Home » Artigos » Dicas » Divulgação da sua empresa de fotografia

Divulgação da sua empresa de fotografia 5/5 (1)

“Quem não é visto não é lembrado”

Esta frase foi de um vendedor de uma revista que queria me vender um anúncio. Ele me convenceu e eu resolvi tentar, percebi que no ano que eu fiz o anúncio na revista eu tive boas vendas e no ano que não anunciei as vendas caíram. Então percebi que eu não podia deixar de anunciar, tinha que anunciar sempre e mesmo que o ano esteja fraco é necessário investir uma parte em propaganda.

divulgacao-da-sua-empresa-de-fotografia

O retorno é garantido, muitas vezes uma venda já cobre o custo do que foi gasto na propaganda, quando percebi isso, nunca mais parei de anunciar. Tenho coleções de revistas com os nossos anúncios e vejo que cada um deles valeu a pena e fez com que meu nome ficasse cada ano mais conhecido.

Procure sites, revistas e guias comerciais na sua área de atuação. Faça anúncios no Google, panfletos, dê descontos para quem te indica, crie planos de fidelidade, crie parcerias com outros prestadores de serviços e invista sempre em promoções.

Não tenha vergonha, vá para a rua, distribua sua propaganda na frente de escolas, coloque nas caixas de correspondência dos edifícios, tente parcerias com empresas de festas, escolas, e outras empresas do ramo.

No início da minha empresa, eu ficava na frente das escolas infantis distribuindo meus panfletos e guias comerciais. Sempre com a camiseta da minha empresa e com aquele sorriso no rosto.

Lembro-me sempre de um dia em que estava na porta de uma escola distribuindo nossa propaganda, minha esposa me ligou enquanto eu ainda estava lá e disse que uma cliente tinha acabado de receber a propaganda, ido direto à loja e fechado um contrato ótimo, ganhei o dia e vi o quanto valia a pena aquele trabalho.

Procure sempre anunciar em revistas e guias comerciais voltados para festas, fotografias e eventos. Se uma mãe vai fazer uma festa e precisa de um fotógrafo, ela não vai procurar na revista de fofoca, de beleza ou de saúde, ela vai procurar em um lugar onde ela possa encontrar tudo ao mesmo tempo.

Vale lembrar que você fez sua divulgação perfeita, captou alguns clientes, fechou alguns contratos, realizou e entregou o serviço. Neste momento chegou a hora muito importante para a continuidade do seu negócio: A hora de FIDELIZAR o seu cliente.

Acredito que mais importante que os novos clientes, são os clientes antigos. Você tem que segurá-los, e fazer com que eles voltem. Não basta só fazer um ótimo trabalho e ficar esperando o cliente retornar, é necessário entrar em contato, mimá-lo, para que ele não esqueça você e feche com outro fotógrafo na próxima festa.

Mais que preço baixo, o que conta para o cliente fechar com você é o atendimento e o pós festa. O meu preço nunca foi dos mais baratos, e já ouvi várias vezes os clientes relatando que fecharam comigo por conta do atendimento. Atenção ao cliente é uma parte muito importante do seu negócio, dedique tempo a isso.

Marketing via Shutterstock
Marketing via Shutterstock

Mande e-mail periodicamente com promoções, utilize um sistema de e-mail marketing, de maneira que você tenha facilidade para entrar em contato com todos os clientes, enviando novidades e promoções e mostrando que você se importa com eles. Mande cartão de natal e datas comemorativas, faltando 3 a 4 meses antes da festa, entre em contato via e-mail ou telefone para perguntar se ele fará a próxima festa do seu filho e lembrá-lo de que você está à disposição para fotografar sua festa novamente. Mesmo que seja uma festa menor, procure lembrá-lo da importância de se ter as fotos de cada ano e que um fotógrafo profissional, mesmo em eventos pequenos, é muito importante.

Prepare um pacote promocional com brindes para que os pais não fiquem sem a fotografia e assim você fecha mais um contrato e continua com aquele cliente. Dê um atendimento especial aos clientes que fecham contrato com você todos os anos.

Lembre-se sempre, valorize o seu cliente antigo, ele te conhece, te deu a primeira oportunidade e tem voltado no decorrer dos anos. Ele merece seu carinho e atenção.

Minha Experiência: “Em 2009, fizemos a primeira edição do guia de festas infantis. Neste guia nós vendíamos espaço para anúncios das empresas de festas infantis de Brasília e aproveitávamos para colocar os anúncios dos nossos produtos e serviços. O Guia tinha o tamanho 10x15cm e uma tiragem de 10 mil exemplares por edição.

Esse guia foi uma ótima propaganda para nós e as demais empresas que fecharam essa parceria conosco, nós tínhamos empresas grandes e empresas pequenas anunciadas. As empresas grandes ficaram ainda maiores e as pequenas cresceram bastante com os anúncios.

Eu sempre tirava uns dias na semana para distribuir o guia nos comércios, escolas e caixas de correspondência dos prédios da nossa cidade. Foi um sucesso total, tanto que fizemos mais 5 edições depois desta.”

Apesar disso tudo, não se esqueça, a melhor propaganda ainda é e sempre será o boca a boca, por isso, você tem que surpreender o seu contratante e fazer um belo trabalho no dia do evento.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

João Oliveira - Tio Vaninho

Natural de Brasília, João Oliveira começou a carreira como auxiliar de fotógrafos em casamentos, porém sua verdadeira paixão eram as festas infantis, pois é muito divertido e brincalhão e sempre conseguiu arrancar sorrisos de todos com facilidade. Começou em 2006 a se dedicar e se especializar em festa infantil e passou a ser chamado de Tio Vaninho. Conquistou crianças e pais por todo o Distrito Federal ficando conhecido dentro e fora de Brasília.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Verdade Justino, cada centavo gasto com propaganda vale a pena. Muito obrigado pela sua atenção e sucesso.

  • JOÃO. É BEM ISSO. COMENTANDO PARTE DO ASSUNTO, O QUE A GENTE PERCEBE É QUE CHEGAMOS EM UM ESTÁGIO NO QUAL ACREDITAMOS PERPETUADOS. DEPOIS DE UM TEMPO…CAI A FICHA. SOME O CHÃO A FREGUESIA SÓ SE LEMBRA QUANDO ESTÁ SEM OPÇÃO. A CONCLUSÃO É BEM ESSA. ALÉM DA LIÇÃO: QUEM NÃO SE COMUNICA, SE ESTRUMBICA. NÃO ESQUEÇAMOS O EXEMPLO DA COCA COLA.
    VALEU, JOÃO. MUITO BOM O ARTIGO. VOLTE SEMPRE.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar