Home » Sites Úteis

Direto do Fórum: Entendendo as curvas MTF 0/5 (1)

Num tópico muito bacana nosso usuário “Silva” manda um link muito bacana no fórum Digital Foto para entender as curvas MTF.

Oi, como clicam vocês? =P

Bom, estou agora inaugurando mais uma seção aqui no DG. Pretendo publicar pelo menos uma vez por semana, uma recomendação de bom tópico criado no nosso fórum Digital Foto — isso tanto para lembrar aos nosso leitores que temos um bom espaço para discutir fora dos campos apertados dos comentários (que continuarão abertos, claro), inclusive (especialmente, na verdade) sobre questões que não estão nos artigos; quanto para dar um destaque merecido a postagens muito interessantes feitas por lá.

Pois bem, o tópico que resolvi destacar hoje é do Helvio Silva, apelido Silva no fórum, que resolveu divulgar num tópico links sobre como entender os cabulosos complexos gráficos MTF. Gostamos bastante de ver contribuições como esta, bem informativas, e esperamos ver sempre coisas do tipo no Digital Foto.

E o que falar do assunto?

Uma coisa é fato: quando comparamos equipamentos criteriosamente, precisamos lidar com vários dados, e quando o equipamento em questão é uma objetiva (ou uma série delas) um desses dados é o de até onde vai a nitidez, em que aberturas de diafragma. Em suma, ver gráficos de curvas MTF.

MTF, para quem não sabe, é uma sigla (duh!) e refere-se à expressão modulation transfer function, que por sua vez pode ser traduzida como função de transferência modular. Há uma boa dose de física envolvida, se olharem a fundo, mas de qualquer maneira, é uma das ferramentas bem interessantes para se ter à mão ao comparar objetivas antes de comprar uma nova.

Cliquem na imagem para ver o tópico! ;)

tela do nosso fórum Digital Foto

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar