Home » Artigos » Pós-Produção

O que são Predefinições (Presets) 4.5/5 (4)

Saber o que é uma predefinição é como decorar uma pergunta de questão de prova. O que temos que absorver é que um preset irá trabalhar uma serie de configurações (feitas por qualquer usuário) que permite corrigir ou aplicar um determinado estilo ou ajuste na foto.

A partir desta resposta, você deve sempre analisar cuidadosamente quais são as predefinições que irá aplicar em suas imagens. Reflita sobre quais configurações ao autor do preset trabalhou para chegar aquele resultado e se eles de fato irão suprir sua necessidade em determinado projeto. Afinal, presets foram criados para tornar nosso fluxo de trabalho muito mais rápido, e saber utiliza-los corretamente só ajuda a acelerar todo o processo.

Como instalar Predefinições (Presets) no Lightroom

Não existe mistério algum na instalação das predefinições, seguindo os três passos que irei lhe mostrar, você irá obter êxito em outras instalações de preset tranquilamente.

Passo 1. Abra o Lightroom, clique no módulo revelação e no lado esquerdo da sua tela clique no painel Predefinição. Depois clique com o botão direito do seu mouse em qualquer nome. Observe que você tem uma janelinha flutuante onde ela mostra opções de criar uma pasta para sua predefinição, renomear alguma existente ou simplesmente excluir. Seu foco nesta janela deverá ser na palavra Importar.

Presets Lightroom

Passo 2. Ao clicar na palavra Importar, vai se abrir uma janela do seu Windows, procure em qual pasta você reservou sua predefinição para poder importa-la para dentro do Lightroom.

Predefinições Lightroom

Passo 3. Quando você clica no arquivo da sua predefinição, o Lightroom automaticamente irá guardar este preset na pasta que você escolheu e aplicar o efeito em sua imagem, conforme mostrado na figura abaixo.

Guardar Preset

Vantagens de usar Predefinições (Presets) no Lightroom

Cada dia que se passa a responsabilidade em entregar os trabalho com 100% de qualidade vai ficando mais curto. Quando focamos nossa atenção nas tarefas de pós produção, a palavra velocidade é uma das mais faladas neste momento. Não é toa que os aplicativos tradicionalmente conhecidos do mercado como Photoshop, Lightroom e Camera Raw possuem áreas para serem salvas predefinições de diversos estilos.

Acelerar o fluxo de trabalho fotográfico neste momento será sua principal vantagem no uso correto de suas predefinições. Muitas vezes o profissional gasta minutos preciosos realizando determinado retoque em várias imagens. A maneira correta de obter para seu lado esses minutos é desenvolvendo uma predefinição deste retoque, pois quando tiver a necessidade de usá-la, bastará apenas um clique para que todo o resultado seja aplicado na sua foto.

O aplicativo Lightroom é um excelente parceiro em situações onde nosso tempo é curtíssimo. Um exemplo muito comum no dia a dia de trabalho é quando temos que aplicar o mesmo ajuste em várias fotos. Você pode realizar este processo com maestria apenas selecionando o grupo de fotos e sem seguida clicar em Sincronizar. Pronto, com apenas dois ou três cliques você terá as fotos devidamente ajustadas. Essa é a vantagem de ter um aplicativo poderoso e com total foco em nos ajudar a qualquer momento.

Com esta base de informações sobre presets que você acabou de ter, eu recomendo quando tiver um momento disponível de iniciar suas próprias predefinições de ajustes, retoques ou efeitos que utiliza com maior frequência em seus projetos. Não perca mais tempo realizando os mesmos procedimentos continuamente em várias fotos. Aumento seu fluxo de trabalho, ganhe mais tempo livre para estar ao lado da família, tenho certeza que irá ganhar e muito com isto.

[divider]

Se você tiver interesse em como carregar, criar, editar e realizar uma pasta cheia de presets no seu Lightroom, gostaria de convidar você para conhecer meu curso Lightroom 5 – Criando Presets.

DVD-Lightroom-5---Usando-Presets

[divider]

Fabiano Braga, colunista do Fotografia-DG, disponibilizou mais de seis mil presets para Lightroom. São presets para imagens preto e branco, vintage, sephia, para fotos de bebês e uma infinidade mais de modelos pré-definidos. Clique aqui para baixar.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • José Luís

    No meu PC, as predefinições padrão não aparecem. O que pode estar acontecendo?

  • Tem algum preset parecido com florabella???

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar