebra dos quadris”, a modelo não deve inclinar muito o quadril para o lado, principalmente se estiver de biquíni ou roupa muito colada. Isso pode dar um ar vulgar as suas fotos. Essa é uma mania que algumas modelos têm, por isso, cabe a você, fotógrafo, observar.

Naturalidade: Dar alguns passos curtos no cenário é uma boa dica para quem costuma ficar muito paralisada diante da câmera. Peça que a modelo caminhe e pare no momento em que chegar à sua frente.

O olhar: Não deixe que a modelo olhe somente e exclusivamente para você! Peça para ela “passear o olhar pelo ambiente”. Uma dica é pedir para que ela olhe para baixo e, quando você der o comando, direcione o olhar lentamente para você. A maioria corre com o olhar após o comando e os olhos saem arregalados nas fotos. Acho que somos condicionados ao “Já!” das brincadeiras de criança. Rs… Portanto, lembre-se sempre: com charme e lentidão.

Sorriso: Ficar parada muito tempo com o sorriso no rosto dá impressão de algo forçado, não natural. Peça que a modelo desfaça o sorriso por um tempo e depois sorria novamente. Se você tiver a oportunidade de falar alguma coisa engraçada na hora do clique será ainda melhor. Nada melhor do que um sorriso espontâneo.

Uma boca entreaberta costuma dar bastante certo, assim como o queixo levemente levantado. Nada em exagero. Neste caso, menos é mais!

Atenção com o pescoço muito caído para trás e os ombros muito levantados!

Ah sim, e os pés! Para que não sumam embaixo do vestido ou saia longa, uma boa produtora de moda deve observar esses detalhes junto com você. Por isso, converse previamente com ela sobre a importância disso.

A verdade é que o fotógrafo acaba sendo o responsável por observar tudo. E são muitos detalhes, como luz, make, roupas, etc etc etc… Converse com a sua equipe e dê total liberdade para que eles avisem ou intervenham se observarem algo errado. Às vezes o profissional fica sem graça de interromper o ensaio e acaba se calando.

Bom queridos, é isso, se precisarem de alguma dica adicional fiquem a vontade para comentar. Espero que tenha ajudado. Abraços e sucesso a todos.

 

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Antonio Freire

    Gostei muito dessas dicas, tenho 3 ensaios para fevereiro, nesse ramo.
    Se puder de dicas de externas.(dia e noite)

  • Sah Vianna

    Olá! Poderia dar algumas dicas para ensaio Masculino??? Estou começando e queria fazer um mas estou com muita duvida, sobre poses e iluminação para externo e interno. Obrigada. :-*

  • ubiratan

    Tenho um ensaio para fazer de uma mãe de primeira viagem, qual o procedimento que devo tomar para que não torne cansativo para ela e quais posições devo orienta-la?

  • Bruna Issa

    Olá Ana, depende da proposta. Acho que não existe melhor ou pior, mas sim o melhor para cada trabalho específico!

  • Ana Clara Brandão

    Amei as dicas kk e queria saber se é melhor fazer ensaios ao ar livre com tema ou sem ?!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar